
As letras das suas canções serviram de mote: "Vem de novo", "Graça Comum", "É preciso que eu diminua" e muitas outras. Isto porque Samuel Úria é um dos mais talentosos e destacados letristas, músicos e compositores da sua geração. A facilidade com que se joga às palavras e, acima de tudo, o conteúdo, intensidade, honestidade e a intenção de cada verso valem a pena ser assunto. E prevalece sempre um certo mistério - à medida que o vamos escutando ou lendo (e vale muito a pena), nasce em nós um desejo de conhecer melhor este homem de Tondela. A sua vida é marca de água das suas canções e, como ele próprio diz: "a minha música é um esvaziamento".
Nesta conversa partimos das suas letras para falarmos sobre a sua vocação, a relação com os outros, a dualidade entre a solidão e a companhia, a Graça imerecida em que vivemos, a honestidade na criação, e fica a ecoar em nós a seguinte frase: "A plenitude não pode estar em nós. Se a plenitude está em nós, começa a haver uma espécie de autofagia e, de repente, estamos a ir buscar forças, alento e inspiração aos nossos próprios órgãos e começamos a consumi-los. Se for só uma coisa minha, não faz sentido. Tem de ser entregue."
Convocatória é um podcast que fala sobre os temas mais importantes da vida com a ajuda de muitos dos melhores do nosso país. Serão 23 conversas, cada uma com um tópico diferente. Associado ao livro com o mesmo nome, e publicado na Casa das Letras, pelo treinador de futebol/autor/comentador desportivo Francisco Guimarães, Convocatória - conversas para ir a jogo - é um conjunto de entrevistas a 23 personalidades de áreas diferentes, marcantes para Portugal e para o mundo. As conversas são sobre os assuntos mais variados e importantes do Ser Humano, desde a Beleza, a morte, o sentido de humor, o trabalho de equipa e muitos outros. Tem o apoio da editora Leya e está disponível nas habituais plataformas de áudio.
O livro que deu origem ao podcast está disponível em: https://www.leyaonline.com/pt/livros/biografias-memorias/convocatoria-conversas-para-ir-a-jogo/