Que tal conhecer como uma câmara municipal de vereadores vem utilizando videocasts de forma bem sucedida para informar e engajar a população? No PodCase de hoje, conversamos com Michelle Stival, coordenadora de multiplataformas da Câmara Municipal de Curitiba.
Vamos descobrir como é o processo de produção dos videocasts da CMC, como foi a transição de podcasts para videocasts, que temas chamam mais a atenção e dão mais resultados e muito mais.
Nesta pílula, compartilho algumas novidades, como o lançamento de e-books e um curso, e também trago reflexões recentes sobre comunicação digital e a postura de organizações públicas nas redes sociais.
Link para baixar o e-book do Podcast:
Link para baixar o e-book Políticas Públicas:
Link para conteúdo da YouPix:
https://www.youpix.com.br/blog
Você já parou para pensar na relação entre Experiência do Usuário (UX) e comunicação? Aliás, será que você sabe exatamente o que envolve um trabalho de UX?
Neste episódio, vamos conversar com o especialista, mestre e doutor em artes visuais e semiótica, Airton Jordani. Ele vai trazer os fundamentos do UX e como eles podem ser aplicados na comunicação pública, e vice-versa: como a comunicação pode aperfeiçoar o processo de UX e assim, juntas, gerar ganhos e melhorias para as pessoas envolvidas.
Uma ferramenta muito usada para vendas pode nos ajudar a oferecer conteúdo mais relevante e aprofundado para as nossas audiências. No PodCase de hoje, vamos conhecer como a Assembleia Legislativa do Mato Grosso vem utilizando automação no Instagram.
Quem nos conta sobre a iniciativa é Yuri Caseiro, analista de comunicação, e Ricardo Sardinha, gerente de marketing, ambos da ALMT.
Nesta pílula, compartilho um pouco da minha trajetória ao longo de 20 anos de serviço público: como ingressei na carreira, o que me ajudou no caminho e cinco práticas que fizeram (e ainda fazem) diferença para minha construção pessoal como comunicadora pública. Um conteúdo direto do coração para quem está começando ou para está buscando dar um novo gás na caminhada.
Manter contatos com a imprensa, respondendo demandas e enviando releases, é uma das práticas mais antigas dentro da assessoria de comunicação. Como você vem desenvolvendo essa atividade hoje em dia? Será que você precisar “dar um F5” nas suas abordagens e estratégias?
Neste episódio, vamos ouvir Salatiel Cícero, profissional que atua com assessoria de imprensa há mais de 15 anos, e Adriana Aguiar, jornalista e editora, com mais de 20 anos de experiência em redação de grandes veículos. Eles nos contam sobre métodos atuais que dão resultados quando o assunto é formar alianças produtivas com a imprensa em prol do interesse público.
PodCase citado no episódio:
Contatos do Salatiel Cícero:
www.salatielcicerojornalista.com.br
@salatielicicerojornalista
Para quem quer entender as bases da Comunicação Pública e ampliar o repertório teórico, preparei uma seleção de leituras que ajudam a compreender os fundamentos da área e podem nos deixar ainda mais apaixonados pela atuação cidadã por meio da comunicação.
No quadro "Kit de Sobrevivência", exploramos as ferramentas, práticas e valores que comunicadores públicos consideram essenciais para o exercício da profissão, sempre com foco na cidadania e no interesse público.
Neste episódio, recebemos Celso Gomes — jornalista e advogado, com mais de duas décadas de experiência na Justiça do Trabalho. Ele compartilha os itens fundamentais do seu kit de sobrevivência.
Contribuir para o bom uso das mídias sociais, construir ambientes digitais mais respeitosos e diminuir a desinformação: o Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais do TCE-ES é um case que você precisa conhecer.
Quem explica a iniciativa é Clarissa Scardua, coordenadora de publicidade e redes sociais da Secretaria de Comunicação do TCE-ES .
Para baixar o Guia, acesse:
https://www.tcees.tc.br/wp-content/uploads/2025/04/GUIA-REDES-SOCIAIS-TCE-ES.pdf
O mundo de hoje é VUCA e BANI. Esses são acrônimos (em inglês) para volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA) e também frágil, ansioso, não-linear e incompreensível.
Permavucalution é um termo usado para o contexto de crise permanente no mundo VUCA.
Como fazer comunicação no meio de tudo isso? Quais são os maiores desafios para os profissionais de comunicação nesse contextos? E a comunicação pública, como deve atuar?
Quem responde isso e muito mais é Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria e do WOB - Women on Board, Conselheira do MeToo Brasil, coautora do livro “Muito além do Media training – O porta-voz na era da hiperconexão”, professora na Fundação Dom Cabral e no Instituto Rio Branco.
Neste link, é possível baixar os e-books comentados durante o episódio: https://oficina.ci/
Cláudia Lemos, jornalista e servidora da Câmara dos Deputados, é uma referência na comunicação pública. Com mais de 30 anos de experiência e uma trajetória que inclui a presidência da ABCPública por 4 anos, ela compartilha os itens essenciais do seu Kit de Sobrevivência: posturas, práticas, dica de leitura e tudo o mais que a ajuda a navegar pelos desafios da área.
Link para inscrição no bate-papo citado durante o episódio:
https://doity.com.br/comunicacao-publica-em-2025-modos-de-fazer.
Se você trabalha tanto que acha que fazer pesquisas e montar diagnóstico é algo totalmente fora da sua realidade, não deve deixar de ouvir esse episódio. Nele, Grazielle Albuquerque fala sobre a importância de mantermos um olhar atento constante para os contextos em que estamos inseridos, como forma de mapear fluxos de informação e, consequentemente, ampliar os resultados das nossas entregas de comunicação.
Grazielle Albuquerque é jornalista e doutora em Ciência Política pela Unicamp. Trabalha como consultora e pesquisa o Sistema de Justiça e sua interface com a mídia. É fundadora e vice-coordenadora do GT de Comunicação e Justiça da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e diretora de capacitação do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Em 2023, lançou o livro “Da lei aos desejos: o agendamento estratégico do STF” (editora Amanuense). É coordenadora de pesquisa da Defensoria Pública do Estado do Ceará.
Nesta pílula, listo alguns cursos e congressos de comunicação previstos para 2025.
Para entrar em contato comigo e se cadastrar no mailing:www.alinecastrocomunica.com.br
14º Redes WeGov
Organização: WeGov
Formato: Presencial, em Florianópolis
Duração: 29 e 30 de abril
Descrição: o evento visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais do setor público, acadêmicos e especialistas em governança, tecnologia e inovação.Link:https://wegov.com.br/14-redes-wegov/
Programa Avançado em Comunicação Pública 2025
Organização: ABCPública em parceria com a Aberje
Formato: Online
Duração: 60 horas, em 10 módulos
Período: De 17 de maio a 1º de novembro de 2025
Descrição: Este curso é voltado para profissionais da área pública e aborda temas como linguagem simples, estratégia e planejamento, comunicação digital, gestão de crises, entre outros. Cada módulo traz especialistas renomados e inclui debates.
Link:https://abcpublica.org.br/curso-completo/
III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública)
Data: 20 a 22 de outubro de 2025
Local: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE
Tema: "Emergência Climática e Direito à Informação"
Descrição: Este congresso é uma iniciativa da ABCPública em parceria com a UFS. Durante três dias, profissionais, pesquisadores e estudantes discutirão práticas de comunicação pública e suas relações com cidadania, direitos humanos e democracia. A programação tem palestras, mesas-redondas e apresentações de artigos científicos.
Link: abcpublica.org.br
Pós-graduação Comunicação em Saúde (PUC-Minas)
Formato: Online, aulas assíncronas
Duração: 432 horas/aula (equivalente a 360 horas)
Período:Liberação das aulas em 24/03/2025.
Descrição: A especialização em Comunicação em Saúde associa teoria e prática e proporciona conhecimento sobre o sistema de saúde brasileiro, legislação, planejamento e tecnologias inteligentes que aumentam a efetividade na comunicação e gestão. A comunicação é apresentada como direito, estratégia e ferramenta para interface com a alta gestão das organizações e fortalecimento da cidadania.
Link:puc-minas
Pós-graduação Comunicação Pública e Governamental (PUC-Minas)
Formato: Online
Duração: 432 horas
Período: De 8 de abril de 2025 a 18 de junho de 2026
Descrição: O curso visa suprir lacunas na formação de profissionais de comunicação, qualificando-os para atuar na esfera pública. Aborda conceitos e contextos, além de ferramentas aplicáveis em áreas como jornalismo e relações públicas.
Link:puc-minas
48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025)
Etapa Remota: 11 a 16 de agosto de 2025
Etapa Presencial: 1 a 5 de setembro de 2025
Local da Etapa Presencial: Centro Universitário FAESA, Vitória, ES
Tema: "(Re)pensar a Comunicação - ensino, pesquisa e extensão"
Descrição: Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), este congresso anual reúne milhares de participantes para debater tópicos como jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, produção editorial e políticas públicas de comunicação.
11º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
Data: 14 a 16 de maio de 2025
Local: Unicap, Recife, PE
Tema: "Ciência Aberta, Humanidades Digitais e monetização de dados: desafios democráticos e epistemológicos para a pesquisa em Comunicação e Política"
Descrição: Este congresso promove debates sobre temas emergentes na interface entre comunicação e política, com foco em ciência aberta e humanidades digitais.
Link: congresso2025.compolitica.org
Intercom Sudeste 2025
Data: 15 a 17 de maio de 2025
Local: PUC-Campinas
Tema: "(Re)pensar a Comunicação como conhecimento, formação e práticas profissionais"
Descrição: Este congresso regional reúne pesquisadores, profissionais e estudantes da área de comunicação para discutir temas relevantes e compartilhar pesquisas.
Quais estratégias e formatos de comunicação digital prometem resultados em 2025? Como planejar, criar e abordar temas difíceis em um contexto polarizado? Neste episódio, exploramos tudo isso e mais: como promover interações autênticas com as audiências? E funil de conversão faz sentido para organizações públicas?
Para isso, recebemos PV Bispo, da Prefeitura de Salvador, e Luciano Galvão, da Assembleia Legislativa de Pernambuco. #redessociais #comunicaçãodigital
Um bom planejamento de comunicação vai além de uma lista de objetivos e ações estratégicas. Definir mensagens-chave (key messages) pode ser o “pulo do gato” para dar consistência e promover efetividade àquilo que almejamos desenvolver. Nesta pílula, compartilho dicas de como estabelecer essas mensagens-chave no novo ano que se inicia.
Conteúdo ruim e desagregador, que nos empobrece mentalmente.”Brainrot” significa “apodrecimento mental” e foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford. Qual o papel da comunicação pública para que em 2025 possamos eleger uma palavra melhor?
Em tempos em que nunca tivemos tanta conexão tecnológica, paradoxalmente nunca estivemos tão desconectados de nós mesmos, de pessoas que pensam diferente de nós e também da natureza.
Nessa pílula, vamos acompanhar cinco ideias principais de “reconexão” para que possamos ter um 2025 mais agregador e com mais respeito e união.
As cinco formas de reconexão apresentadas no episódio são:
1) Compromisso com conteúdo de qualidade
2) Interação humana e empática nos canais de comunicação
3) Criação de espaços de participação e diálogo
4) Reflexão sobre nossas ideias próprias e originais
5) Reconexão com a natureza
Abaixo, a transcrição do trecho do livro “Teoria U” de Otto Scharmer, lido durante o episódio:
(...)
Um senso social profundo de que toda humanidade está ligada por um vínculo ou campo tácito, invisível
Um senso democrático profundo de que, por fim, toda a legitimidade flui a partir de estruturas que viabilizem a participação inclusiva
Um senso cultural e espiritual profundo de que estamos em uma jornada para nos tornar quem realmente somos - tanto individual quanto coletivamente.
O denominador comum dessas percepções é uma visão do ser humano como um ser de liberdade - como um ser que é definido pela capacidade de fazer a escolha entre atuar de modos habituais e conectar-se com a fonte mais profunda de criatividade, ação ética e liberdade.
As emissoras públicas desempenham um papel essencial na democratização da informação. E organizações públicas podem fazer parte delas, ampliando suas mensagens e se aproximando da sociedade. Neste episódio, vamos conhecer mais sobre a Rede Nacional de Comunicação Pública, mantida pela Empresa Brasil de Comunicação. Vamos também falar sobre futuro: o que é a TV 3.0 e como ela deve impactar a comunicação pública no Brasil?
Quem traz os insights são: Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Lincoln Macário, servidor da Câmara dos Deputados, atuando na TV Câmara e Rádio Câmara.
Links citados no episódio:
https://www.ebc.com.br/veiculos/rncp
Mapa interativo:
Neste PodCase, vamos conhecer a campanha de comunicação interna “PARE. ESCUTE. ACOLHA.” do Tribunal de Contas da União (TCU) durante o Setembro Amarelo de 2023, que foi idealizada para reforçar o acolhimento e o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho. Quem nos conta sobre a concepção e criação da campanha é o publicitário e especialista em comunicação empresarial, Fábio Gomes França, servidor do TCU.
A campanha contou ao todo com 11 vídeos. Abaixo, seguem links para assistir a alguns deles.
1º episódio - "Eu vejo você": https://www.youtube.com/watch?v=RYAUVNIZi1c
2º episódio - "Cuide de você, tá?": https://www.youtube.com/watch?v=vsK_pxlhQHs
3º episódio - "Eu me importo com você": https://www.youtube.com/watch?v=sLul-P7KE7M
As enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas que varrem o país são apenas alguns dos sinais claros de que estamos no meio de uma crise climática sem precedentes. Especialistas apontam que, infelizmente, tragédias assim não serão mais eventos isolados, mas uma nova realidade que exigirá respostas rápidas e eficazes, sobretudo do poder público.
Neste episódio, conversamos com duas especialistas em comunicação e meio ambiente: Heloísa Fischer, especialista em Linguagem Simples e facilitadora da oficina de educação climática Mural do Clima, e Thaís Brianezi, professora da ECA-USP e pesquisadora em Comunicação Ambiental. Elas nos ajudam a entender o papel fundamental que a comunicação pública desempenha na emergência climática, desde como comunicar os fatos com clareza até estratégias para engajar a mobilizar a população nessa causa.
Referências citadas no episódio
Thaís Brianezi - Artigo Os desafios de comunicação pública das ciências na mutação climática
Heloísa Fischer - https://comunicasimples.com.br/
Vanessa Machado De Oliveira - Livro Hospicing Modernity: Parting with Harmful Ways of Living
John Todd
Bruno Latour
Cemaden - https://educacao.cemaden.gov.br/
Climateca - https://coalizaopeloclimasp.com.br/
ABPEduCom - https://abpeducom.org.br/
Joana Macy - Livro Esperança Ativa
Um programa de influenciadores internos pode ser muito mais eficaz que outros canais institucionais tradicionais. Nessa pílula compartilho dicas de como implantar uma iniciativa assim em instituições públicas.
Vamos falar da concepção do programa, identificação dos influenciadores, meios de gestão e estratégias de engajamento.
#influenciadoresinternos
#comunicação
#comunicaçãointerna