
Somamos mais de 25,8 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. Representamos 50% dos negócios iniciais no país e 43,5% dos estabelecimentos totais. Hoje somos o 3º país com maior taxa de mulheres em negócios iniciais.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a mulher brasileira trabalha 5 horas semanais a mais que os homens. O tempo é calculado tendo como base a famosa jornada dupla/tripla, um termo usado para descrever a rotina de uma mulher que tem múltiplas tarefas, entre sua atuação no mercado de trabalho, afazeres domésticos e filhos para cuidar. Ou seja, o trabalho nunca tem fim e os desafios são tantos que falamos de jornada contínua.
Por conta disso, as empresárias tendem a se dedicar 22% a menos ao seu negócio em comparação aos homens empresários de acordo com a mesma pesquisa. Será?
Outros desafios bastante comuns são a falta de confiança para abrir seu próprio negócio, networking, acesso financeiro e expectativa de crescimento. Mesmo sendo diversos obstáculos, o empreendedorismo feminino é uma feliz realidade que inspira diversas pessoas.
É por esse e tantos outros motivos que surgiu o Dona Cast: para ajudar a mulher a se tornar DONA do seu próprio negócio e viver do rendimento dele.
Neste episódio de final de temporada, eu faço uma retrospectiva dos principais temas que falamos durante o ano e chamo a sua atenção para os principais pontos que precisam ser cuidados quando o assunto são negócios e dinheiro.
Aproveite para conhecer mais do meu livro em: https://gpsfinanceiro.net.br/