É fato que vivemos em um mundo de expiações e de provas. As nossas escolhas hoje podem ser sentidas ao longo de toda a trajetória, estejamos encarnados ou em um plano transitório. Discernimento é a palavra-chave para compreender o nosso papel no progresso. Deus é soberanamente justo e bom e nos oferece oportunidades para que possamos trilhar o caminho do bem. Mas, no final das contas, a escolha é sempre nossa. E para nos auxiliar a compreender as provas da vida, convidamos a palestrante Mayse Braga para mais um bate-papo no Espiritismo em Pauta.
O corpo físico é a roupa transitória do Espírito na Terra. As vivências anteriores, sejam na espiritualidade ou nas sucessivas encarnações, nos acompanham como o registro de como evoluímos, mas também resguardam os sentimentos não resolvidos. A felicidade não é deste mundo, mas é possível criar vivências positivas que levem ao caminho do amor e da fraternidade. O estudo do ser e a autorreflexão são ferramentas para entender qual o papel de cada um, perdoando as ofensas para que estas não voltem a causar sofrimento. Vicente Pessoa Jr., membro da Associação Médico-Espírita de Goiânia, é o convidado deste programa para uma conversa sobre os efeitos do perdão na saúde física e espiritual do ser. Está no ar o Espiritismo em Pauta.
"Para o vulgo ignorante, todo fenômeno cuja causa é desconhecida passa por sobrenatural, maravilhoso e miraculoso; uma vez encontrada a causa, reconhece-se que o fenômeno, por muito extraordinário que pareça, mais não é do que aplicação de uma Lei da Natureza." A citação presente no capítulo 21 da obra O evangelho segundo o espiritismo de Kardec deixa claro que para a Doutrina dos Espíritos, a mística e o mistério são substituídos pela razão científica. O Espiritismo desmancha a teia do desconhecido e nos instrui para o caminho no bem. E para conversar sobre os falsos profetas em nossa atualidade, convidamos a palestrante e autora, Dalva Silva Souza para mais um bate-papo do podcast Espiritismo em Pauta.
Ao longo dos séculos na Terra, o homem vem estabelecendo relações e compreendendo o funcionamento do corpo físico, seja passando pela experiência da vida ou no processo da morte. De um lado, a medicina moderna vem avançando, a partir do estudo do corpo, na descoberta dos usos de órgãos vitais nas atividades de transplantes, quando aquele que não mais habita a carne pode auxiliar na sobrevida de outro vivente. Do outro, técnicas funerárias como a cremação são comuns em diferentes partes do planeta, uma conexão com o sagrado no momento da despedida material. Como a Doutrina Espírita entende os transplantes e a cremação é o ponto de partida deste episódio do Espiritismo em Pauta, que convida Jorge Elarrat para esta conversa.
Jesus falava por parábolas para as multidões, "a fim de que vejam sem ver e ouçam sem entender". Em seus ensinamentos apresentou um Deus de amor e caridade, justo e bom, cujo Templo não é feito de pedra, mas sim dos corações daqueles que acreditam. Em sua jornada, Jesus teve sua mãe ao seu lado, assim como seus discípulos e os seguidores de todas as partes da Galileia. Anunciou a redenção do povo e a nova vinda, marcada pela esperança no porvir. No último episódio do especial Missionários da Boa-Nova, comentamos sobre a Palavra e o Caminho do Cristo rumo à regeneração de todos. Conosco está Marta Antunes, coordenadora e autora dos livros do projeto Evangelho Redivivo da FEB. Está no ar o Espiritismo em Pauta.
Sete documentos compõem o conjunto conhecido como Epístolas Católicas, ou Cartas Universais, dirigidas aos povos cristianizados para além de Jerusalém. Atribuídas aos apóstolos Tiago Menor, Pedro, João e Judas Tadeu, as cartas destacam a vocação cristã no amor e caridade do Cristo, inspiração para os dias que virão e o resguardo para a Parusia — o retorno do Cristo à Terra. Este grupo de documentos, juntamente com o Apocalipse de João encerram O Novo Testamento. O oitavo episódio do especial Missionários da Boa-Nova apresenta as Cartas Universais e o Apocalipse, em uma conversa esclarecedora com Marta Antunes, coordenadora e autora dos livros do projeto Evangelho Redivivo da FEB.
O quinto livro organizado em O Novo Testamento apresenta a trajetória dos Apóstolos após a ressurreição do Cristo. O texto, atribuído ao evangelista Lucas, nos conduz na jornada de divulgação da doutrina de amor e caridade, missão de Jesus encarnado Terra, a partir da jornada daqueles que ouviram a palavra. Na sequência, as cartas paulinas nos trazem reflexões sobre a conduta cristã em um mundo de expiações e de provas. A sétima parte do especial Missionários da Boa-Nova retoma a conversa a partir de Atos dos Apóstolos e das Cartas de Paulo para empreendermos no Caminho de paz, pelas obras do Cristo, nosso modelo e guia. Conosco está Marta Antunes, coordenadora e autora dos livros do projeto, Evangelho Redivivo da FEB. Está no ar o nosso Espiritismo em Pauta.
José da Galileia teve uma missão muito importante durante sua passagem terrena. Sob sua tutela estavam Maria e Jesus. Com seu cajado, percorreu desertos para que ambos estivessem em segurança. Sua caminhada resiliente e repleta de significados descrita nos relatos de Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo. Em mais um episódio da série Missionários da Boa Nova, conversaremos sobre José da Galileia no nosso Espiritismo em Pauta. Marta Antunes, coordenadora e autora dos livros do projeto Evangelho Redivivo, está novamente conosco nesta leitura de O Novo Testamento.
Maria é o símbolo cristão de pureza e resignação. A mãe do Cristo veio até nós com sua simplicidade para ensinar a viver com amor, mesmo diante de tantos sacrifícios. E na jornada de aprendizado relatada em O Novo Testamento, guiados pelos Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo, o papel de Maria é fundamental para compreender as palavras do Cristo. Sejam todos bem-vindos à quinta parte do especial Missionários da Boa Nova: Maria, símbolo de amor, no nosso Espiritismo em Pauta. Conosco está Marta Antunes, coordenadora e autora dos livros do projeto Evangelho Redivivo.
Jesus, verbo encarnado, percorre os caminhos da Galileia, passando por Cafarnaum, Caná, Samaria, o mar e as montanhas até Jerusalém. No testemunho dos apóstolos, unem-se às pessoas de diferentes localidades, tocadas pela verdade transmitida em ritmo de versos e relatada por João Evangelista. Estamos nesta jornada de aprendizado para expandir nossa percepção sobre as palavras do Cristo, guiados pelos Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo, além de Maria de Nazaré e José da Galileia. Conosco está Marta Antunes, coordenadora e autora dos livros do projeto Evangelho Redivivo. Sejam todos bem-vindos à quarta parte do especial Missionários da Boa Nova: Uma conversa sobre João, no nosso Espiritismo em Pauta.
As palavras do Cristo foram dirigidas a todas as pessoas. Viajaram por diversos lugares, ao redor do mundo, semeando a paz, a fraternidade e a caridade aos homens. Os discípulos foram convidados a continuar esta jornada, sendo exemplo em seus atos com resignação e perdão às ofensas. Percorremos os caminhos da história relatada pelos Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo, além de Maria de Nazaré e José da Galileia para aprender mais com os passos do Cristo e ampliar a nossa percepção sobre suas palavras. Conosco nesta jornada está Marta Antunes, coordenadora do projeto Evangelho Redivivo e autora dos livros sobre este tema. Bem-vindos à terceira parte do especial Missionários da Boa Nova: o lirismo de Lucas, no nosso Espiritismo em Pauta.
Cristo veio aos homens para nos ensinar. Aos discípulos — àqueles que o seguiam nas peregrinações e à humanidade como um todo —, deixou um legado de amor e fraternidade, espalhados por todos os recantos do mundo. Percorremos os caminhos da história relatada pelos Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo, além de Maria de Nazaré e José da Galileia para aprender mais com os passos do Cristo e ampliar a nossa percepção sobre suas palavras. Conosco nesta jornada está Marta Antunes, coordenadora do projeto Evangelho Redivivo e autora dos livros sobre este tema. Bem-vindos à segunda parte do especial Missionários da Boa Nova: o relato de Marcos, no nosso Espiritismo em Pauta.
Há dois mil anos, homens e mulheres receberam do Cristo a Boa-Nova. Uma mensagem simples de amor e fraternidade que impacta a vida de todos nós até os dias de hoje. No Novo Testamento, quatro evangelhos apresentam diferentes perspectivas sobre a caminhada de Jesus pela humanidade. Percorremos os caminhos da história relatada pelos Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas, João e Paulo, além de Maria de Nazaré e José da Galileia para aprender mais com os passos do Cristo e ampliar a nossa percepção sobre suas palavras. Conosco nesta jornada está Marta Antunes, coordenadora do projeto Evangelho Redivivo e autora dos livros sobre este tema. Bem-vindos à primeira parte do especial Missionários da Boa Nova: Uma conversa sobre Mateus, no nosso Espiritismo em Pauta.
A paz é um conceito universal. Está em todas as culturas desde que o homem começou a interagir em sociedade. Entende-se que em um mundo de expiações e de provas, alcançar a paz seja um desafio diário comum a todos. A paz interior é a chave para finalizar os conflitos consigo e com o outro. O Espiritismo em Pauta convida a autora e palestrante, Dalva Silva Souza, para um bate-papo sobre a nossa relação com a paz e o nosso mundo. Está no ar mais um podcast da Federação Espírita Brasileira!
A matéria está ao nosso redor. Para todos os lados vemos tecnologias das mais diversas, sociedades em ascensão moral e queda, redes sociais amplificando as vaidades do individual para o coletivo. E no meio disso tudo está também o caminho rumo ao Evangelho do Cristo, nossa meta evolutiva. Sabemos que estamos na Terra para o aprimoramento moral, seja pelo amor ou pela dor. No episódio de hoje conversamos sobre estes caminhos que podemos percorrer, com a participação da palestrante Mayse Braga em mais um bate-papo do podcast Espiritismo em Pauta.
Desde tempos remotos a Humanidade acreditou em uma possível continuidade da existência após a morte do corpo físico. Seja ela a ser vivenciada em um céu, um jardim, salões de guerreiros, nas trevas, ou ainda em planos intermediários. Há quem duvide daqueles que voltaram para contar se há vida após a morte, mesmo com tantos relatos dos Espíritos nesta fase de suas vivências. Para tratar sobre este assunto, convidamos a psicóloga e palestrante Ana Tereza Camasmie em mais um episódio do nosso Espiritismo em pauta.
A Doutrina Espírita nos revela que a evolução da Humanidade na perspectiva da reencarnação nos conduz ao aprendizado de Cristo: amar ao próximo e a nós mesmos. Os laços da consanguinidade são temporários, não só pela separação da encarnação, mas também pelas escolhas durante nossa estada neste corpo físico. Convivemos e nos reencontramos para nos permitir, por meio de nossas escolhas, aprimorarmos as virtudes e nos desvencilharmos das falhas. Somos todos uma grande família. E para comentar as escolhas feitas antes da encarnação e como a nossa família é definida, convidamos novamente o coordenador nacional da Área da Família do CFN da FEB, Frederico Pifano, ao nosso bate-papo do Espiritismo em Pauta.
Uma mágoa não é motivo para outra mágoa. Uma lágrima não é motivo para outra lágrima. Uma dor não é motivo para outra dor. Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo… é perda de vida. Linda frase que nos traz Chico Xavier, de coração e mente limpa e leve. Um exemplo a todos nós de uma caminhada de paz e perdão. Sobre nossos aprendizados necessários na alimentação do amor que abordaremos a mágoa, o perdão dentro de nós, neste episódio com a convidada Denise Lino. Está começando o Espiritismo em Pauta.
As guerras ainda estão em nosso meio. Na atualidade, em diferentes partes do globo, povos ainda usam da força bélica contra os seus semelhantes. Em O livro dos espíritos, Allan Kardec nos auxilia no entendimento das questões referentes ao poder acima da coletividade e como isso implica em nosso desenvolvimento moral enquanto sociedade, trazendo aos Espíritos Superiores perguntas direcionadas sobre a destruição da guerra e o egoísmo do homem. O podcast Espiritismo em Pauta traz o tema "Guerras na visão espírita" para mais um bate-papo instigante. Diretamente de Minas Gerais, o nosso convidado deste episódio é o expositor espírita Wesley Caldeira.
O Evangelho nos traz o roteiro para nossa conduta conosco, com o mundo e com nossos irmãos. Nos pauta, igualmente, para conduzirmos aos bons caminhos os nossos pensamentos, seja em nossos dia a dia, lar, trabalho, para conosco, ou mesmo em nossos trabalhos constantes em torno da mediunidade, nas ações no Centro Espírita e em conexão com Deus. Renovando nossa mentalidade em energias benéficas à nossa própria vida e dos que nos cercam, fortalecemos o meio em que vivemos e a Humanidade como um todo. Convidamos Alexandre Pereira do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro para conversar conosco sobre o poder do pensamento.