
Apresentação:
Patrícia Weber
Docente na Universidade Fernando é doutorada em Ciências da Informação, na área de Jornalismo e Estudos de Média pela mesma Instituição. Também professora na UNISINOS, durante 17 anos, atuou como supervisora de estágio de Rádio na Agência Experimental de Comunicação e foi coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância.
Convidado:
Jacques Mick,
Professor Doutor em Sociologia Política e Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-Brasil).
Resumo:
A pandemia de Covid-19 foi responsável por profundas mudanças no mundo do trabalho. O trabalho informal foi elevado a um novo patamar e as diferenças sociais se aprofundaram mais do que nunca na sociedade, principalmente nos países subdesenvolvidos. Enquanto nos estados com direitos trabalhistas solidificados houve mudanças na cultura do trabalho, nas demais, verifica-se uma precarização do mercado.
Em Portugal, por exemplo, muitas empresas adotaram o modelo híbrido nas funções que possibilitam esse tipo de modalidade. Porém, como explica o Professor Jacques Mick, no Brasil houve a fragilização do mercado de trabalho. Neste podcast vamos falar sobre a emergência da sociabilidade, a necessidade de uma agenda de igualdade e as perspetivas de futuro na política de emprego.