Neste episódio, recebi Rodrigo Santos, autor de São Gonçalo, para um bate-papo inspirador sobre a vida de escritor. Rodrigo compartilhou sua trajetória como autor independente, os desafios de produzir e divulgar sua obra, e como foi a transição para publicar por editoras. Se você sonha em escrever ou quer entender o mercado literário, este papo é para você!📚 Siga Rodrigo no Instagram: @bardorodrigosantos
Neste episódio, bati um papo incrível com Gabriel Ramiro, um dos influenciadores que mais entende (e ama) o Rio de Janeiro! De dicas de lugares secretos a reflexões sobre o turismo de selfie, Gabriel compartilha sua visão única da cidade, fala sobre a responsabilidade do influenciador como cidadão e ainda dá spoilers do que esperar do Carnaval e das ações da prefeitura.📍 O que você vai descobrir neste episódio:✔️ Como o turismo digital está transformando a cidade✔️ A influência além das redes: o papel do criador de conteúdo na sociedade✔️ O que rola no Carnaval além do sambódromo✔️ Políticas públicas e o futuro do Rio na visão de quem vive (e divulga) a cidade
O Carnaval, que deveria ser a celebração da cultura popular, está virando palco para celebridades e jurados distantes da realidade das comunidades. Com regras cada vez mais elitizadas e um excesso de avaliadores acadêmicos, será que o samba ainda tem espaço para quem o criou? Neste episódio, discutimos a falta de representatividade, as mudanças nas escolas de samba e como o tradicionalismo vem sendo substituído por interesses que nada têm a ver com a essência do povo. O samba está perdendo sua voz — e a culpa é de quem?Convidados: Gui e Rangel, do Mais Carnaval
No episódio de hoje, mergulhamos em 'Vale Tudo' para explorar como a novela dos anos 80 parece um espelho do Brasil atual. Discutimos os paralelos entre a crise econômica da época e os desafios de hoje, a obsessão por fama (de Raquel aos influencers digitais) e como os golpes migraram das falcatruas de Odete Roitman para os crimes virtuais. Também vamos comparamos a edição original da novela a versão atual. Será que, no fim das contas, ainda 'vale tudo' para subir na vida, ou os limites éticos mudaram? Participação: Cecília Matos
Neste episódio, Gabriela Brito Barbosa (@pensandocompartilhando) contou sua experiência no ensino público do Rio de Janeiro. O professor ainda é levado a sério? E o que será da educação no pós inteligência artificial? É um recurso que acrescenta ou atrapalha a vida dos estudantes? Falamos também sobre as escolas de Dom Pedro II e como o último imperador enxergava o legado dos educadores.
Em 2025 é comemorado 250 anos de nascimento de Jane Austen. Neste episódio, falamos sobre o romantismo na Inglaterra e no Brasil. Tudo isso com a participação especial de Moira Bianchi e Vania Nunes, do canal do YouTube Sincericídio Literário. A versão em vídeo deste episódio está no canal “Gregorio Martins”.
Já parou para pensar em como se deu a história da casa do brasileiro de classe média? Como surgiram as periferias do Rio de Janeiro e o acesso à casa própria, "incentivadas" pelos governos vigentes? No episódio de hoje, vamos voltar aos tempos de Getúlio. Também bati um papo com Daniel e Ozeias, da empresa RENO Arquitetura & Engenharia, sobre nossa relação com o lar. Mudou muito desde a pandemia?
João do Rio foi um dos expoentes da literatura e do jornalismo da Belle Époque no Brasil. Polêmico, com opiniões duais sobre tudo, viveu pouco, mas deixou um legado incalculável de crônicas, peças de teatro, contos e romances. Alguns deles já publicados, outros perdidos nos arquivos da Biblioteca Nacional. Neste episódio, a historiadora Juliana Bulgarelli fala sobre o livro "O Fim do Maxixe", organizado por ela e lançado pela Chão Editora, com textos inéditos de João do Rio.
Neste episódio, mergulhamos na fascinante trajetória do exercício físico no Rio de Janeiro até a popularização das redes sociais como plataforma de treinos. Exploramos a importância de se manter ativo para a saúde física e mental, destacando os benefícios de uma rotina de exercícios equilibrada. Também abordamos um tema crucial: os riscos do uso indiscriminado de esteroides e anabolizantes, com alertas sobre os perigos para o corpo e a mente. Por fim, discutimos como os profissionais de educação física estão migrando para as redes sociais, democratizando o acesso à informação, mas também enfrentando desafios como a desinformação e a busca por resultados rápidos. Um papo inspirador e cheio de insights para quem quer cuidar do corpo com consciência e segurança!
Como as praias cariocas começaram a receber frequentadores? Será que sempre foi assim ou o banho de mar tinha outros significados? Neste episódio, Erika Bronze conta sua trajetória até se tornar a maior referência de bronzeado no Brasil. Mariana Gomes falou sobre a invenção do biquíni e como o nosso país ficou conhecido como a monarquia dos destinos tropicais.
Dom Pedro Augusto, por quase dez anos, foi o herdeiro do trono do Império do Brasil. Filho mais velho da princesa Leopoldina, viu seus sonhos descerem ralo abaixo quando sua tia, princesa Isabel, deu à luz ao primogênito Dom Pedro de Alcântara. Muitos anos depois, quando a saúde de Dom Pedro II era questionada, houve uma movimentação para que Pedro Augusto usurpasse o trono de Isabel. O império caiu e o príncipe maldito foi levado à loucura. Neste episódio, Mary Del Priore fala sobre o livro que deu voz à história de Dom Pedro Augusto. Rafaela Medina contou a história do bairro de São Cristóvão. Já Carol Reis trouxe o contato de Sigmund Freud com o príncipe triste, antes de ser internado em um manicômio na Áustria.
Neste episódio do podcast, exploramos a rica história de "Como Água para Chocolate", destacando como a culinária é um importante registro cultural. Discutimos a forma como a comida não apenas expressa tradições e histórias familiares, mas também serve como uma via de trabalho e sobrevivência para os personagens da narrativa. Além disso, refletimos sobre o aspecto terapêutico da culinária, evidenciando como preparar e compartilhar refeições pode proporcionar conforto emocional e fortalecer laços, mesmo em tempos de dificuldades. Através dessas lentes, o episódio ilumina a profunda conexão entre alimentos, cultura e emoções, refletindo sobre seu papel central na vida humana.
Márcia Almeida contou sua experiência cozinhando feijoada na Suíça e Cristiana Lembo fez uma análise sobre o cozinhar e o nosso emocional.
No episódio de hoje do nosso podcast, mergulharemos na novela "Garota do Momento", da Rede Globo, e sua imersão na cultura brasileira dos anos 50. Abordaremos a atmosfera vibrante do Rio de Janeiro da época, refletindo sobre a inclusão e a conexão dos personagens com a realidade brasileira. Agradecimentos: Ana Célia Barreto e a pesquisa de Paula Acioli no livro "A Culpa é do Rio".