A riqueza é boa? A pobreza é ruim? O que a Bíblia nos diz sobre os bens materiais e nossa preocupação excessiva com eles?
O Doutrina Jovem desta semana aborda a relação entre o ser humano e os bens materiais e explica que ser “rico” ou “pobre” são situações que podem ser boas ou ruins à medida que indicam qual valor atribuímos as coisas passageiras.
Os bens materiais são importantes na medida que garantem ao ser humano o direito a uma vida feliz, mas a ganância, o acúmulo de valores e propriedades, e a preocupação exagerada com o dinheiro podem afastar o homem de Deus.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto conduz mais uma rádio aula e explica que a Igreja prega o equilíbrio na relação entre o homem e a economia, e que acumular bens materiais não deve ser o objetivo da vida do cristão.
Confira e compartilhe nosso programa “Doutrina Jovem – Um Estudo sobre o Docat”.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
No primeiro dia de 2022, o Doutrina Jovem faz uma retrospectiva dos principais temas abordados pelo programa no ano passado.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto, de forma muito didática, retorna aos assuntos das rádio aulas que acompanharam os temas propostos no livro DoCat.
O programa auxilia ainda os ouvintes, que conheceram o programa recentemente, a revisitarem temas abordados anteriormente. Confira a retrospectiva especial de ano novo do Doutrina Jovem!
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem especial de Natal fala sobre como o mistério que celebramos, de Deus que se fez criança através de Jesus, é também a história de redenção de toda a humanidade.
A rádio aula desta semana é diferente pois recorre ao Catecismo da Igreja Católica, por meio do Youcat, ao invés de utilizar os escritos da Doutrina Social da Igreja.
Em nossa edição especial de Natal não podia faltar a presença do professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja, Padre José Antônio Boareto, que explica com riqueza de detalhes porque o Natal é tão importante para nós cristãos. Confira e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem, nesta edição, conclui uma série de reflexões sobre a relação entre o ser humano e o trabalho, orientado pelos documentos da Igreja escritos pelos Papas.
A Igreja, ao longo dos tempos, aborda temas relativos ao trabalho como: salário digno, profissão, desemprego e até a atuação dos sindicatos. Em todas as encíclicas, cartas e exortações apostólicas escritas pelos Papas existe a preocupação em colocar o ser humano e sua dignidade no papel central das relações trabalhistas, que não devem tornar as pessoas “escravas” do trabalho.
O Padre José Antônio Boareto, professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja, conduz mais uma rádio aula e explica detalhadamente o tem que encerra o capítulo 6 do livro Docat.
Os ouvintes podem ainda participar deixando sua opinião no “Fala Jovem” e enriquecendo, através do debate, o programa. Confira e compartilhe através de suas redes sociais.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana apresenta trechos de documentos e encíclicas escritas pelos Papas para demonstrar que existe uma preocupação constante da Igreja em defender uma relação justa entre patrão e empregado.
As relações de trabalho são temas de documentos que vão desde a Rerum Novarum, escrita por Leão XIII em 1891, até documentos recentes como a Evangelii Gaudium(2013), do Papa Francisco.
Na rádio aula desta semana o professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto inicia a reflexão sobre alguns dos trechos dos documentos apresentados pelo Docat.
Os ouvintes podem ainda interagir com o programa deixando sua opinião no “Fala Jovem”. Confira e compartilhe.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
A Doutrina Social da Igreja não se omite ao defender o direito do trabalhador a um salário justo, condições de trabalho adequadas e até o direito a greve em determinadas situações.
A relação entre trabalhadores, sindicatos e patrões devem ser reguladas pela justiça para ambas as partes, e as negociações devem ocorrer de forma pacífica, mas sempre salientando que existe preocupação da Igreja em garantir que o trabalhador não seja explorado e que haja remuneração justa que garanta o sustento de quem trabalha e de sua família.
Mais uma vez, quem conduz nossa rádio aula é o professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto.
Os jovens também participam enviando suas opiniões respondendo a pergunta da semana no “Fala Jovem”. Acompanhe o programa e compartilhe com seus amigos.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O trabalho segue sendo o tema das rádio aulas do Doutrina Jovem e nesta semana o programa destaca como cada um, homem ou mulher, deve ter direito a um trabalho que garanta remuneração justa e o sustento de sua família.
A Igreja não é contra a propriedade privada ou contra as relações de trabalho, mas entende que não pode haver discriminação e muito menos exploração na relação patrão-empregado, e que o lucro obtido com a produção de bens deve ser destinado a criação de novos postos de trabalho e dividido de maneira coletiva, gerando melhorias sociais para todas as classes.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto mais uma vez auxilia os ouvintes a compreenderem como a Igreja orienta os cristãos a lutarem por melhores condições de trabalho e justiça social.
Os ouvintes também participam respondendo à pergunta da semana no “Fala Jovem”. Confira e compartilhe em suas redes sociais.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
A Doutrina Social da Igreja sempre olhou com carinho para a classe trabalhadora, o que não significa que ser católico é ser comunista ou marxista.
O Doutrina Jovem desta semana traz em sua rádio aula a opinião da Igreja sobre as relações de trabalho, em especial com relação ao período pós Revolução Industrial que fez com que a classe operária ficasse muitas vezes marginalizada com poucos direitos e muitos deveres.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Pe. José Antônio Boareto que todas as semanas acompanha os ouvintes, nesta edição tem a companhia do Pe. Felícissimo José Braga da Silva, o Pe. Filé, também da Diocese de Bragança Paulista.
Os ouvintes são convidados a trazer sua opinião respondendo a pergunta da semana do “Fala Jovem!”. Confira e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
A definição de justiça é o tema central do Doutrina Jovem desta semana, que traz ainda a participação do ouvinte respondendo quiz “Fala Jovem”, sobre o motivo de Deus nos amar.
O professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja, Padre José Antônio Boareto, explica que, segundo o Docat, justiça é devolver ao outro o que é de direito dele. “Somos iguais perante Deus, pois somos imagem Dele e o que eu quero que seja garantido para mim, tem que ser também ao outro”, explica.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O princípio da solidariedade concreta é um gesto de amor, ajuda a construir uma civilização melhor e é um empenho concreto para o bem-estar de todos os homens e mulheres.
O professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja, Pe. José Antônio Boareto, fala no Doutrina Jovem desta semana sobre a necessidade de estarmos mais conscientes dos nossos compromissos com a sociedade e com aqueles que tem pouco.
Acompanhe ainda a participação dos ouvintes no quiz “Fala Jovem”.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana aborda em sua rádio aula os conceitos de subsidiariedade, um dos principais alicerces da Doutrina Social da Igreja.
A palavra subsidiariedade pode até soar estranha, mas nada mais é que o conceito que define quando uma pessoa ou grupo social é incapaz de resolver seu problema e necessita, portanto, de “subsídio” ou apoio de uma pessoa ou grupo social superior.
Isso quer dizer que um pai de família é responsável pela sua casa, e o Estado não deve intervir nas decisões desse lar, à menos que seja algo necessário, como por exemplo: famílias que vivem em situação de miséria e não possuem fontes para seu próprio sustento.
O professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja, Padre José Antônio Boareto explica como esse conceito deve gerar participação e corresponsabilidade entre as partes envolvidas, mas sem gerar a falsa dependência. Acompanhe ainda a participação dos ouvintes no quiz “Fala Jovem”. Confira!
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana traz uma profunda reflexão sobre os limites da propriedade privada e sobre o conceito do que é “bem comum”.
A rádio aula conduzida pelo professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja, Padre José Antônio Boareto, explica aos ouvintes os limites da propriedade privada e sobre como isso não deve estar acima do bem comum.
Administrar os bens que recebemos em vida, obedecendo critérios de sustentabilidade e produtividade, sem que isso cause injustiça social e opressão dos mais pobres é um desafio para o ser humano.
Durante o programa o ouvinte participa através do Quis “Fala Jovem” trazendo sua resposta e opinião. Confira e compartilhe com os amigos!
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana fala sobre os princípios de dignidade, bem comum, subsidiariedade e solidariedade, que são os alicerces da Doutrina Social da Igreja.
No Docat, o capítulo quatro se dedica a explicar esses conceitos, lembrando que os cristãos atualmente são confrontados com diversos problemas de ordem social, como a injustiça, a fome e a miséria.
Padre José Antônio Boareto, professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja conduz mais uma rádio aula, explicando a importância de seguir tais princípios diante de situações de desigualdade social que colocam em risco a dignidade da pessoa.
Os ouvintes são convidados a interagir participando do quiz “Fala Jovem”. Confira e compartilhe com os amigos.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana traz uma reflexão sobre o valor da vida e da liberdade individual. Em foco do estudo está um trecho livro Evangelium Vitae, de São João Paulo II que aborda o tema.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto, em mais uma rádio aula no Doutrina Jovem, destaca que muitos grupos fazem campanhas conta a vida em nome da liberdade individual. “A maior autonomia é para a vida humana, desde concepção até a morte”, disse.
O programa traz ainda um momento de espiritualidade sobre São Maximiliano Kolbe, que a Igreja celebra neste sábado (14), a opinião dos ouvintes no “Eu Acho” e a resposta do quiz semanal “Fala Jovem”. Confira!
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem dessa semana dá continuidade aos estudos da Doutrina Social por meio de documentos que abordam o desenvolvimento humano sob o olhar da Igreja.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto, em mais uma rádio aula no Doutrina Jovem, destaca que cada pessoa é responsável pelo seu crescimento e salvação. “Somos responsáveis pelo êxito ou fracasso e isso vem pelo desenvolvimento pelo esforço e pela sociedade, que deve contribuir e colaborar para isso. Desenvolver-se é crescer em humanidade, é valer mais e ser mais”, diz.
O programa traz ainda a opinião dos ouvintes no “Eu Acho” e a resposta do quiz semanal “Fala Jovem”. Confira.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
A Igreja Católica, em sua Doutrina Social, considera o ser humano a imagem e semelhança de Deus e por isso deve ter direitos que permitam que sua vida seja digna.
Os princípios do amor fraterno entre as pessoas deveriam garantir a todos o direito à liberdade de expressão, alimentação, moradia, liberdade religiosa e outras necessidades básicas, mas nem sempre é assim. Por meio de Cartas Encíclicas e outros documentos, os Papas deixaram um rico material sobre esse assunto.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto, em mais uma rádio aula no Doutrina Jovem, explicou como esses documentos servem de base para compreender a forma com que a Igreja se posiciona diante de situações que colocam em risco a dignidade da vida humana.
O programa traz ainda a opinião dos ouvintes no “Eu Acho” e a resposta do quiz semanal “Fala Jovem”. Confira e compartilhe com os amigos através de suas redes sociais.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana traz como assunto central a bioética, utilizando os temas propostos no Docat para refletir sobre a ética da vida no momento da morte.
A dor diante do sofrimento e da doença pode gerar no ser humano uma atitude desesperada, como o desejo da morte. A eutanásia ou o suicídio assistido nada mais são do que medidas extremas diante de situações complexas que envolvem a dignidade da pessoa humana.
Diante disso, a Igreja e sua doutrina social não se omitem, e sustentam a defesa da vida até seu fim natural, o que não significa que a dor ou sofrimento sejam necessários.
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, Padre José Antônio Boareto conduz a rádio aula explicando o posicionamento da Igreja sobre um assunto tão delicado.
Os jovens são convidados a responder a pergunta da semana no quiz, “Fala Jovem” e deixar sua opinião no “Eu Acho”. Confira!
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana aborda o direito à vida e traz a opinião da Igreja sobre temas bastante polêmicos na sociedade. O que fazer diante de uma gravidez indesejada? Por que a Igreja não aceita o aborto como alternativa nem em casos de estupro? A fertilização por meio de seleção de embriões é correta?
O professor de Doutrina Social da Igreja e de Teologia, Padre José Antônio Boareto explica que a Igreja respeita e defende a vida desde o momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, e que a cultura do “descarte da vida” deve ser combatida por todos os cristãos.
O programa ainda abre espaço para a participação dos ouvintes que respondem a pergunta da semana no “Fala Jovem” e deixam sua opinião no “Eu Acho”.
Acompanhe a rádio aula desta semana e indique a seus amigos.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana trata de dois assuntos muito diferentes, mas igualmente importantes. No início da rádio aula a proposta são os direitos e deveres da pessoa humana e como os povos ao redor do mundo lidam com esse tema.
O professor de Teologia e Doutrina Social da Igreja, Padre José Antônio Boareto fala sobre a necessidade de combater situações de desigualdade que ferem os direitos humanos e em seguida aborda outro assunto bastante provocativo: a bioética.
O programa contou ainda com a participação dos ouvintes respondendo à pergunta do dia no quiz “Fala Jovem” e deixando sua opinião e comentário no “Eu Acho”.
Se você perdeu a rádio aula desta semana ou gostaria de indicar o Doutrina Jovem a um amigo confira nosso podcast.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.
O Doutrina Jovem desta semana traz, para os ouvintes, respostas para algumas perguntas atuais e relevantes em nossa sociedade.
Entre as questões, estão: homens e mulheres são iguais ou diferentes? O que diz a Igreja sobre a discriminação de pessoas com algum tipo de incapacidade? Qual a importância dos direitos humanos?
O professor de Doutrina Social da Igreja e Teologia, padre José Antônio Boareto conduz a rádio aula explicando aos ouvintes qual a resposta da Igreja sobre esses temas.
Os jovens participam através do “Fala Jovem” deixando sua resposta para a pergunta da semana e também opinam de forma ativa no “Eu acho”.
Confira esta edição do programa e compartilhe com seus amigos.
O Doutrina Jovem vai ao ar todos os sábados, a partir das 14h, na Rádio Imaculada.