
Estamos vivendo um período de pandemia e crises em que muitas pessoas estão experienciando estados mentais dolorosos que parecem não ter escapatória. Às vezes pode até parecer que não vamos nos sentir bem novamente. Com a motivação de compreendermos melhor as emoções que sentimos, decidimos explorar ensinamentos de sabedoria que apresentam maneiras eficazes para lidarmos com elas.
Neste último episódio sobre as emoções, exploramos a terceira maneira apresentada pelo mestre Mingyur Rinpoche (@mingyurrinpoche) para nos relacionarmos de uma forma mais consciente com as nossas emoções, o Enxergar a Natureza das Emoções (disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Utx-9dn9sj0&t=3s). Nesse ensinamento, a maneira apresentada não é fácil, mas sua prática pode ser muito reveladora. Mingyur Rinpoche nos convida a observar a emoção que estivermos sentindo com profundidade e notar que ela é feita de partes, como sensações, imagens e pensamentos, que estão todas em constante mudança. Além disso, ele afirma que, ao observar, descobriremos que as emoções dependem de causas e condições como as circunstâncias do que estamos vivendo no momento, onde estamos e com quem estamos nos relacionando. E, se conseguirmos olhar ainda mais e de forma mais profunda, talvez enxerguemos que a emoção perdeu seu significado e nós podemos nos ver livres de seus efeitos.
Entusiasmadas para explorar essa maneira de enxergar a natureza das emoções e contemplar o que nossa prática de observação nos revelaria, nós convidamos alguém com mais experiência na investigação sobre as emoções para nos apoiar. Ficamos muito felizes que a Nathalia Roberto (@nathaliaroberto) aceitou o convite para conversar com a gente. A Nathalia se formou em Comunicação Social com pós-graduação em Marketing e atuou um bom tempo no mercado da moda. Durante os anos de 2013 e 2020 ela foi também uma das cocriadoras da Kind, uma empresa que oferecia espaços de conexão entre mulheres. Nesse meio tempo, ela fez a formação do CEB, sigla em inglês para Cultivando Equilíbrio Emocional, e vem trabalhando para ampliar as possibilidades de conversa aberta sobre emoções, inclusive por meio de um podcast, o Podcast das emoções, e do Curso das Emoções (@ocursodasemocoes). Nossa conversa com a Nathalia clareou algumas coisas e deixou a vontade de seguirmos investigando as nossas experiências emocionais.
Esperamos que você desfrute do papo e que as maneiras de lidar com as emoções que apresentamos nesta série de três episódios possam de alguma forma te apoiar nas suas experiências diárias. Esse tema é vasto e tem muito que ainda poderia ser explorado, por isso, se sentir vontade, compartilha com a gente: como você tem lidado com as suas emoções?
Você pode nos encontrar no instagram @contemplariopodcast ou no e-mail contemplariopodcast@gmail.com.