
Uma das coisas que nos conectam como seres humanos são as emoções que sentimos. Nos tempos turbulentos que vivemos, elas estão afloradas e não tem sido fácil lidar com o que temos sentido diante de tantas perdas, lutos, crises, mudanças, injustiças e escândalos. Como podemos lidar melhor com essas emoções? O que elas têm a nos dizer?
Diante dessas perguntas, veio a motivação de fazer uma série de três episódios sobre as emoções. Olhamos para dentro, buscamos coragem, pegamos na mão de pessoas que compartilham ensinamentos de sabedoria e formas de encarar este momento que vivemos, para olhar mais atentamente para isso que sentimos.
Neste primeiro episódio vamos contemplar a primeira das três maneiras que o mestre Mingyur Rinpoche apresenta para nos relacionarmos melhor com as emoções, o Abandonar (disponível aqui: (964) Three Ways of Relating to Emotions: Abandoning - YouTube). Usualmente, quando sentimos uma emoção somos arrastados por ela e só notamos posteriormente, às vezes com uma certa frustração por não termos lidado melhor com a situação. Essa prática de abandonar nos convida a contemplar, se eu não vou com a emoção, o que acontece? Quais são os benefícios quando eu solto as emoções?
Mais do que encontrar respostas, nós exploramos essas perguntas e o que essa prática de abandonar pode nos ensinar. Convidamos você a se aventurar com a gente e esperamos que possa ser benéfico no contexto em que está vivendo.
Se quiser compartilhar com a gente como este episódio te tocou, ou entrar em contato por qualquer motivo, você pode nos encontrar no Instagram @contemplariopodcast ou no e-mail contemplariopodcast@gmail.com.