
No episódio de hoje eu explico, de forma simples e prática, como os análogos de GLP-1 e GIP estão mudando o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. Eu mostro o que são GLP-1 e GIP (as incretinas), como agem no metabolismo da glicose e da fome (estômago, pâncreas e cérebro), por que reduzem peso e melhoram triglicérides, LDL, pressão arterial e inflamação e quais são as diferenças entre as opções injetáveis e orais: semaglutida (Ozempic/Wegovy), tirzepatida (Mounjaro) e semaglutida oral (Rybelsus).
Também explico por que a versão oral tem biodisponibilidade menor (SNAC, acidez gástrica, DPP-4), o que esperar dos novos agonistas GLP-1 não peptídicos como o orforglipron, as indicações por IMC, os protocolos de titulação e as principais contraindicações (carcinoma medular de tireoide, gravidez/lactação, pancreatite, alergia).
No final, comparo “alternativas naturais” como berberina e metformina e esclareço limites reais para emagrecimento.
Se esse conteúdo te ajuda a ganhar clareza e tomar melhores decisões, deixa o like, comenta e compartilha. Inscreva-se no canal para não perder os próximos episódios — minha missão é tornar a saúde acessível com conhecimento simples e prático.
Acompanhe nossas mídias:
Instagram - https://www.instagram.com/drtakassi/
X - https://x.com/drtakassi
Facebook - https://www.facebook.com/drtakassi
TikTok - https://www.tiktok.com/@drtakassi
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/guiherme-takassi-013b9314/
Se inscreva no podcast "Dr Takassi":
https://open.spotify.com/show/4WDIxjtWmaqPIIsIKHPChp
Dr. Guilherme Takassi
Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo
Informações importantes:
1 - O vídeo tem puramente um caráter educativo para população em geral. Ou seja, não se trata de uma recomendação médica e ainda reforçamos que em caso de qualquer queixa ou possível conduta a pessoa deve buscar um médico / profissional da área da saúde.
2 - Por ser um vídeo focado em educação, em nenhum momento o objetivo é substituir uma consulta médica. Por isso, mais uma vez em caso de necessidade, a pessoa deverá procurar um atendimento médico.
3 - Os vídeos são produzidos com informações encontradas em livros e artigos científicos mais atuais sobre o tema. No entanto, devido a dinâmica da mudança dos conhecimentos científicos, alguns conceitos podem alterar ao longo do tempo.
4 - De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.
5 - De acordo com Art. 9º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica § 1º, não são divulgados endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço.