Neste episódio, eu, Bárbara Cabral (mais conhecida como Babi), mergulho fundo (mas com cautela) nas águas turbulentas que separam minha vontade consciente do meu desejo inconsciente. Inspirada no filme "Persona" (Ingmar Bergman) e nas provocações filosóficas de Judith Butler (A Vida Psíquica do Poder), reflito sobre o quanto nossos limites pessoais são, na verdade, moldados pelo olhar do outro.
Para tentar não afundar sozinha nesse mar existencial, pedi socorro pros meus queridos amigos: a Carol (filósofa, pesquisadora e psicanalista lacaniana, especialista em traduzir meu caos emocional) e o Pedro Ivo (analista de IA generativa e pensador de questões existenciais nas horas vagas).
Também aparecem por aqui Freud e Lacan (sempre presentes nas minhas crises), além, é claro, das participações especiais felinas de Chanel e Beauvoir.
Música sugerida: "Não Precisa me procurar" – Karina Buhr
Referências bibliográficas e inspirações filosóficas do episódio:
BUTLER, Judith. A Vida Psíquica do Poder: Teorias da Sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
FREUD, Sigmund. O Ego e o Id. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
WINNICOTT, Donald W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
BERGMAN, Ingmar. Persona. Filme, 1966.
Prepara o café, pega os fones e vem comigo tentar entender (ou não) se essa vontade de ser é minha, ou só um desejo do Outro disfarçado de autoconhecimento.
Você tem medo de envelhecer?
Desejar a morte de alguém é "feio"? É muito menos que isso. Beauvoir e Chanel me ajudam a pensar os afetos em meio ao caos tenebroso do Brasil em tempos de pandemia.
A hora das musas te incomoda? Galinhas dormem mais que você? Acompanhe-me na penosa jornada insone durante a quarentena de 2020.
Entrou no Tinder em meio a quarentena? Chega mais! Vamos conversar com Lacan e Freud.... e claro: minhas gatas.
No episódio de hoje de Falando com minhas gatas, conversamos sobre isolamento social e solidão.
EP 1: O fim do grupo de condomínio no What'sApp: teoria da conspiração e vigilância em tempos de pandemia