Ontem, dia 24 de fevereiro de 2022, fomos acordados com as notícias de que a Rússia havia disparado mísseis contra cidades da Ucrânia. Mais um episódio para marcar a nossa memória, e que em curto espaço de tempo, já regista acontecimentos estarrecedores. E já o desafio desta terceira temporada é de contar (e registrar) histórias, não poderíamos simplesmente ignorar esta pauta. Confira agora o nosso episódio, e fique por dentro deste novo marco da nossa história!
E no nosso episódio de número 05 da terceira temporada vamos falar sobre Isaac Assimov, e sua relação com a aprendizagem do futuro. Historicamente, a educação tem seguido - até aqui - um caminho um tanto um quanto previsível... Mas como será no futuro? Para quais transformações estaríamos preparados em uma jornada de aprendizagem? Escute o nosso episódio de hoje e inspire-se!
No episódio de número 04 da nossa terceira temporada homenageamos Arthur C. Clarke, escritor e futurista, um homem fascinado por aprender e desvendar o futuro. Aproveitamos do seu legado para inspirar as pessoas em torno daquilo que mais lhe inspirou durante toda a sua vida: a curiosidade humana. Dê um play em nosso podcast, e não deixe de conferir!
#ArthurCClarke #facapartedofuturo #futurehackers #futureisnow #futurism #futurismo
De que vale ter aquela velha opinião formada sobre eu mesmo e o mundo? Neste mundo apressado que a gente vive hoje, nos estamos sempre discutindo sobre a necessidade das pessoas se tornarem cada vez mais flexíveis e adaptáveis em relação as outras, e aos ambientes nos quais estão inseridas, se relacionamento. Mas você já parou pra pensar o quanto estamos sendo verdadeiramente flexíveis e adaptáveis com a gente mesmo? Não!? Confere então o nosso podcast e inspire-se!
A verdade é que ficção e realidade se misturam o tempo todo. Diante disso, será que os dispositivos de Inteligência Artificial estão aprendendo a ser mais lúcidos do que nós, seres humanos? Confira o nosso segundo episódio da nossa terceira temporada e inspire-se!
Conheça a história do cara que inspirou Elon Musk, e que já havia previsto os smartphones em 1926. Um homem à frente do seu tempo, e em diferentes sentidos. Escute agora, e inspire-se também!
A era digital estava trazendo autonomia criativa e independência financeira para mulheres e jovens no Afeganistão, preparando-os para se tornarem os futuros empreendedores do país.
Mas como fica a esperança destas mulheres frente aos últimos acontecimentos no Afeganistão?
Confira o nosso podcast de hoje e descubra histórias inspiradoras que floresceram, mesmo com todas as adversidades geradas por uma economia devastada pela guerra.
#facapartedofuturo #futurehackers #futureisnow #futurism #futurismo #empreendedorismodigital
A palavra "metanoia" significa uma mudança de mentalidade, a expansão da consciência em si. É quando uma pessoa experimenta uma verdadeira transformação, rumo a um nível diferente de realidade. E quando penso nisso, e olho para o mundo dos negócios, me vem a cabeça um livro: "Reinventando as Organizações", de Frédéric Laloux.
Quando a complexidade no mundo dos negócios, só cresce, e começa a colapsar os sistemas de hierarquias já existentes, a única resposta que parece existir esta relacionada a uma metanoia, a esta mudança de paradigma que falamos logo no começo, e que Laloux defende em seu livro como "a transformação das hierarquias corporativas em organismos vivos".
Quer saber mais? Então confira agora o nosso podcast!
Será mesmo que o cliente tem sempre a razão? Acreditar piamente nesta afirmação pode ser um baita tiro no pé e o resultado, na grande maioria das vezes, é a insatisfação do próprio cliente, e a frustração de quem está prestando o serviço. Quer entender um pouco mais? Confira o nosso podcast de hoje!
Todos os anos, as plataformas sociais criam novas oportunidades para os negócios. E é por isso que elas estão sendo cada vez mais utilizadas. O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais: Segundo dados levantados pela We Are Social, o país possui cerca de 140 milhões de usuários que utilizam as redes sociais de forma regular todos os dias. Esse número se resume em basicamente 58% de toda população do planeta!
Mas como usar as redes sociais a favor do seu negócio? Confira o nosso podcast e descubra!
Será que as empresas do Vale do Silício, como a Amazon e o Facebook, estão ameaçando a nossa democracia ao roubar dos governos o papel de principais fornecedores dos espaços e de serviços públicos? A retórica é sempre altruísta, mas como fica os interesses comerciais? Quer entender um pouco mais? Então confira o nosso podcast!
#facapartedofuturo #futurehackers #futureisnow #futurism #futurismo #empreendedorismodigital #intraempreendedorismo
E no meio de uma pandemia maluca que "virou de cabeça pra baixo" o nosso planeta, surge mais um acrônimo para chamar de nosso: de mundo VUCA para mundo BANI. E agora!?
A expressão “mundo VUCA” foi cunhada na década de 90 por militares norte-americanos, para descrever as transformações da sociedade da época. O termo foi usado para explicar a complexidade e as incertezas da situação geopolítica mundial. E em 2008, o mundo VUCA passou a ser aplicado no ambiente dos negócios, devido à crise econômica que vivemos.
E agora, surge então, o conceito de BANI, marcando a passagem da volatilidade para agilidade, da incerteza para ansiedade, da complexidade para a não linearidade e da ambiguidade para a incompreensão.
O acrônimo BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, ou, em português: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. O conceito passou a ser usado especialmente para descrever o panorama pós-pandemia.
E sobre estas transformações que vivemos agora que vamos tratar no podcast de hoje, em nossa série de episódios especiais, conversando e criando junto com a@carlaschiff.arquitetura. Não deixe de ouvir, ou de assistir!
#facapartedofuturo #futurehackers #futureisnow #futurism #futurismo #empreendedorismodigital #intraempreendedorismo #BANI #VUCA
Muitos acreditam que a inovação está sempre correlacionada à automatização, que se tornaram sinônimos. Será mesmo? Mas a inovação pode estar ligada ao simples fato de pensarmos de uma maneira mais simples. Você ainda dúvida? Então confira o nosso podcast!
** Intro: trecho do poema "Torne-se o que Você é" de Alan Watts, por Corvo Seco.
Uma atitude empreendedora é a forma se destacar na carreira - seja trabalhando em uma empresa, ou tocando o seu próprio negócio. E é sobre isto que @viniciusdebian e @carlaschiff.arquitetura conversam no podcast de número 13 da nossa segunda temporada, destacando as características e atitudes necessárias para quem quer fazer a diferença, e se destacar em sua vida profissional. Vale a pena conferir!
#facapartedofuturo #futurehackers #futureisnow #futurism #futurismo #empreendedorismodigital #intraempreendedorismo
No episódio de hoje, vamos falar sobre o futuro: o que será que ele reserva para a nossa humanidade? A medida que o ritmo da mudança aumenta, o significado de ser humano – e, também, dos negócios - vêm sofrendo mutações significativas. A humanidade já convive com revoluções sem precedentes, e por isso, todas as nossas antigas histórias acabam se desmoronando, dia após dia. Como podemos nos preparar e preparar as nossas crianças para um mundo com tantas transformações e incertezas tão radicais? Confira o nosso podcast, e exercite um pouco mais sobre algumas possibilidades que nos aguardam.
As mudanças em todo mundo tem produzido mudanças importantes, de valores e símbolos de status. Até recentemente, a ostentação de bens materiais era o sinal maior de uma pessoa bem-sucedida. Mas isso está mudando. A bolsa de marca ou o carro do ano podem ter sido conquistados à custa de um cotidiano massacrante. Nos tempos atuais, as pessoas desejam outras coisas, sobretudo tempo, autonomia e reconhecimento. Você já parou para pensar sobre isso? Não!? Então confere o nosso podcast!
E no décimo episódio da segunda temporada nós recebemos a Cáh Morandi, fundadora da B.done - empresa que conecta marcas gratuitamente as agências de marketing. Fundada em pleno início da pandemia, e que, apesar de todas as controversas do mercado, faturou R$ 500 mil em 2020. Durante a conversa, falamos sobre a consolidação e o poder da economia criativa, representada por negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade, gerando um grande valor econômico em todo o mundo. Vale a pena conferir!
E no nono episódio da nossa segunda temporada, nós recebemos a física Aida Magalhães, diretora de operações da Agrorobótica - uma spin-off da Embrapa, lançada em 2015 por uma iniciativa de Fábio de Angelis. Em nossa conversa, que contou com a estréia de Carla Schiff como apresentadora em nossos podcasts, Aida falou um pouco mais sobre como ela, e esta incrível agritech, ajudam no aumento da produtividade agrícola, utilizando a mesma tecnologia da NASA. Incrível não?! Não deixe de conferir!
* Introdução / Poema “Tabacaria” de Fernanda Pessoa, por Antônio Abujamra.
No episódio 08 da nossa segunda temporada nós conversamos com Theo Lamounier, CEO da byebnk, sobre os adventos da nova economia – uma expressão que define, em sua essência, uma diferente lógica de mercado, e que tem como marca uma nova cultura centrada nas pessoas, por meio, é claro, do uso intensivo da tecnologia. Quer saber mais? Então confira já o nosso podcast!
E no episódio de número 07 da nossa segunda temporada, nós recebemos o empreendedor Luiz Octávio Braga - um dos fundadores da Seteloc, uma das empresas de gestão e terceirização de frotas que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos. E na conversa, Luiz conta sobre como foi abrir o seu negócio 'do zero', os medos superados em momentos difíceis de crise, e, agora, os desafios para alavancar um negócio em franco crescimento. Ficou curioso?! Então confere o nosso podcast!