SEXTOU MAIS UMA VEZ! E o Contemporássico tá de volta com um dos livros mais sensíveis e bem escritos que li no ano. O Filho de Mil Homens me emocionou, me ensinou, me deu esperança e me deu aquela sensação mágica que só uma leitura boa pode dar: A fé de que há mais bem do que mal no mundo.
Sentiu a força transformadora desse livro? Então dá o play e vem conhecer essa pérola que agora tá eternizada no nosso podcast.
HABEMUS SUPERMAN!
É isso mesmo, ouvintes absolutos do Contemporássico: O Universo Absolute da DC segue em alta, conquistando cada vez mais fãs e dominando esse Brasilzão, principalmente agora que temos o Absolute Superman em mãos. Cê já leu? Tá pensando em ler? Gosta do Azulão, mas não tem certeza se ele vai funcionar nesse novo universo? Então dá play nesse episódio e entre no trenzinho do hype com a gente!
Mais um livro do Stephen King adaptado para os cinemas em 2025! Parece que todo mês é Halloween pra esse homem, né? Bom, pra nós que somos mais da leitura, cabe conferir o material original e ver o que é tão empolgante a ponto de voltar às prateleiras depois de 43 anos de sua publicação e ainda estar em alta. E ó, devo dizer que TEM RAZÃO DEMAIS PRA AMAR ESSE LIVRO!
Parte 2 do Gibizada de Setembro e Outubro de 2025, que dessa vez não fala sobre Superman, promessa!
Nesse restinho de mês rolou Amarelo Seletivo da Conrad, Wolverine 21, Esquadrão Suicida: Time dos Sonhos e Poder Absoluto: Marco Zero e o saldo tá positivíssimo, meus bons! Dá o play pra ver o que é bom e o que é ótimo!
Uma overdose de Superman! Nesse episódio de GIBIZADA, eu falo de quatro HQs do Superman que li nos meses de setembro e outubro e achei por bem deixar tudo juntinho nessa primeira parte. Papo de gibizeiro pra gibizeiro, desavergonhadamente DCnauta hoje, hein?
Ursinhos Carinhosos no mundo de Dexter? É esse quadrinho que tá ganhando prêmios pelo mundo e chocando a gibisfera? Então, sem demora, vamos mergulhar nessa atmosfera sufocante e estranhamente familiar do mais novo lançamento da Darkside: Hoje é um Belo Dia para Matar veio pra te tirar do lugar comum e revelar uma face muito mais macabra da sociedade.
O Ensaio Contemporássico de hoje é um pouco mais do que um simples ensaio. É um desabafo, um incentivo, um manifesto sobre racismo, desigualdade, preconceitos, sobre o Brasil, os Estados Unidos e estatísticas universais que provam a ameaça constante sobre a qual o povo periférico vive. Mas enaltece nossos guerreiros, nossa arte, nossa vida! Hoje falamos sobre Tupac e sobre o livro O Ódio que Você Semeia, de Angie Thomas
No mês do Dia das Bruxas, nada mais justo do que trazermos um dos MELHORES e mais sombrios livros da literatura nacional contemporânea. E aqui eu destaco que cheguei atrasado, mas estou completamente rendido aos livros da Ana Paula Maia. Esse livro esbanja estilo, impõe reflexões sombrias e interessantíssimas, apresenta um protagonista complexo e uma trama contemplativa, mas nada monótona. Que espetáculo esbagaçador de mentes é Enterre Seus Mortos.
Segundou com mais um Especial X-Men porque essa fase tá atingindo um público cada vez maior, surpreendendo em alguns aspectos e decepcionando em outros. Ou será que não? Dá o play nesse que talvez seja o último especial X-Men em algum tempo por aqui. Por quê? Tá aí outra resposta que só vem com o play.
A mim, meus X-Men!
Estamos de volta ao Universo Ultimate da Marvel, agora no título mais diferentão e surpreendente da linha: Ultimate X-Men!
Escrito e desenhado por Peach Momoko, esse título pegou os fãs desprevenidos, apresentou algo totalmente diferente do clássico jeito Marvel de contar histórias e agradou desde véio acomodado até leitores de mangá que resolveram ter sua primeira experiência com comics. Dá o play pra entender o que tem de tão diferente nesse novo título!
Após fechar a última página do livro Ponciá Vicêncio e sentir toda a intensidade da arte de Conceição Evaristo, algo me levou ao interior e à música Jeito de Mato. Como essas duas obras se conectam? E por qual razão esse episódio tá emocionando geral? Você só descobre e sente tudo isso dando play no nosso quarto Ensaio Contemporássico!
HABEMUS BATMAN!
Sim, meus queridos DCnautas, o Universo Absolute da DC está em terras brasileiras e agora todos podemos conhecer o que essa nova iniciativa tem de tão surpreendente para apresentar aos leitores. A boa notícia? O negócio é bom! Quão bom? Só ouvindo o nosso PLANTÃO ABSOLUTO!
Encostando no fim do mês, uma leitura BEM Sessão da Tarde vai muito bem, né? Pois é isso que temos em Minha Melhor Parte, de Hannah Bonam-Young, livro que li com meu Clube do Livro e acabou rendendo um ótimo papo sobre expectativas na literatura. Episódio delicinha, fresquinho e surpreendentemente reflexivo. Bora trocar essa ideia?
Tal como o Contemporássico numa já longínqua época, Laila Starr também experimenta morte e retorno à vida diversas vezes. A diferença é que a gente quer perpetuar a vida de obras literárias, enquanto Laila quer mais é seguir livre para exercer seu sombrio - ou será que nem tanto assim? - trabalho: a morte!
Resenha rápida, mas cheia de sentimentos, de um dos meus quadrinhos favoritos da vida!
Edição especialíssima para comentar a nova fase dos X-Men no Brasil. Renascidos das cinzas após o fim da longeva fase Krakoa, os mutantes chegam nas bancas com três revistas número 1 e já estão furando a bolha da gibisfera. E você, já tá com as suas novas revistas X-Men em mãos?
Mais um episódio que entra no trenzinho do hype de livro amado pelas redes sociais! Hoje o Contemporássico resenha sobre o mistério do best-seller A Empregada, de Freida McFadden. Papo descontraído de livreiro que te pede pra arrastar uma cadeira e curtir essa resenha sobre esse, que foi o livro do ano em vários Clubes do Livro.
O Ensaio Contemporássico de hoje vem revolucionário, político e não vai ceder nem mesmo ao Galactus. Bora falar um pouco de história através da representação de ditadores nas histórias de super-heróis?
Dobradinha de episódios especiais? TEMOS!
Nossa Gibizada mensal chegou pra ficar e abraçar gibizeiros e gibizeiras de todo o Brasil. Essa é a parte final da Gibizada de Agosto, que conclui as resenhas das minhas leituras de quadrinhos no mês. Cê curte um papo de gibizeiro? Então vem fechar essa Gibizada aqui no Contemporássico Podcast!
Estreando mais um novo quadro aqui no Contemporássico. Sejam bem-vindos ao Gibizada!
Quadro mensal que promete representar gibizeiros e gibizeiras ao redor do mundo num papo honesto sobre os gibis lidos no mês de Agosto.
Voltamos ao Universo Ultimate da Marvel, agora para comentar o Pantera Negra. Este que tem sido o menos badalado título da iniciativa da Casa das Ideias, foi escolhido pra ser meu primeiro encadernado resenhado. Vocês leram? O que acharam? Deixa aqui nos comentários e bora maratonar Ultimate juntos!