Continuação da uma conversa franca e cheia de bastidores e detalhes sobre fakenews, jornalismo investigativo e o futuro da comunicação em tempos de inteligência artificial com o superpremiado e experiente jornalista de Zero Hora Humberto Trezzi.
Uma conversa franca e cheia de bastidores sobre fake news, jornalismo investigativo e o futuro da comunicação em tempos de inteligência artificial com o superpremiado e experiente jornalista da Zero Hora Humberto Trezzi.
Neste episódio do Contracast, as graduandas de Escrita Criativa Isabel Lopes, Samantha Schardosim e Fernanda Mendes conversam em tom informal sobre as princesas da Disney e suas personalidades, relevância e aspectos divertidos que normalmente encontramos nas obras da Disney.
Neste Contracast, Bruna Santiago, mãe, pesquisadora e doutoranda em História pela UFRGS, explora temas como literatura, questões raciais e gênero. Autora de O Pensamento de Angela Davis: Perspectivas de Liberdade e Resistência (Editora Temporada, 2021) e Queloides (Editora Caravana, 2023), Bruna traz reflexões críticas sobre censura, conectando ativismo e produção cultural.
Tempo. Nos artistas, cria-se a sombra do passado e o medo do futuro; alguns almejam a eternidade, enquanto outros lamentam o não vivido. Neste episódio, Matheus Müller e Luis Saavedra discutirão o enigma do tempo.
Citações:
Saavedra, Luis Alberto. Enigma do Tempo
Petrarca, Francesco. Canzoniere Moraes, Vinícius de. Poética I. In: Antologia Poética Hölderlin, Friedrich. Hiperíon Heidegger, Martin. Ser e Tempo
Agradecimentos à Luis Alberto Saavedra.
No episódio de hoje, Giovanna Martinelli dos Santos e Lucas Studzinski discutem as sobre as nuances das publicações de hoje em dia: diagramação, conteúdo, tradução, uso de IA e ilustração.
Citações:
Alice no País das Maravilhas (1865) de Lewis Carroll
O Queijo e os Vermes (1976) de Carlo Ginzburg
Columbine (2009) de David Cullen
Frankenstein (1818) de Mary Shelley
Zona Livre (2023) de André de Carvalho
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)
No episódio de hoje, Paulo Paveck e Matheus Müller discutem as décadas de ouro de Hollywood, dos atores ícones do cinema mundial, relatando curiosidades e dicas de filmes.
Já imaginou brigar por causa de livro? KKKKKKKKKKK... Agora imagina por adaptação de livro? Pior ainda, né? Bora embarcar então nesse torneio e descobrir conosco qual a MELHOR ADAPTAÇÃO DE TODAS (ou quase todas).
Citações:
Alice no País das Maravilhas (2010);
Blade Runner O Caçador de Andróides (1982);
Coraline e o Mundo Secreto (2009);
Divergente (2014);
Drácula de Bram Stoker (1992);
Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001);
Hellraiser Renascido do Inferno (1987);
Jogos Vorazes (2012);
O Código Da Vinci (2006);
O Gâmbito da Rainha (2020);
O Poderoso Chefão (1972);
Orgulho, Preconceito e Zumbis (2016);
O Silêncio dos Inocentes (1991);
Percy Jackson e os Olimpianos (2023-hoje);
Procura-se (2022);
Rambo Programado para Matar (1982);
A dupla dinâmica Leonardo Casagrande e Roberto Vizú bate um papo com os irmãos Juliano e Gustavo Ramos -- da banda Fumaça Urbana -- sobre intersecções entre a música e a literatura com foco especial na composição lírica.
Instagram do Fumaça Urbana: fumacaurbana_
OBS: devido a complicações na captação, a qualidade do áudio varia.
Neste episódio, os alunos Leonardo "Leo" Pasa e Luiza Alves conversam com Andrezza Postay — psicóloga e professora, doutoranda em Escrita Criativa na PUCRS —sobre o surgimento e a transformação do gênero horror em uma perspectiva queer: o Horror Queer.
Sugestões de Horror Queer:
The Last of Us Parte 1
Bodies Bodies Bodies
Entrevista com o Vampiro
Hellraiser
Love Lies Bleeding
Death Becomes Her
Nosferatu
Pânico
Chucky
Yellowjackets
Entrevista com o Vampiro
American Horror Story
Hannibal
Nossa parte de noite - Mariana Enriquez
It Came from the Closet: Queer Reflections on Horror — Joe Vallese
Carmilla — Sheridan Le Fanu
*Referências*
VALLESE, Joe (ed.). It came from the closet: queer reflections on horror. New York: The Feminist Press, 2022.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. Touching feeling. Durham: Duke University Press, 2003
Luísa Irulegui e Mario Reis compartilham suas reflexões e experiências sobre a escrita em tempos de tragédia ou acerca de eventos trágicos.
Referências:
Embarque conosco em uma jornada sombria e intrigante pelo mundo da literatura gótica neste episódio especial do podcast. Junte-se a nós para uma envolvente conversa com a renomada escritora Irka Barrios, enquanto exploramos os mistérios e a profundidade da literatura gótica, com foco especial na obra de Mary Shelley, "Frankenstein'". Irka também nos presenteia com insights exclusivos sobre seu mais recente livro, 'O Vespeiro', mergulhando nas teias de suspense e intriga que tecem sua narrativa. E como cereja do bolo, um convite especial aguarda no final da conversa, cortesia de Irka.
Como eu faria uma descrição para esse episódio? Hmmm… Preciso pensar. Talvez me anime a escrever algo se eu tomar um café, passear, cozinhar um brigadeiro, fazer um ritual de ânimo que vi nas runas escritas com sangue no porão do meu avô cheio de fósseis de criaturas ancestrais que eu sem querer reanimei ao ler o parágrafo errado e agora condenei todas os seres vivos do planeta! E meu brigadeiro queimou! Esse sem dúvida não é um processo criativo saudável, mas talvez o Contracast de hoje me ajude na busca de um. Até porque, esse é o tema.
“Frankenstein” (1818), Romance de Terror Gótico, por Mary Shelley.
Nesse episódio, Hayley e Victória discorrem sobre um tema ainda sensível na literatura: o luto. Por que é tão difícil encontrar narrativas que respeitem esse tema?
Neste episódio, os alunos Leonardo "Leo" Pasa, Luiza Alves, Matheus “Mei” Castro e Raissa Lopes dão uma raspada na vastidão de conteúdos das conhecidas Fan fictions e compartilham suas experiências pessoais de forma descontraída.
@Falem_Versos