Na 1ª semana deste Mundial de Clubes, o Porto não venceu as primeiras duas jornadas e o Benfica ainda não perdeu e ainda sonha com os oitavos. Um episódio triste de Bruno Lage com Kokçu é o que acaba por marcar a semana encarnada. Em Rui Jorge está um prazo de validade bem azedo, que se traduziu na eliminação precoce dos sub-21 das quinas, do Euro. Gyokeres já pediu pessoalmente a Varandas para ir embora, Buffon recusou Mourinho na seleção de Itália e outras saladas. Ah, e parabéns ao João Almeida e ao Fernando Pimenta!!! O Em Linha volta como nunca, brevemente! Siiiiiiiiiiiiiiiiiiu
Lembram-se da International Champions Cup, aquele torneio amigável de pré-época criado há uns anos nos EUA, e depois pela Ásia? A diferença entre essa prova e o Mundial de Clubes, é que essa devia pagar pouco. Mas, sem mais desprimor, que o Mundial que arrancou esta semana me surpreenda. A novela da saída de Gyokeres do Sporting já está no streaming: Varandas entrega transparência, o agente Hasan um ultimato e o sueco, um post. A semana ficou também marcada por um ataque nojento e violento de alguns adeptos do Sporting a rivais do FCP, na sequência de um jogo de hóquei.
Que semana linda! Em 4 dias, vencemos a história. Como quem diz, a Alemanha, passados 25 anos, com o golaço de Chico Conceição a honrar o hat-trick do pai Sérgio nesse hat-trick Euro 2000, e acabámos a semana com mais um caneca, aplicando a tática do quadrado com uma padeira de ajubarrota chamada Nuno Mendes. Hermanos, não nos levem Yamal. Tenho de falar da final do Roland Garros, da apresentação oficial de Noronha Lopes como candidato à presidência do Benfica e do vídeo de recuperação de lesão gravíssima publicado por Michail Antonio. Boa semana meus fiscais! Olé!
Foi na mesma Allianz Arena que um 2º quartento fantástico tuga voltou a vencer a Champions League. Depois de Paulo Ferreira, Bosingwa, Hilário e Rául Meireles, Vitinha e companhia desmantelaram, em nome do PSG, toda a equipa do Inter e venceram a 1ª champions league. O futebol é ainda mais bonito nos desenlaces e apesar do castigo aos italianos, foi uma festa bonita de se ver. É semana de Portugal vs Alemanha na mesma arena que a final da Champions. AVS mantém-se na 1ª liga, o mercado curtinho de transferências já corre e Conceição e Jorge Jesus estão sem clube
Ainda não era eu nascido quando se disputou a última final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting. Mas se esta trouxe a Dobradinha aos leões 23 anos depois, não foi por ser digna de registo. De Matheus a Reis a Renato Sanches, esteve em Harder o desenlace de um jogo marcado por uma péssima arbitragem e uma agressão que ainda faz correr tinta, pelo próprio. No final fica o resultado e uma festa da Taça que podia ter sido mais bem representada pelas 3 equipas. Amorim avista o Sol depois de perder a liga Europa a meio da semana com o Man United, em Itália o scudetto é do Nápoles, o 2º em 3 anos e que bem que se festeja por lá e Modric despediu-se de Bernabéu, assim como Ancelotti e Lucas Vásquez. O fim de uma era. Desabafei um bocado neste 90+5'. Resta-nos pouco mais que duas finais europeias para o final da época, fiscais!!
Que tempos estes que vivemos. A semana foi Bi, de fim do bipartidarismo em Portugal provocado pelo Chega (nós votámos), e por novo bi-campeão também por cá, o Sporting. Sim, isto foi demasiado suficente para fazer o país sofrer, Por Ventura, do esófago. Analiso tudo isto a que chamamos de campeonato, os momentos que o marcaram, a festa dos leões, do Marquês à câmara da Lisboa. Isto também é de Amorim, que joga o primeiro título europeu da carreira na 4ª feira. O Evra tem razão na máxima dele, i love this game. Aos amigos, familiares, colegas e conhecidos lagartos: Grattis till mästerskapet!
Este #93 custou um bocado gravar para um benfiquista. Uma semana apoteótica parou o país para o jogo do título entre Benfica e Sporting para 90 minutos de demasiado nervosismo onde a estratégia de jogo o emocional. O sporting vence nos cenários e está a 3 pontos do título, e tudo se decide no próximo sábado. Amorim sente-se com vergonha da época do United mas ser finalista da Liga Europa já ninguém lhe tira. Há troca de cavalheiros no Real Madrid, entra Xabi Alonso, sai Ancelotti. E muito, muito mais.
Faz 10 anos no próximo sábado 10 de maio, dia de dérbi que decide o próximo campeão nacional, que o Benfica se sagrou campeão pela 34ª vez. A única vez que de um dérbi resultou ser campeão um dos dois, foi em 1986/87, e foram os encarnados. Desta vez, há vários cenários em cima da mesa mas avizinha-se um dos jogos da década em Portugal. Lamine Yamal fez o jogo 100, aos 17 anos, pelo Barcelona. Alguém viu? Farense e Boavista remontaram na antepenúltima jornada da liga e lutam pela manutenção num puro cinema. Kane ganhou um título, fiscais. E a descrição também podia ter sido só esta. QUE VENHA O DÉRBI!!!!!!
Não é Jardel, não é Radamel. Mas será mesmo um outro nível? Faltam 7 golos a Gyokeres (em 4 jogos), para ser o melhor marcador de sempre numa época leonina e 5 para chegar aos 100 em duas épocas. Tem mais golos na liga que 11 equipas. Podia estar aqui o dia todo, mas o Liverpool foi campeão, o Barça venceu a Taça do Rei em mais um El Clássico, os ex-Porto Sérgio Conceição e Vítor Pereira destacam-se nos respetivos clubes, na semana em que faleceu Papa Francisco e ficámos às escuras por umas horas, e com mais ganas de viver. Benfica e Sporting vão ao Jamor ao fim de 29 anos, e disputam duas "finais" até ao final de maio. Há muito para penicar enquanto se está tudo a decidir. Boa semana fiscais!
Na semana em que conseguiu garantir a manutenção na Premier League numa das épocas mais penosas de sempre do Manchester United, Rúben Amorim conduziu os reds ao jogo do ano ao garantir as meias finais da Liga Europa e uma porta traseira para a Champions League. Aquele prolongamento, meu deus! Gyokeres, Mora e Pavlidis enfatizam-se como jóias dos 3 grandes e a decisão do campeão parece mesmo encaminhada para a Luz. Isto só agora está a aquecer.. O Vizela foi de 14º a 2º lugar da Liga 2 e há um nome responsável: Fábio Vieira! Boa semana meus fiscais!
A naturalidade e finesse com que Declan Rice marcou dois golos monstruosos, sendo o 2º uma barbaridade estética, ainda me deixa com dúvidas do que vi. Alguém anda por Lisboa a gravar um documentário desta edição da 1ª liga? Faltam-me explicações para tanta novela deste campeonato, em que a arbitragem quer ser o azedume do desenlace. O Boavista vai atacar as 5 jornadas finais da liga com um novo treinador de 71 anos que já foi campeão sueco, e Matic ganhou mindgame a Onana.
Esta jornada era aquela que se eu pedisse muito a todos os santinhos gregos não me davam. O Benfica amassou o Porto no Dragão por 4-1 e repetiu o resultado da 1ª volta. Diogo Costa e Anselmi pediram desculpa no final e acho que aqui está muito dito. O herói é Pavlidis, ou flop, no início desta época. Um livre direto do robot Gyokeres não chegou para evitar que o Braga roubasse à Patrão, com golo do próprio, pontos à liderança leonina, e se colocasse em 3º isolado. Os tugas foram campeões pelo PSG, e começam-se a desenhar cenários de desfecho muito sólidos nas top 5. Esta semana volta champions! Desfrutem deste oitxentxioito, meus fiscais!!
Nas vésperas de uma das jornadas mais importantes do campeonato, o pódio vence e sacode a pressão do capote. Porto x Benfica, Sporting x Braga, disputam a jornada 28 e vão sacudir também as contas do campeonato. Jesus quer voltar ao Brasil e o interesse da federação é real. O flop Mbappé atingiu os mesmos números que CR7 na 1ª época no RM, e descobri que tem um boneco de cera assustadoramente igual a ele. Vão saber mais sobre o impacto do Memphis Depay no Corinthians. Só no Brasil. Ah, esta semana também me visualizei em Ghilbi Style, já me esquecia. Boa semana fiscais!!
Após 5 meses sem seleções, Portugal regressa com o pé esquerdo, apesar de ter sido outro pé esquerdo que permitiu emendar o erro. Trincão matou a fome do golo a Portugal na Liga das Nações, sendo crucial para o apuramento da Final Four. Ronaldo volta a ser alvo de críticas, e também volta a marcar. O que há a melhorar em 2 anos de Martínez com a seleção? O que melhorou com ele? Falo de algumas coisas. A liga portuguesa regressa e já só pára em maio. Entretanto, alguém viu o golo de Pirlo este fim de semana? Oiçam-me, que é o melhor remédio. Boa semana meu fiscais!
Há 5 anos que não tínhamos uma equipa portuguesa a não chegar aos quartos de final de uma prova europeia. Uma coisa é ser-se, outra é parecer-se. Benfica e Guimarães foram eliminados. Os 3 grandes venceram na jornada 26 mas ainda há muito lavar dos cestos. Numa semana em o tridente do meio campo da seleção mostrou por essa Europa fora que não há melhor neste mundo, há motivos para sorrir. Um duplo toque de Alvarez gerou a polémica na eliminação da champions do Atlético, o Newcastle venceu um título 70 anos depois, e coitado do Dele Alli.
Ian Cathro lançou um "mote" àquilo que é preciso para se jogar no Estoril... talvez seja o mesmo que seja preciso para se jogar no Benfica, que teve a 1ª mão nas duas mãos e perdeu-a. O Vitória SC levou 2000 adeptos a Guimarães, faz história com um empate que faz sonhar e pode ter apuramento histórico. Paulo Fonseca castigado por 9 meses no Lyon, 1 mês depois de ter chegado.... que cheirinho a PSG. Esta semana Roberto Martínez volta a escolher. É mais fácil removerem ou adicionarem na vossa convocatória? Boa semana fiscais!!!
Pela primeira vez uma equipa do 4º escalão português chega às meias finais da Taça de Portugal. A magia é esta, meus amigos. Na semana de 121 anos do Benfica, as águias também carimbaram a passagem, bem como o Sporting e Rio Ave. Arranca a 1ª de duas doses de oitavos com o segundo Benfica Barcelona na Luz em menos de 2 meses e uma final antecipada. O Boavista voltou a ganhar desde dezembro, Marco Silva eliminou Amorim e Drogba defendeu o "pai" Mou. Ah, é Carnaval maltinha, let's gooooo!!
Na Vila das Aves no último domingo, havia uma espécie nem identificada (câmara do VAR) pela Sporttv num poste de eletricidade bem no alto. Claro, claro que isso teve influência num jogo em que o Sporting deixou de estar isolado na liderança da liga. Só águias e conquistadores continuam a somar nas provas europeias. Esta semana Mbappé deu-nos noites de CR7 e Gasperini tem a minha nota negativa desta semana. Faltam (mesmo) 82 dias para o fim do campeonato, só para este número não ser tão sem sal.
Estava a começar a jantar quando recebi uma notificação no telemóvel de que Jorge Nuno Pinto da Costa tinha falecido. Pensei logo pra mim, só podem estar a gozar, mas este homem é daqueles que falece? Por tantos amado, por tantos odiado, a sua figura impactou o último século do futebol português e também mundial, fosse da forma que tenha sido. Do Estádio do Dragão à Internet, passando por Lisboa, as homenagens têm movido todo o tipo de emoções. Analiso a jornada europeia em vésperas de 2ª mão dos 16-Avos de Final e digam-me sinceramente, faz algum sentido algum jogador no ativo comprar um clube?
Episódio 81 meus fiscais, boa semana!!
Um em abril, outro em maio de 2007. Quenda e Rodrigo Mora nasceram no mesmo ano e são amigos, muito antes da rivalidade. Em comum, têm o facto de serem prodígios do futebol europeu e heróis do clássico FCP X SCP da última sexta-feira. Numa jornada em que pontualmente sorriu ao Benfica, as águias perderam dois jogadores por lesão até final da época. Alguém viu o halftime show do Kendrick Lamar? Porquê que isto não há no nosso futebol? GOAT, parabéns CR7! Ah, e Marcelo, o Roque da Amiga, terminou a carreira um dia depois de Cristiano soprar as velas.