Tudo sobre o parto da minha segunda filha.
Gravei este episódio aos 15 dias da Amália, publiquei passado 6 meses! É isto o pós-parto!
@empartoslimpos
O meu relato de parto domiciliar
A minha história de pré concepção e gravidez !
Racismo Obstétrico: Uma conversa com a Carolina Coimbra ( @aminhanossadoula.carolina ), doula e fundadora do @samane_portugal (coletivo pela saúde das mães negras e afrodescendentes na gestação, parto e pós-parto), sobre o racismo vivenciado pelas mulheres negras quando se tornam mães.
Direito ao Acompanhante: Uma conversa com a advogada Maria, na qualidade de representante da @apdmgp (Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto), sobre os direitos da grávida na questão do acompanhamento durante as consultas e parto.
Fisioterapia Pélvica: Uma conversa com a fisioterapeuta Sara Alves ( @maismulher_fisio ) sobre os benefícios da fisioterapia nesta fase de vida da mulher.
Liberdade de movimentos no parto: Um método natural de alívio da dor e com tantos benefícios para a evolução de um trabalho de parto. Um direito da mulher que muitas vezes é inexplicavelmente negado.
O Toque Maldoso: Um toque vaginal que alguns profissionais fazem "às escondidas" da grávida para "dar uma ajudinha". Uma intervenção que pode ser muito útil e ao mesmo tempo violência obstétrica.
Toques Vaginais: muitas vezes inúteis, sempre desconfortáveis.
Toques Vaginais: Sobrevalorizados.
Toques Vaginais: Rotina que tem de acabar.
Equipa multidisciplinar no parto: Uma espécie de orquestra perfeita onde os profissionais de saúde são os músicos e a grávida é a compositora.
Experiência Positiva de Parto: Importa sim.
Doulas: As guardiãs do parto. Uma conversa com a Doula Rita sobre o que é uma doula e todo o trabalho incrível que elas prestam.
Da Menstruação ao Parto: Uma conversa informal com a Beatriz Pires @Mdehormonal, psicóloga e feminista. Falamos em saúde da mulher, desde a menstruação ao parto e tá incrível, oiçam.
Coação Informada: Um react a um documento que pode vir a ser a nova moda nas maternidades. Um claro exemplo de como a assistência e a visão que ainda se tem do parto está desatualizada.
Hora Dourada: O bebé nasce, vai para o peito da mãe e ficam os dois num contacto pele a pele todos fofos e contentes a conhecerem-se e a respirar fundo depois do trabalho de parto ou cesariana. Isto parece o básico dos básicos e até regra? Parece. Isto faz-se e respeita-se em todos os hospitais portugueses? Não.
18 Endeusamento do Médico: Uma conversa com um convidado sobre a visão que a nossa sociedade tem sobre os seus "doutores" e como isso nos remete para a idade média. Uma reflexão descontraída sobre o impacto de tudo isto nos partos.
Bolsa Rota: Um jato de água, o pânico instalado, a urgência em chegar rapidamente ao hospital porque o bebé vai nascer a qualquer momento. Um cenário muito irrealista mas muito propagado de como é o início de um trabalho de parto.
Corte do Cordão Umbilical: As vantagens incríveis em esperar uns minutos para cortar o cordão umbilical. Mais um procedimento benéfico no cenário da assistência ao parto que muitas vezes é ignorado.
Anestesia no parto: Muito mais recomendada e impingida pelos profissionais de saúde, que não respeitem o parto fisiológico, do que outro qualquer método de alívio de dor. Uma escolha e um direito da mulher, que muitas vezes é criticada quando opta por não fazer uso dela.