Viveu, no século XVIII, numa casa em Ranholas com um porco e um burro. Ganhou uma alcunha por ser baixinha e ainda hoje essa marca existe. Sabe de quem estamos a falar?
Sabe porque se diz mata-bicho, água-pé, percebes ou arroz malandrinho? Afinal, de onde vêm estes nomes da gastronomia?
Existe, pelo menos, desde o século XVIII e chegou até a ser um imposto para as freiras em Vila do Conde. Saiba como nasceu a caldeirada e de onde vem este nome.
Na véspera do Dia do Cheesecake, contamos a história deste bolo divinal. Sabe como nasceu? E será que o cheesecake nova-iorquino nasceu mesmo em Nova Iorque?
Nasceu há 85 anos para vender "os melhores vinhos da região" em garrafões e a retalho. Teve um dos primeiros 300 telefones da região, serviu petiscos como caldeirada, dobrada ou passarinhos fritos e era um dos restaurantes preferidos de Fernando Namora ou Mário Soares. Sabe de que restaurante estamos a falar?
Sabe o que é o "porco preto"? E o "pata negra"? E, já agora, será que o presunto nasceu em Portugal ou em Espanha? Ou não foi em nenhum destes países?
Sabe de onde vem a palavra queque? E porque chamamos ao famoso bolo português? E, já agora, quem era a Madalena? Conheça a história dos bolos queque e Madalena.
Foram as primeiras batatas fritas de pacote em Portugal, mas não foram as primeiras a ser vendidas nas praias. Conheça a história das Pála-Pála e do Senhor Batatinha.
Era feito com amêndoas em vez de Bolachas Maria e não levava açúcar. O salame de chocolate é uma das sobremesas mais típicas portuguesas. Mas será que nasceu em Portugal?
Sim, o mesmo médico que ganhou o prémio Nobel ajudou a criar a papa mais famosa do país. Conheça a incrível história da Cerelac.
Em 1933, a construção do Estádio Nacional e do Complexo do Jamor foi anunciada para ocupar os jovens que passavam os domingos nos cafés "discutindo os mistérios e problemas de baixa política". Saiba como as "merendas suaves" idealizadas pelo Estado Novo se transformaram nos piqueniques com porco no espeto de hoje em dia.
A manteiga era um medicamento, o açúcar ainda não tinha sido inventado, mas o pão já era de massa mãe: estaladiço por fora e fofinho por dentro. No centésimo episódio do Favas Contadas , saiba o que se comia no ano 100 DC: as receitas, os hábitos e as melhores sobremesas da época.
Houve Papas que morreram com indigestões porque eram completamente vorazes, outros que só comiam com utensílios de ouro porque achavam que era mais puro. Houve Papas que viviam apavorados com a hipótese de serem envenenados e até produtores de vinho. Aliás, sabe de onde vem o vinho Chateauneuf-du-Pape?
Há precisamente 140 anos um farmacêutico do Sul dos Estados Unidos inventou um vinho feito de cocaína para ajudar a curar a sua toxicodependência. No dia 8 de Maio do ano seguinte, transformou o vinho numa bebida com gás e açúcar. E cocaína, claro. Era a primeira Coca-Cola. Conheça a incrível história da bebida que mudou o mundo e do seu inventor.
Foi o centro do poder durante os meses quentes do PREC. Juntou políticos, intelectuais e militares. E foi lá que Melo Antunes corrigiu o Documento dos Nove. Sabe de que bar estamos a falar?
Foi a primeira revista de culinária portuguesa e uma referência durante o Estado Novo. Mas acabou logo a seguir ao 25 de Abril. Conheça a história da Banquete, a revista que nasceu para vender fogões a gás.
Uns defendem que o açúcar começou a ser misturado com as gemas como uma forma de preservá-las durante mais tempo, sem se estragarem. Outros acreditam que terá sido uma freira condenada a um jejum total que os fazia às escondidas. Conheça a verdadeira história dos ovos moles de Aveiro.
Sabe quem inventou o bolo de anos? E quando começámos a apagar as velas? Conheça a história das festas de aniversário. São mais recentes do que imagina...
Foi o restaurante mais bem classificado de Londres, à frente de 18.092 outros restaurantes. Com críticas imaculadas dos clientes. Mas nunca existiu. Nem nunca cozinhou um prato. Neste dia 1 de Abril, conheça a maior mentira da história da comida.
A história dos Crepes Suzette junta romance, traição e o Rei Eduardo VII (sim, o mesmo do parque!). Tudo começou por acaso com uma espécie de ameaça de incêndio. Mas afinal quem foi a misteriosa Suzette?