Neste episódio do nosso podcast, vamos mergulhar no mundo da sociedade greco-romana e discutir os aspectos político-sociais que moldaram essa civilização. Vamos explorar como esses elementos ainda são muito presentes na vida política do mundo ocidental atual. Se você está interessado em história, política e sociedade, não perca essa oportunidade de embarcar nessa conversa fascinante conosco. Não se esqueça de compartilhar o episódio com seus amigos e colegas e deixar seus comentários sobre o assunto.
Os acontecimentos ocorridos no Afeganistão nos últimos dias são apenas a ponta de um grande Iceberg: não é possível entender esse conflito sem levar em consideração o domínio de certos conceitos - como por exemplo, fundamentalismo, extremismo -, a natureza multifacetada da religião muçulmana, os fatos relacionados com a Guerra Fria e a luta dos povos pelo direito de afirmação de suas identidades culturais.
Quer saber o que foi falado? Vem e assista a nossa exposição!
Seja um apoiador do projeto Diálogos da História e ajude a levar conteúdo a mais pessoas! Quer ser o nosso parceiro? Contribua para o nosso projeto utilizando a Chave Pix: alissonkairo@gmail.com
A presença inglesa na América foi um evento tardio na história do continente americano, pois essa foi uma realidade apenas a partir do século 17. No entanto, a instalação de um projeto colonial inglês em solo americano não se deu de forma semelhante aos projetos coloniais de portugueses e espanhóis. Ao invés de termos uma colonização inglesa fundamentada no rígido controle metropolitano sobre suas colônias, o que percebemos é justamente o contrário: a formação de 13 colônias inglesas na América do Norte, que desfrutavam de relativa autonomia e autogoverno. Tal aspecto explica muito não apenas as particularidades políticas e jurídicas em cada colônia da América inglesa, mas também como essa realidade interferiu diretamente na autonomia que ainda hoje existe nos estados dos Estados Unidos da América. Entender o processo de colonização da América inglesa nos ajuda a compreender o porquê de todo um processo histórico que resultou na formação dos EUA.
Vem acompanhar então a nossa exposição!