Neste episódio do Dito ao Ouvido sobre formação, Pedro Brito, Associate Dean da Nova SBE Executive Education, fala-nos de liderança, empatia e aprendizagem. Destaca a coragem de fazer perguntas e revela que, todos os anos, a NOVA SBE sai da sua zona de conforto para antecipar o que os formandos vão precisar.
Pedro Nuno Ferreira, Senior Teaching Fellow na AESE, esclarece que, nesta escola para executivos, o mais importante são sempre as pessoas. Explica que o objetivo é formar líderes tecnicamente irrepreensíveis e humanamente justos, descreve o que são boas decisões e revela o que o faz ser professor.
José Júlio Alferes, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA fala-nos sobre a relação da Academia com a sociedade e as empresas, apresenta novos cursos e explica porque a formação ao longo da vida é cada vez mais importante.
José Crespo de Carvalho, Presidente da ISCTE ExecutiveEducation, fala-nos da formação para executivos, da importância relativa das boas notas e do que, a seu ver, é importante para o melhor desempenho de um executivo, seja ele líder ou liderado
O que distingue um verdadeiro economista nos dias de hoje? Neste episódio, o diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Professor Óscar Afonso, fala-nos sobre o papel da FEP na formação de líderes e nas exigências de um mercado em constante mudança.
Uma das preocupações de José Coutinho, Chief Underwriting Officer da Zurich Portugal, são os efeitos dos desastres ambientais. Neste episódio, sugere o que tem de ser feito e explica como as tecnologias digitais nos podem proteger melhor.
Ricardo Raminhos, Administrador Executivo da MGEN Portugal, não tem dúvidas quando lhe perguntamos se a MGEN democratizou o seguro de saúde em Portugal: sim. Porque, com o seu caráter mutualista, a seguradora não impõe limite de idade nem considera exclusão de doenças. Neste episódio, fique a conhecer a MGEN e como esta se tornou na 4.ª maior seguradora de saúde em Portugal e de que forma a Inteligência Artificial é utilizada para reduzir custos
Ricardo Raminhos, Administrador Executivo da MGEN Portugal, não tem dúvidas quando lhe perguntamos se a MGEN democratizou o seguro de saúde em Portugal: sim. Porque, com o seu caráter mutualista, a seguradora não impõe limite de idade nem considera exclusão de doenças. Neste episódio, fique a conhecer a MGEN e como esta se tornou na 4.ª maior seguradora de saúde em Portugal e de que forma a Inteligência Artificial é utilizada para reduzir custos.
Integrada no Grupo Allianz, a Aliianz Partners é uma das empresas de assistência principais a nível global e o seu foco é sempre o cliente final, que tem de ser ajudado onde quer que esteja. Neste episódio, conversamos com Marco Ventura, diretor comercial da companhia, que nos fala sobre o lado sexy desta atividade e conta que a transparência e a preocupação com a qualidade do serviço asseguraram em 2024 uma taxa de reclamações abaixo dos 0,02%.
Gonçalo Batista, diretor geral da Innovarisk que nosfalou sobre a importância da especialização dos seguros e explicou o que os consumidores — individuais ou corporativos - têm a ganhar quando adquirem o seguro mais adequado às suas necessidades.
O grupo neerlandês adquiriu as portuguesas Neotalent, especialista em recrutamento de talento para a área tecnológica, e a Score, consultora de sistemas de informação especialista em soluções SAP. A Conclusion distingue-se pelo seu ecossistema de mais de 30 empresas especialistas na área de transformação de negócios e de serviços de IT e conta com mais de 4.500 colaboradores. A liderar o grupo na península ibérica está Célia Vieira, com quem conversamos neste episódio do Dito ao Ouvido.
A transformação digital das empresas é um processo longo e a qualidade do serviço é o grande diferencial. É o que nos diz António Miguel Ferreira, CEO para Portugal e Brasil e Chairman em Espanha da Claranet, um das maiores prestadores de serviços de tecnologias de informação e cloud computing da Europa. Um episódio imperdível para os empresários de hoje
A Abreu Advogados foi criada há 31 anos com valores e identidade muito bem definidos. Internamente, sempre promoveu o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.Foi, por exemplo, uma das primeiras sociedades de advogados a criar políticas de parentalidade.
Para os clientes, a aposta em equipas multidisciplinares com foco na inovação e nos ESG fazem da Abreu um parceiro muito atrativo, que sabe antecipar necessidades e desafios. Sobre tudo isto fala-nos Inês Sequeira Mendes, Sócia, Managing Partner e dona de uma carreira brilhante.
A EY Law apresentou-se ao mercado em novembro passado e, embora seja a mais recente sociedade de advogados do país, nasceu com muita experiência e é fruto de uma nova visão estratégica da EY. Composta exclusivamente por advogados, atua no universo multidisciplinar da EY, com expertise em áreas tão diversas como o imobiliário, M&A, proteção de dados e private quity, entre muitas outras. Tudo isto pode ficar a saber na conversa que tivemos com os partners João Nóbrega e Sara Reis neste episódio do Dito ao Ouvido sobre advocacia.
Neste novo episódio da temporada do Dito ao Ouvido sobre advocacia, conversamos com Manuel Magalhães, Managing Partner da Sérvulo e Associados, que nos fala a sobre cultura organizacional desta sociedade. O advogado explica que a meritocracia e o humanismo em que assenta a cultura da Sérvulo e Associados faz a diferença e revela a sua satisfação quando percebe que colaboradores e clientes partilham destes valores e desta identidade
Neste novo episódio da temporada do Dito ao Ouvido sobre advocacia, conversamos com Manuel Magalhães, Managing Partner da Sérvulo e Associados, que nos fala a sobre cultura organizacional desta sociedade. O advogado explica que a meritocracia e o humanismo em que assenta a cultura da Sérvulo e Associados faz a diferença e revela a sua satisfação quando percebe que colaboradores e clientes partilham destes valores e desta identidade.
Neste episódio conversamos com Nuno Cerejeira Namora, um dos fundadores da Sociedade Cerejeira Namora, Marinho Falcão que, com sede no Porto, atua em todo o território nacional e tem presença em 77 países. O advogado, e especialista em direito do trabalho, fala-nos da advocacia de ontem e de hoje, de como se inova em Direito e porque a honestidade, a coragem e o conhecimento são os maiores desafios na vida de um advogado.
A transformação digital é uma necessidade em todos os sectores e a advocacia não pode ficar fora deste processo. Para isso existe o dataLEX, um software específico que é, na verdade, uma ferramenta jurídica já utilizada por cerca de 7 mil advogados em Portugal. Filipe Fonseca, managing partner e, ele próprio, advogado, explica como esta ferramenta de fácil utilização e acesso moderniza e facilita a vida dos escritórios de advocacia de todas as dimensões.
Falamos neste episódio com Ivon Ramalho, CEO da Izertis em Portugal, uma consultora tecnológica que chama metamorfose digital à digitalização das empresas. Ivon explica que, no caso dos clientes da Izertis, as alterações introduzidas são definitivas e mais profundas do que numa simples transformação digital. Fala-nos da otimização que se gera a praticamente todos os níveis nas empresas, desde o seu posicionamento competitivo à forma como se trabalha e acredita que, sem paixão, este processo dificilmente resultaria.
Bruno Castro, fundador e CEO da VisionWare, uma empresa especializada em segurança de informação, falou-nos sobre os desafios do mundo digital e do poder da Inteligência Artificial (IA). Revelou que, hoje, qualquer pessoa pode aceder e utilizar uma infinidade de ferramentas de IA sem saber quem as construiu e como utilizam os dados que recolhem dos nossos dispositivos. Defende que a regulamentação é a única forma de mitigar os riscos da IA e acredita, fortemente, que esta tecnologias serão sempre um complemento do Humano, nunca podendo superar a capacidade estratégica e criativa que só as pessoas podem desenvolver.