Cida Moysés no Enloucast: um alerta contra a patologização da vida em adultos e crianças
O último episódio de 2024 do Enloucast traz como convidada a médica pediatra Maria Aparecida Moysés, professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, com atuação no ensino e na pesquisa na área de atenção à saúde. Em entrevista às apresentadoras Camila Motta e Jéssica Marques, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp/Fiocruz), Cida é considerada uma importante militante do movimento Despatologiza, que articula discussões em prol da despatologização da vida, com foco tanto em questões do cotidiano quanto do ambiente educacional.
Kayky Avraham, é produtor cultural ativista da Luta Antimanicomial e integrante do "Coletivo Dasdoida”, que nasceu como uma oficina de moda experimental, a 20 anos, e hoje é um laboratório de soluções em saúde mental. É codiretor e protagonista do documentário Sociedade Secreta – a luta antimanicomial, que recebeu, em 2018, o prêmio Bispo do Rosário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.Kayky prepara agora a curadoria do VII prêmio Bispo do Rosário do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, voltado a divulgar obras de usuárias e usuários de serviços de saúde mental autodeclarados, e que terá os resultados divulgados em novembro de 2024 ,no Congresso da Abrasme em Belém.
O novo episódio do Enloucast, o Podcast fora da caixinha do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp) e do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), traz como convidado o poeta, cantor, compositor e vocalista do Cancioneiros do Ipub Orlando Baptista.Para Contactar o Orlando Baptista só seguir as páginas:@cancioneirosdoipub @orlandosantosbaptist
Link do yooutube: https://youtube.com/@vandretalita?si=5WoWfIsIY-Te53VL
Link do Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6gID3nzcifARXT6ly2Y2qG?si=Mch1Hz4qQNW8pTCLFddPZQ
Contato: Vandré Matias Vidal 021 996255744
Saiba mais no canal do Laps no Youtube e acesse Cee.fiocruz.br
O novo episódio do Enloucast, o podcast fora da caixinha do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp) e do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), traz como convidado o professor de psicofarmacologia Marcos Ferraz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Em conversa com as apresentadoras Camila Motta e Jéssica Marques, integrantes do Laps/Ensp/Fiocruz, Marcos Ferraz traz a discussão sobre o uso clínico de psicofármacos e a medicalização da vida, e destaca os desafios dos educadores na formação crítica de futuros profissionais da saúde.
Saiba mais no canal do Laps no Youtube e acesse Cee.fiocruz.br
Rossano nos leva a refletir sobre o processo de desenvolvimento das "bioidentidades – em que o sujeito passa a se reconhecer pelas suas características biológicas e não a partir do papel, ou dos papéis, que desempenha na sociedade – na infância e juventude, debatendo as influências desse fenômeno no campo da saúde e apontando que uma de suas consequências é o aumento do uso de psicotrópicos em organismos ainda em desenvolvimento.
Livro: Somos Todos Desatentos? O TDA/H e a cosntrução de bioidentidades.
Para contactar o Rossano Cabral só seguir a página do instagram @lepsia
O podcast fora da caixinha, é uma iniciativa do Laps/Ensp/Fiocruz, em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e o CEE Podcast, com o objetivo de ampliar o debate sobre saúde mental de forma crítica, para além dos muros da academia.
O último episódio da temporada de 2023 do Enloucast traz como convidada a artista plástica Rogéria Barbosa, integrante do Atelier Gaia, coletivo de artistas do Museu Bispo do Rosário, situado no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira – centro de saúde mental, antiga Colônia Juliano Moreira. Em entrevista às apresentadoras Camila Motta e Jéssica Marques, da equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp/Fiocruz), Rogéria, que também é capista, escritora e militante da luta antimanicomial, aponta que tem em sua produção artística, o desenho e a pintura, uma forma de linguagem que dá sentido à sua existência. “A arte para mim é transformação, movimento, é cura, uma construção, a busca por acolhimento”, define. Enloucast, o podcast fora da caixinha, é uma iniciativa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp/Fiocruz), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e o CEE Podcast, e teve seu lançamento em 9/11/2023, no 7º Seminário Internacional Epidemia das Drogas Psiquiátricas, com o objetivo de ampliar o debate sobre Saúde Mental para além dos muros da Academia.
A fotógrafa, empresária e militante da luta antimanicomial, Fernanda Tuxi, fundadora da Casa Tuxi, uma pousada que, há oito anos, emprega pessoas em tratamento psiquiátrico e em situação de vulnerabilidade, conversou com o CEE-Podcast no terceiro episódio do Enloucast, o podcast 'fora da caixinha'. Em entrevista a Camila Motta e Jessica Marques, Fernanda, também usuária dos serviços de saúde mental, compartilha sua trajetória de vida e relata o que a levou a criar a Casa Tuxi, palco de resistência na luta antimanicomial que deu a sua idealizadora o prêmio Anna Nery da Saúde. O Enloucast é uma iniciativa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e o CEE Podcast, com o objetivo de ampliar o debate sobre Saúde Mental para além dos muros da Academia.
Informações e reservas: Casa Tuxi - (21)97964‑8572. Endereço: Rua Bambina n° 26, Botafogo.
Hamilton de Jesus Assunção é militante da luta antimanicomial, músico, cofundador e integrante da Banda Harmonia Enlouquece.
O harmonia enlouquece, é um grupo fundado em 2000 e esse ano vai estar completando 23 anos na estrada, o grupo nasceu no CPRJ e é uma das bandas de maior projeção no campo artístico e cultural da reforma psiquiátrica brasileira.
As músicas do Harmonia Enlouquece estão disponíveis no Spotify e no Youtube.
O episódio inaugural do podcast é com ninguém menos que o pesquisador e professor Paulo Amarante. Militante histórico e uma das figuras mais importantes da reforma psiquiátrica brasileira, tirou dezenas de pessoas dos manicômios brasileiros e ousou propor formas de cuidado em liberdade. Atualmente é Professor e Pesquisador Titular (aposentado) do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ ENSP/Fiocruz) e Coordenador de Saúde Mental do Centro de Estudos Estratégicos(CEE/Fiocruz),onde desenvolve diversos projetos na área da arte e cultura, economia solidária, formação em saúde mental e políticas públicas.
É também um crítico contumaz do processo de medicalização da vida que vem se acentuando em nossa sociedade.
Chamamos Paulo para bater um papo sobre a criação do site Mad in Brasil (www.madinbrasil.org), sobre o lançamento do Enloucast, sobre o nosso 7º Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas, a influência do professor e pesquisador Fernando Freitas para esse projeto (falecido no início deste ano) e a medicalização da vida. Dá o play e vem com a gente!