Neste episódio, o artista 3D Yan Costa Blanco conta os bastidores de sua história, de estudante indisciplinado da periferia do interior de São Paulo à equipe dos estúdios Disney no Canadá.
Escuta-qui o episódio Urgências de Viver, para ouvir a voz da mãe do Yan, a minha grande amiga Helena Costa.
Veja-qui o portfólio do Yan.
Se você vive ou é natural do interior paulista, uma das mais de 100 cidades onde passou a Excursão Artística Villa-Lobos, em 1931, pode ser a sua. O músico Nataniel Marcos Bárdue Filho desvendou essa história pouco contada em seu trabalho de mestrado na Unesp e conta neste episódio do Escuta-qui Entrevista.
Veja aqui o trabalho completo do Nataniel.
Veja mais conteúdos no site www.escutaquipod.com.br e no @escutaquipod no Instagram.
Se você também quer um podcast para chamar de seu, me chama!
Desde que fomos obrigados por um vírus sacana a nos isolarmos dos seres humanos, nós, os donos, ou tutores, de cães e gatos temos nos sentido mais conectados com os bichos. Esse episódio é sobre comunicação entre espécies, que é o nome correto da interação entre seres humanos e seus animais de estimação. Porém, esse tipo de comunicação não é privilégio de pessoas e gatos ou cachorros. Para sobreviver e amar, várias espécies de animais se comunicam, às vezes lançam umas fake-news também, fingindo-se de outra coisa para predar o alvo. Que coisa, né?
Com entrevistas da veterinária Bianca Shimizu, do biólogo Humberto Mendes, da louca dos gatos Angélica Ferraz, da psicóloga Patrícia Torres e com participações especiais do Miu, Atlas e Scarllet, meus gatos, e da jornalista Blanche Amancio, gateira de Dafne e Velma, você ouvirá uma história bem séria do jeito mais gostoso que encontrei pra contar. Escuta-aí, depois espalha e me conta o que achou no Facebook e no Instagram.
:: Produção, roteiro, narração e edição: Daniela Antunes. A trilha do episódio é do Rubinho Antunes (álbum Expedições).
Vinícius Zampieri estava em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), para o show de Lady Gaga. Testemunhou as trocas de figurino, mas não viu o show histórico! Neste episódio ele conta como ficou à beira daquele e de outras centenas de importantes palcos de artistas internacionais e de como trabalha com arte com resultado.
Ele é ator, produtor cultural e light designer e esse papo é divertido e inspirador!
_________
Créditos:
Produção, entrevista, edição e sonorização: Dani Antunes
Trilhas: Blue Dots e Rubinho Antunes
Efeitos sonoros: Freesound
Veja mais sobre o canal e outros episódios em www.escutaquipod.com.br
Vem aí uma série de bate papos como você nunca ouviu.
Neste episódio eu conto como produzi as primeiras temporadas do Escuta-qui exclusivamente com recursos que tenho em minha casa.Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
O último episódio da temporada Escuta-qui: a história recon(r)tada é o primeiro em vídeo deste canal, dando rosto às vozes dos quatro episódios anteriores e promovendo o grande encontro das histórias de quatro mulheres que vivem na mesma cidade, nos mesmos lugares e com experiências diferentes.
Neste episódio Kelly, Adria, Ana e Camila conversam sobre suas vidas e a história de Ribeirão Preto.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Aos 11 anos, um menino, filho de uma técnica de enfermagem e de um caminhoneiro, decidiu que renasceria. Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto como Camila decidiu que voar alto significava mudar: de corpo, de vida e de gênero.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Quando o ex-governador Adhemar de Barros esteve em Ribeirão Preto, em 1947, ele talvez não tivesse a dimensão de como uma promessa de campanha, feita na Praça XV de Novembro, poderia mudar a vida de milhares de pessoas na cidade. Dentre elas, Ana Gléria, que trouxe ao mundo mais de 5 mil crianças e deu luz às vidas de milhares de outras mulheres, com informação e educação.
Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto como a Faculdade de Medicina da USP chegou à Ribeirão Preto por meio da vida da ginecologista e obstetra Ana Gléria, que foi voluntária em instituições da cidade por três décadas oferecendo educação sexual e informação para meninas e mulheres.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Nos anos de 1970, Adria Maria Bezerra ia no footing na Praça XV de Novembro. Brancos ficavam de um lado, pretos de outro, até o dia em que ela e um grupo de amigos decidiram que precisavam dar um jeito de misturar todo mundo.
Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto como nasceu o movimento negro e o movimento de mulheres em Ribeirão Preto à voz da militância de Adria.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Kelly Cristina da Silva é mais conhecida em Ribeirão Preto como a Kelly do Catasonho. O projeto que tem o potencial de mudar a vida de pessoas que vivem na rua, sobrevivendo da coleta de recicláveis, é também o que mudou o seu nome e a história da sua vida.
Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto a história de vida da Kelly com um recorte para a história da coleta de lixo em Ribeirão Preto.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Prepare seus fones de ouvido: a partir da próxima semana você vai escutar aqui as histórias da Kelly, da Adria, da Ana e da Camila em quatro recortes diferentes da história de Ribeirão Preto.
Tá no ar a terceira temporada do Escuta-qui, um podcastorgulhosamente caipira onde eu conto histórias do interior de São Paulo.
Nesta temporada você vai saber que a história da coleta delixo na cidade é muito recente, que a Praça XV já foi palco de segregação racial, que a USP de Ribeirão é parte de um projeto de interiorização das universidades paulistas e, como a história é viva, tem algumas que ainda estãoem construção.
A trilha é do músico Fábio Bergamini, do Rubinho Antunes e do grupo Pó de Café.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.
Tô tão feliz de ter voltado!
Já espalha pra turma!
Selma Rodrigues é advogada por formação e sexóloga por vocação. Neste episódio ela conta como a busca por respostas para o fim de seu casamento a fez estudar e descobrir uma nova carreira.
O trecho inicial é da participação de Isabel Dias no TED Blumenau.
Veja aqui o mini doc Acende a Luz, com Isabel Dias.
E aqui o episódio 27 de Sexotariapia.
Este episódio faz parte da campanha #opodcastédelas2023, por mais mulheres podcasters no Brasil.
Trilha do episódio: Rubinho Antunes
Sons: Freesound
Fabi Marques se envolveu em um grave acidente no final dos anos de 1990. Uma pessoa morreu e a jornalista de Ribeirão Preto conta essa história e o que aconteceu depois.
Este episódio faz parte da campanha #opodcastedelas2023.
Veja outros podcasts participantes no @opodcastedelas.
Malu Vilela é enfermeira e descobriu a insuficiência renal grave quando começava a carreira no Rio de Janeiro. Neste episódio ela conta como viveu quatro anos sem nenhum rim, quando foi ao Rock in Rio e ao Forró da Lua Cheia. A doença não a paralisou. O momento mais emocionante depois do transplante foi um singelo xixi.
Este episódio faz parte da campanha #opodcastedelas2023
Siga @opodcastedelas e @escutaquipod
Como a jornalista e educadora Gabi Zauith descobriu que, ainda que não seja aviadora e nem médica, segue a tradição familiar do bisavô, Luiz Leite Lopes, um médico maranhense que dá nome ao aeroporto de Ribeirão Preto.
Entrevista, roteiro, edição, sonorização: Dani Antunes
Trilha: Rubinho Antunes
Sons: FreeSound
Letícia Voi, psicanalista de 26 anos, campeã de jiu-jitsu, artista e tatuadora. No primeiro ano de vida foi diagnosticada com uma condição rara que a faz ver as coisas de uma forma diferente.
Entrevista, roteiro, edição, sonorização: Dani Antunes
Trilha: Rubinho Antunes
Sons: FreeSound
Lincoln Marques fez história na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto ao se apresentar como Kam Middle, sua persona drag queen, para receber um prêmio pela apresentação oral de um trabalho. Este episódio conta como um jovem, criativo e inquieto mestrando gestou e faz brilhar Kam Middle sem jamais perder a ciência de vista.
Siga nas redes sociais:
O episódio conta a história de Moisés e Messias, irmãos gêmeos nascidos em Salvador, na Bahia, que sobrevivem da dança. Eles são artistas de rua e contam como chegaram ao calçadão de Ribeirão Preto e para onde querem ir.
Trilha de Rubinho Antunes e Ludere. Sons do Freesound e biblioteca de áudios do YouTube.
Ouça todas as músicas usadas nos episódios deste canal na playlist Escuta-qui.
Concepção, roteiro, edição, locução: Daniela Antunes
Enquanto uma nova temporada deste canal não chega, curta o podcast oficial do Forró da Lua Cheia.
::
A Francisco El Hombre é a última banda do palco Vale no sábado. Mateo, festivaleiro, é o entrevistado desse episódio. A primeira vez no Forró da Lua Cheia foi no palco Lago, uma experiência que, segundo ele mesmo, foi divisor de água e abriu portas. Vem saber dessa história, da lenda de que os músicos ficaram no festival depois do show, sobre a formação da banda e a origem do nome. Entre na roda da Francisco!