Altcoin é um termo usado para definir qualquer criptomoeda que não seja o Bitcoin. O “alt” no termo se refere à palavra “alternativa”, indicando justamente as moedas que são alternativas ao Bitcoin no mercado cripto.
Um acionista majoritário é um acionista, ou um grupo de acionistas, que detém o controle de mais de 50% das ações de uma empresa. As ações representam partes proporcionais do capital de uma empresa, conferindo aos titulares certo poder tanto de lucro quanto de decisão.
Capital segurado é o valor da indenização que o titular de um seguro ou seus beneficiários podem receber caso ocorra um sinistro (ou seja, caso algum dos eventos previstos no contrato do serviço venha a acontecer).
O Plano de Previdência Privada é uma forma de investimento em que você contribui para formar um saldo que poderá ser utilizado da maneira mais adequada ao seu momento de vida futuro.
A portabilidade é a ação de migrar o seu plano de previdência privada já existente de uma instituição para outra, ou de um fundo de investimento para outro.
A diária por incapacidade temporária, ou DIT, é um tipo de cobertura oferecida pelo seguro de vida que garante ao segurado o pagamento de uma renda caso ele fique impossibilitado de trabalhar temporariamente por conta de uma doença ou acidente.
Um fundo de investimentos é uma carteira de ativos financeiros que coleta dinheiro na forma de contribuições para investi-lo em conjunto.
Os ETFs, sigla que representa Exchange Traded Funds, são fundos de índice negociados em bolsa. Muito utilizados por quem deseja se expor de forma passiva e eficiente ao mercado, o ETF é um fundo que persegue um índice.
Economista é uma pessoa que possui um conhecimento econômico profundo o suficiente para compreender, analisar e estudar a economia como um todo.
O déficit público ocorre quando um governo gasta mais do que arrecada por um determinado período, magnitude que representa um saldo negativo entre receitas e despesas registradas por uma administração pública ao longo do tempo.
O déficit primário é a diferença entre as despesas e a arrecadação tributária de um governo. Ele inclui gastos e receitas públicas sem contar o pagamento de juros da dívida pública ou a correção monetária.
Compliance é um termo que vem do inglês “to comply”, que é quando se age de acordo com determinadas normas.
CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Trata-se de um investimento de renda fixa e está entre os mais seguros do mercado.
VGBL é a sigla para Vida Gerador de Benefícios Livre, um dos planos de previdência privada abertos comercializados no Brasil. Por ser um plano de previdência aberto, o VGBL é acessível a qualquer pessoa. Ele é oferecido por seguradoras, bancos e corretoras.
PGBL é a sigla para Plano Garantidor de Benefício Livre, uma das modalidades de planos de previdência privada disponibilizados no Brasil. Ele é oferecido por seguradoras e instituições financeiras, como bancos e corretoras. Por ser um plano de previdência aberto, ele é acessível a qualquer pessoa, física ou jurídica.
Taxa de carregamento é um percentual cobrado sobre movimentações realizadas em planos de previdência privada. Em outras palavras, é uma taxa paga pela pessoa que contratou o plano de previdência cada vez que ela faz um aporte (depósito) ou um resgate (saque).
Aporte é um tipo de contribuição, normalmente feita de maneira mensal, em relação à previdência privada. Esse é o valor que será resgatado com correções no futuro. Basicamente, são os valores pré-definidos que serão depositados no seu plano, com a finalidade de aumentar a sua reserva.
Se traduzida do inglês, a expressão buy and hold significa “comprar e manter”. O buy and hold consiste em comprar um conjunto de ações e mantê-las por um longo período de tempo até vendê-las. É uma estratégia diferente dos trades, operações realizadas diariamente.
Book de ofertas (em português, livro de ofertas) é o lugar onde é possível visualizar as intenções de compra e venda de ativos negociados em uma bolsa de valores.
Uma ação preferencial dá prioridade ao titular na hora da distribuição dos lucros de uma empresa. Além disso, o acionista tem preferência na devolução do dinheiro investido, caso a companhia venha a falir.