No sexto episódio, o chefe Rui Silvestre partilha as suas perspetivas sobre algumas questões que marcam a indústria, especialmente no universo da alta cozinha. Será a cozinha uma profissão de elevada pressão? Tudo indica que sim — mas há muito mais por detrás dessa realidade.
Ao longo da conversa, fala-se ainda da nova temporada de The Bear e da forma como a série espelha o impacto da saúde mental em contexto de cozinha profissional.
Os hosts comentam também o recente manifesto lançado por chefes da região do Alentejo, que denunciam a falta de clientes como uma ameaça real ao setor.
Com participações especiais de Natalie Castro, António Cordeiro, David F. Jesus, Gonçalo Queiroz e Fernando Alvim.
*Falar de Boca Chega vai de férias em agosto e volta no mês seguinte com um novíssimo episódio. Até lá!
No quinto episódio, o chefe Mauro Álison partilha a sua experiência como filho de pais angolanos e explica de que forma incorpora as suas raízes africanas na cozinha que pratica. Mas não está sozinho nesta conversa. Arlei Lima, Cláudia Lima Carvalho, Miguel Pires, André Magalhães, Rui Silvestre e Antonieta Mata juntam-se, em estúdio e por telemóvel, para partilhar as suas perspetivas sobre o tema.
O resultado é uma conversa rica, cheia de histórias, reflexões e olhares diversos sobre a presença e o contributo de imigrantes na restauração em Portugal.
Neste episódio especial, Paulo Amado e Alexandre Silva gravam pela primeira vez o podcast ao vivo, diretamente da Manja Marvila e perante uma plateia. O encontro marcou a apresentação oficial do Congresso de Cozinha 2025, que terá lugar nos dias 12 e 13 de outubro, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, com o mote “Uma só saúde” a guiar a edição deste ano.
O episódio também destaca o lançamento da nova Revista Manja (ex-Inter Magazine), agora com uma identidade renovada — tanto no design como nos conteúdos. Já disponível em manja.pt.
Este episódio conta com as participações de Paulo Carvalho, Vítor Adão, Catalina Viveros, Filipe Herédia, João Alves, Virgílio Gomes, João Diogo Formiga e Luís Gaspar.
No quarto episódio, a professora e investigadora Catarina Prista, especialista em alimentos fermentados, aprofunda o impacto destes alimentos na saúde e no universo da gastronomia.
O episódio acompanha ainda a viagem de Paulo ao Porto para o lançamento do novo livro do chefe Nuno Diniz, recentemente distinguido com um Prémio Carreira. Os hosts discutem também o futuro da inteligência artificial nos restaurantes e a crescente presença de produtos com pistácio no mercado.
Com participações especiais de Nuno Diniz, António Loureiro, Francisco Gomes e Duarte Calvão.
No terceiro episódio, o chefe de origem angolana André Magalhães, da Mesa do CAM, em Lisboa, junta-se à conversa para refletir sobre a presença e representatividade da gastronomia africana em Portugal.
O episódio mergulha ainda em temas como a agricultura regenerativa e o trabalho do Coletivo Ciclo — um movimento que promove a ligação entre gastronomia, natureza e sistemas alimentares conscientes. Há também tempo para questionar a atual utilidade das facas de peixe e para um divertido desafio de Pastéis de Nata, que serve de ponto de partida para uma reflexão sobre o estado da pastelaria no nosso país. A cozinha doméstica e o seu papel na cultura alimentar são também temas lançados aos hosts.
Este episódio conta ainda com as participações de João Diogo Formiga, André Antunes, Cláudia Lima Carvalho, Ana Carvalho, Virgílio Gomes, Joana Barrios, Mauro Álison e Kiko Martins.
No segundo episódio, Lara Espírito Santo junta-se à conversa para abordar um tema atual: a sustentabilidade e o conceito de quilómetro zero – mas, afinal, quantos quilómetros cabem nesse quilómetro?
Ao longo da conversa, exploram-se temas como a transição de chefes do fine dining para restaurantes mais democráticos, a mudança da designação de Empregado de Mesa para Assistente de Sala e uma reflexão sobre o papel dos rankings e prémios no mundo da gastronomia.
Este episódio conta ainda com as participações de Pedro Pena Bastos, Ana Jacinto, Joaquim Saragga Leal, António Nobre e Miguel Pires.
Neste episódio bónus, Paulo Amado e Alexandre Silva levam-nos aos bastidores da Gala Michelin 2025, com comentários na passadeira vermelha e entrevistas aos protagonistas da noite.
No dia seguinte à cerimónia, analisam os resultados e fazem um anúncio.
Este episódio conta com as participações de Marlene Vieira, Vítor Matos, David F. Jesus, Vítor Adão, Michele Marques, Hari Chapagain, Diogo Rocha, Carlos Coelho, David Jesus, Rúben Trindade Santos, João Roseira e Miguel Peres.
Neste episódio inaugural, Paulo Amado e Alexandre Silva iniciam uma conversa envolvente com Fausto Airoldi sobre uma grande transformação na restauração: o crescente número de chefes que se tornam proprietários dos seus próprios restaurantes.
Ao longo do diálogo, surgem também histórias e reflexões sobre temas como o uso do picante na cozinha, o fenómeno das novas tascas, a transição de sommeliers para a venda de vinhos em distribuidoras e as mudanças no comportamento dos clientes.
Este episódio conta ainda com as participações de Rui Silvestre, Fernando Alvim, Marlene Vieira, Leonor Godinho e Margarida Rego.