
Será que o fato de você não ter uma reserva financeira prejudica os teus atendimentos? Existe um valor ideal mínimo de reserva? De que forma você pode investir esse dinheiro? E, aliás, vc sabe como começar a poupar para construir uma reserva financeira?
Olá, seja muito bem-vinda ao meu programa, o Dona Cast Psi, onde ajudo psicólogas a reorganizarem sua vida profissional, permitindo que elas mantenham o foco naquilo que importa: os atendimentos.
Pra quem não me conhece, me chamo Marlise Alves, sou contadora, mentora de psicólogas e criadora do método DONA.
No episódio de hoje vou falar sobre: reserva financeira para psicólogas.
Vamos falar sobre:
Com esse vídeo, eu não pretendo abrir uma planilha e explicar cada detalhe para se construir uma reserva, nem discutir qual melhor local para depositá-la.
Vou te mostrar a importância de ter uma reserva e te passar, assim como passo pras minhas mentoradas, um meio simples para que você possa começar a sua, ok?
Mas deixa eu te perguntar: você já ouviu falar em reserva financeira? Ela também é chamada de reserva de emergência:
A reserva de emergência é um investimento de curto prazo, já que tem a função de garantir o resgate imediato em caso de necessidade. Porém, isso não implica em deixar o dinheiro se desvalorizar.
O ideal é que você tenha de 3 a 6 meses o seu custo de vida. Ahh, então é preciso fazer um cálculo (simmmm), é necessário vc ter consciência de dois valores: