Estamos chegando ao final do ano de 2024 e, para encerrar nossa segunda temporada, decidimos fazer uma grande retrospectiva sobre alguns dos principais assuntos do setor cultural neste ano: o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura; a Política Nacional Aldir Blanc; o novo Plano Nacional de Cultura; as mudanças na Lei Rouanet; a Política Nacional de Economia Criativa; e a nova edição do Programa Petrobrás Cultural.
Para isso, convidamos diversos especialistas, profissionais envolvidos diretamente com os temas que selecionamos. São eles:
Américo Córdula, ator e gestor cultural e consultor em políticas de cultura, atualmente parte da equipe do Centro Cultural do Cariri, um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte;
Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, que trabalha com economia da cultura, economia criativa e desenvolvimento territorial em mais de 270 cidades, de 34 países;
Cris Olivieri, advogada da empresa Olivieri Advogados Associados, especializada na consultoria jurídica e estratégica para arte, Cultura e entretenimento;
Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura;
Inti Queiroz, pesquisadora e articuladora cultural;
Ivan Montanari, consultor na implementação de políticas públicas para a Cultura;
Zé Renato Almeida, produtor cultural.
Também falamos sobre o que aconteceu no próprio Cultura e Mercado em 2024 e o que vem aí no próximo ano, com as sócias Daniele Torres e Larissa Biasoli.
Apresentação: Marcel Vitorino
Produção, roteiro, edição e montagem: Mônica Herculano
Acesse culturaemercado.com.br para saber sobre as principais notícias do mercado e das políticas culturais no país, e culturaemercado.com.br/cursos para conhecer nossas formações para quem vive ou quer viver de cultura no Brasil.
Estamos em novembro de 2024. Neste mês, acontece no Rio de Janeiro a 19ª reunião do G20, com o objetivo de debater temas para o fortalecimento da economia internacional e o desenvolvimento socioeconômico global. E daqui um ano, em novembro de 2025, também no Brasil, em Belém (PA), acontecerá a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, mais conhecida como COP30.
Sabemos que a Cultura tem um potencial transformador no caminho para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. Além disso, por meio da representação cultural e artística, podemos nos conectar emocionalmente com outros povos, o que também representa uma capacidade de promover articulação e cooperação.
De que maneira, então, a Cultura está sendo vista e incorporada nos debates desses grandes eventos mundiais?
Para falar sobre isso, convidamos o Paulo Feitosa, fundador e diretor da Quitanda Soluções Criativas, idealizadora e responsável pela Embaixada Cultural da Casa G20, no Rio de Janeiro. Também contamos com a participação da Adriana Barbosa, diretora executiva da Preta Hub, e do Marcelo Damaso, cofundador e diretor do Festival Se Rasgum.
Apresentação: Marcel Vitorino
Produção, roteiro, edição e montagem: Mônica Herculano
Acesse culturaemercado.com.br para saber sobre as principais notícias do mercado e das políticas culturais no país, e culturaemercado.com.br/cursos para conhecer nossas formações para quem vive ou quer viver de cultura no Brasil.