Mayra Machado, Instrutora de Mindfulness e Terapeuta Ocupacional, falando sobre o consumo abusivo do álcool e outras drogas, como esses elementos encontram-se inseridos no cotidiano e quais as repercussões dessa realidade. Mayra expõe as questões de diagnóstico e tratamento da dependência, o que são os transtornos aditivos, o preconceito vivido por quem precisa de ajuda para lidar com esse quadro de saúde e os caminhos possíveis. Um olhar especializado e um diálogo necessário. Confira!
Sandra Sobral, Presidente do Instituto Geração Amanhã, fala neste episódio sobre as crianças e adolescentes que passam pelo acolhimento familiar e como acontece esse processo de acolhimento. Sandra explica a importância de uma família acolhedora, diferenciando-a de uma família adotiva e comentando os detalhes dessa ação voluntária para as pessoas que querem ajudar no desenvolvimento saudável dessas crianças e adolescentes.
Neste episódio, a psicóloga Jéssica Barbosa fala sobre a difícil tarefa da escolha da profissão que acontece logo no início da juventude para a maioria da população. Jéssica conta da sua própria jornada enquanto profissional da saúde, dos momentos de dúvida e das tentativas frustradas e explica como é possível fazer escolhas mais acertadas, considerando quem você é, o que você deseja para a vida e quais são as suas capacidades, habilidades e recursos. Confira!
Neste episódio, Indigo Ayer fala sobre o seu livro “Brincadeira de casinha”. A história de uma menina chamada Cássia que vive tardes de tédio e solidão com um amigo chamado João na casa de Dona Generosa. “Nesse cenário nada animador, Cássia encontra um conforto secreto brincando de casinha enquanto explora o estranho ambiente. O problema é que ela se empolga na brincadeira e acaba se apaixonando de verdade por João, seu marido imaginário”. Dialogando a partir de uma perspectiva psicológica descobrimos que a narrativa faz parte da realidade dos nossos lares e do desenvolvimento das personalidades e que serve aos adultos também! Confira!
O Prof. Dr. Arthur Kaufman, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de “Obeso Acolhido”, “Teatro Pedagógico” e “Corpo Enamorado – A Transformação”, aborda o tema “O Corpo Gordo” neste episódio. Falando sobre a gordofobia, a obesidade, as doenças crônicas e questões genéticas que boa parte da população enfrenta. Arthur Kaufman explica as diferenças de gênero, fala sobre as cirurgias como solução, o tratamento psiquiátrico e psicológico para a compulsão alimentar, as crenças e estereotipias. Ainda neste episódio: anorexia, bulimia e vigorexia. Um diálogo interessante sobre como a cultura da magreza gera adoecimento e como a preocupação com a estética molda o nosso comportamento.
Neste episódio, a Psicóloga Adriana Lisboa, fala sobre a diversidade nos relacionamentos, as novas configurações nos sistemas íntimos, como manter a relação saudável pensando em novos arranjos, como alcançar a longevidade e maturidade no casamento e explica o que pode ser gerador de conflitos e crises. Com muitos exemplos, orientações e o compartilhamento da sua experiência clínica, Adriana Lisboa nos revela que é possível ser feliz em parceria do início ao fim, se esse fim chegar. Aproveite!
Neste episódio, a Dra. Edyleine Bellini Peroni fala sobre o Transtorno Opositor Desafiador – TOD, as diferenças para os quadros clínicos de TDAH, como identificar os primeiros sinais em crianças, o que ocorre com adolescentes e adultos quando não foram submetidos ao tratamento durante a fase infantil e como a ciência tem se preocupado com essa realidade. A Dra. Edyleine é Neuropsicóloga e também escritora. Tem escutado, acolhido e tratado de diversos casos ao longo dos seus anos de atuação na psicologia e revela que a parentalidade, a cultura e a educação devem ser discutidas quando falamos em saúde de crianças e adolescentes. Um diálogo importantíssimo para quem deseja saber mais sobre o manejo daquele comportamento considerado “difícil”. Aproveite!
Neste episódio, Astrid Sharon, psicóloga, supervisora e docente fala sobre os desafios dessa fase que é geradora de preocupação em algumas famílias: a adolescência. Vamos conversar sobre as diferenças entre as gerações e como isso pode ajudar muito mais do que atrapalhar na compreensão e diálogo dos pais e filhos. Ser adolescente é uma experiência singular na vida de todos e marca uma passagem importante para o amadurecimento e muitas tomadas de decisões que acontecerão pela primeira e única vez. O que será que acontece na “tribo dos adolescentes”? Quando buscar ajuda para lidar com as transformações? Vamos descobrir que a manutenção do cuidado e da amorosidade e acolhimento ofertados aos jovens é o melhor caminho!
Neste episódio, Girleianne Souza, Psicóloga ACT, Docente, Doutoranda, profissional com Capacitação Internacional em Aconselhamento do Luto e Coordenadora do Singularidade - Núcleo de Saúde e Desenvolvimento Humano, fala sobre as perdas enfrentadas por todos nós, o que é o processo de luto, quais as “tarefas do luto” (como modelo teórico), como compreender a dor no luto, o que é o Modelo Dual de Luto, qual a sintomatologia do processo de luto e como identificar o “luto complicado”, quais os tipos de luto, a importância da diferenciação do luto dos processos de adoecimento mental, como a morte é compreendida em outras culturas e o que é a educação para a morte, como as crenças e a religiosidade podem ajudar no enfrentamento das perdas e muito mais!
Neste episódio, Mabel Moura, psicóloga, especialista em Sistemas Familiares, fala sobre como acontecem as relações entre pessoas que sofrem com transtornos mentais. Identificando comportamentos que são enxergados pela sociedade como “não adequados” e discutindo como lidar com os mais variados diagnósticos. Mabel expõe o cotidiano de quem precisa lidar com a ansiedade, a depressão, a bipolaridade, a esquizofrenia e outros. Fala também sobre a diferenciação entre os transtornos mentais, como: borderline x bipolaridade. A ideia é compreender o funcionamento das pessoas e perceber que existem formas possíveis de desenvolvimento, acolhimento e tratamento. O episódio está imperdível!
Neste episódio, Maria Helena de Oliveira, Mestre em Avaliação Psicológica (UFRN), Especialista em Avaliação Neuropsicológica Forense, Psicóloga em Natal/RN, fala sobre as diferenças entre testagens, métodos, processos de avaliação, avaliação interventiva e recursos usados na psicologia jurídica e na psicologia clínica. A trajetória desta profissional inspira estudantes na busca pelo sucesso profissional e neste diálogo ela revela que a avaliação psicológica pode se tonar uma prática aprazível quando o profissional se sente convocado pelo campo. Aproveite!
Neste episódio, Mauro Guiselini, Escritor, Doutor em Educação Física, fala sobre a importância de encontrar prazer na atividade física e aproximar-se desse recurso necessário para todas as pessoas na manutenção da saúde. Entendendo o Ser saudável como um Ser total, o professor Mauro fala de um “Corpo Enamorado” que é “capaz de quebrar a lógica daquilo que supostamente está posto, fazendo o exercício mais nobre no humano: ao transformar-se ele também transforma os outros”. Para além da busca por um corpo forte ou esteticamente atraente, Mauro nos explica que a atividade física também deve ser parte de um “exercício da busca da autonomia que exige do humano a compreensão de que ele depende do outro”. Aproveite!
Episódio #2 de um papo bom demais com Fábio Nogueira! Neste episódio a gente vai ampliar mais um pouco o tema “Psicodélicos” falando sobre o uso de substâncias, regulamentações, o futuro das terapias com a inserção da prescrição desses “novos” medicamentos, a visibilidade no mercado e na comunidade científica e os impactos para a nossa cultura, considerando a perspectiva que construímos até aqui em termos de políticas públicas! Tá bom demais!
Dr. Paulo Lins e Silva em Amei essa história – podcast falando sobre o seu livro: O casamento: antes, durante, depois.
Quando o assunto é Direito de Família, não há ninguém que entenda mais do que Paulo Lins e Silva, líder de um dos maiores escritórios do ramo. Em O casamento: Antes, durante, depois, Lins e Silva oferece ao leitor relatos sobre a atividade de advogado de família, que vão desde a atuação pré-casamento ao divórcio. Com texto leve, porém denso, o livro é um deleite para quem pretende conhecer mais este ramo do Direito e uma fonte de aprendizado pessoal aos que desejam descobrir sobre no que se deve pensar antes de casar, quando se está casado e, (por que não?) quando se decide pelo divórcio.
Neste episódio, a psicóloga Patrícia Queiroz fala sobre transtorno bipolar, a sua experiência com o recebimento do diagnóstico na família e a sua jornada enquanto profissional. Abordaremos as características da doença, os cuidados necessários, a utilização de uma rede de apoio e como se dá o tratamento. Também falaremos sobre os preconceitos enfrentados por quem vive essa realidade, a dificuldade na manutenção do tratamento farmacológico e o estabelecimento do vínculo terapêutico. Aproveite!
Neste episódio, Dr. Fábio Nogueira – @fabionogueirapsi - fala sobre os Psicodélicos, o seu uso, as diferenças entre as substâncias naturais, semissintéticas e sintéticas, a aplicação adequada, as reações, os cuidados na administração, os efeitos e mais. Qualquer pessoa pode experimentar, fazer uso dessas substâncias ou há restrições? Quais os perigos do abuso? Ouça esse diálogo que pretende ampliar repostas para esses e outros questionamentos.
Episódio disponível nas plataformas de áudio e no YouTube (apenas áudio).
Arthur Seabra, sócio-histórico-cultural, psicólogo, artista, arquiteto e escritor, fala sobre como o uso da arte no contexto do processo terapêutico pode ser cada vez mais aderido por profissionais e pacientes. A sua experiência com a arte desde muito cedo tem se mostrado relevante e se convertido em projetos que ajudam no desenvolvimento das populações que antes tinham pouco ou nenhum acesso ao conteúdo transformador da arte. Neste episódio vamos conhecer um pouco dessa história que vem se construindo com muita criatividade!
Neste episódio, Marina Simas Lima, Cofundadora do @institutodocasal. Especialista em Psicologia clínica e organizacional; especialista em sexualidade e em casal e família, fala sobre a importância da Terapia de Casal, como identificar a necessidade dessa modalidade de terapia, quais os recursos comuns usados no setting com o casal e dá algumas dicas de como manter a saúde do relacionamento. Para você que se interessa pelo tema “amor na modernidade” tá aqui uma boa opção para conhecer uma perspectiva da psicologia sobre casal e família. Aproveite!
Neste episódio, EB Belli Cruz, psicóloga, fala sobre a sexualidade da mulher, o prazer feminino e as questões enfrentadas para se viver com prazer e desenvolver o prazer de viver! Eb traz dados para refletimos sobre como a cultura construiu o sexo para a mulher e qual a realidade das relações amorosas na atualidade. Você se conhece bem? Como você sente prazer? Ouça este episódio e comece a construir as suas respostas para estas e outras questões levantadas aqui em Amei essa história!