Elana conversa com Teresa Vozone, do Jardim de Infância "O Pinhão". Conhecer a si e o mundo, acordar os sentidos, vivenciar a aventura que é fazer parte de um ecossistema. O Pinhão é aquilo que Teresa vive, é aquilo que ela é. Ela fala sobre as aventuras de estar em contato direto com a Natureza.
Elana conversa com Débora, da Woodbymama. A empresária nos conta como deu início a um novo negócio no meio da Pandemia e quais princípios usa para a produção de objetos com propósito.
Elana conversa com Catarina Jerónimo e Maria Sousa sobre o método educacional Maria Montessori.
Maria Montessori nasceu em 1870, na Itália. Antes de se formar em pedagogia já tinha concluído o curso técnico de Engenharia e como se não bastasse, também havia terminado a faculdade de Medicina!
Passou a se dedicar à observação da infância e com 28 anos, Montessori se viu no Congresso Médico Nacional, em Turim, para defender defender afirmando o seguinte:
Que a ausência de um ambiente que oferecesse os estímulos adequados, era a principal causa dos atrasos apresentados por crianças com distúrbio de comportamento e aprendizagem!
Quando Montessori acabou sua exposição, um médico da plateia pediu a palavra e lhe perguntou:
“Por que a senhora se preocupa com estas crianças? Não sabe que elas não podem aprender?”
– ao que Montessori respondeu:
“Elas podem. São os senhores que não permitem”.
Maria Montessori validou sua tese com anos de prática, e provou que o tipo de estimulação que uma criança recebe na infância tem influência direta na sua aprendizagem.
E essa é essência do Método Montessori:
- Promover a liberdade, a autonomia, a autodisciplina, o estímulo às capacidades sensoriais;
- Proporcionar ambientes adaptados e acessíveis;
- Respeitar a si mesmo e aos outros.
A metodologia valoriza a independência das crianças e considera um caminho para a criação de um adulto responsável e emocionalmente seguro.
Elana conversa com Sofia, da Livraria Portuguesa: "Aqui há gatos" - https://www.aquihagato.org/
Sofia nos explicou muito sobre a arte de contar estórias para os miúdos. Ela acredita que se um livro infantil é realmente bom, não deve ser limitado por idades e que livros devem ser lidos, ja desde a barriga da mãe.
Conversa deliciosa e no final, ainda ganham uma estória contada: "A melhor sopa do mundo" {de Susanna Isern; Ilustração: Mar Ferrero}
Aproveitem! Para assistir à Live acesse aqui
Consumam os conteúdos do Instagram:
@encontro.art.pt Lá terá acesso a vários E-Books e outros tipos de conteúdos, vale a pena!
Elana conversa com Alice Proença. Conversa fantástica e de muitas informações para os pais que desejam conhecer mais a fundo a abordagem Reggio Emília.
Elana conversa com Gonçalo Santos, licenciado em Fisioterapia, Certificado em Osteopatia e Pós-Graduado em Osteopatia Infantil. É palestrante e coordenador da Pós-Graduação em Osteopatia Infantil da Universidade Atlântica – ESSATLA. Gonçalo tornou-se ao longo dos anos, uma das referências nacionais em Osteopatia Infantil.
Temas abordados: Como a Osteopatia pode ajudar o teu Bebé? Como ver se um bebé está com movimentos rígidos? Que tipo de brincadeira pode ser feito com crianças de movimentos rígidos? A Amamentação também logo diz como a situação geral do bebé está.
Elana conversa com o Dr. José Carlos Machado, pediatra antroposófico, com formação em psicanálise da criança. Condutor da roda de conversas - Ciranda de Pais - encontros sobre temas ligados à pedagogia e desenvolver infantil.
🤔 Autonomia : requer conhecimento , disponibilidade , autoridade e propriedade .
🤔 Quando pensamos nesse conceito aplicado a crianças de 0 a 3 anos, devemos considerar aspectos motores, emocionais e sociais que devem ser estimulados.
🤹♂️ reconhecer seu próprio corpo e movimento
🤹♀️ sentir-se legitimado em seus próprios sentimentos
👶 sentir-se em um lugar seguro para se lançar em experimentações.
🤔 Que atividades, jogos, brincadeiras seriam ideais para promover a construção da autonomia?
Uma das maiores inseguranças das jovens famílias é alimentar os bebés. Elana conversa com Antonella Vignati, que esclarece muitas dúvidas e traz informações valiosas!
Elana conversa com Rita Santarém sobre importância das manualidades, principalmente na infância.
No "Para saber mais" - Live com especialista, Elana Gomes convida Jaques Delgada para a segunda rodada sobre o "Vínculo". Se no último episódio falaram sobre a importância do Olhar para o vínculo, nesse episódio mostram a importância do Tato. De que que forma esses gestos podem modificar o universo ao seu redor. Siga também o perfil do Instagram @encontro.art.pt - lá encontra conteúdos diariamente para pais com filhos entre os 0 e os 5 anos.