Halloweem não é Halloween sem um bom filme de terror. Por isso, para este episódio especial decidi trazer aquele que, para muitos, é um dos melhores filmes de terror já feito: O Exorcista, um filme realizado por William Friedkien. Está no ar o especial de Halloween do Clube de Vídeo!
No dia 19 de setembro de 2005, estreava, no canal norte-americano CBS, How I Met Your Mother, criada por Carter Bays e Craig Thomas. Ao longo de quase uma década, os espectadores puderam acompanhar a jornada de Ted, personagem interpretada por Josh Radnor, na busca pela sua “the one”. Neste último episódio da quinta temporada do Clube de Vídeo, vamos recordar uma das sitcoms mais marcantes do século XXI.
Quase cinco década depois do seu lançamento, Grease, realizado por Randal Kleiser, e protagonizado por John Travolta e Olivia Newton-John, é considerado um verdadeiro clássico. O casal Danny e Sandy não passa despercebido, bem como é quase impossível não cantarolar as múltiplas canções que fazem parte desta comédia romântica musical. No entanto, Grease não pode ser reduzido apenas ao casal principal e às suas ótimas canções, faz também um interessante (e, de igual forma, despretensioso) retrato da juventude do final da década de 1950. Sendo setembro o mês do regresso às aulas, faz sentido olharmos para Grease. Sejam bem-vindos ao penúltimo episódio da quinta temporada do Clube de Vídeo!
Em 1983, e já depois de ter feito furor na televisão, Gabriela chegava ao cinema, num filme realizado por Bruno Barreto. Esta foi a primeira e única adaptação cinematográfica do grande clássico de Jorge Amado, Gabriela, Cravo eCanela. No entanto, há algo que liga a adaptação para o grande ecrã com a adaptação televisiva da TV Globo: Sónia Braga, a atriz que deu a vida a Gabriela na novela e no cinema e que ficaria para sempre associada a este papel.
Sejam bem-vindos a mais um episódio do Clube de Vídeo!
Vencedor de três Óscares, entre eles o de Melhor Filme, Nomadland, realizado por Chloé Zhao, é uma verdadeira caixinha de surpresas. Não se trata de apenas um filme que mostra as bonitas paisagens dos Estados Unidos da América, bem como não é um simples obra cinematográfica sobre as dificuldades de viver sob o capitalismo, tal como não acompanhamos apenas a jornada de nómada de umarecém-viúva. Na verdade, é tudo isto e mais alguma coisa. Sejam bem-vindos a mais um episódio do Clube de Vídeo!
Será possível retratar um dos períodos mais negros da História de uma forma irónica e leve, mas sem nunca perder a dimensão trágica do acontecimento? É esta pergunta que serve de mote a este episódio, em que vamos analisar A Vida é Bela, um verdadeiro clássico do cinema lançado em 1997 e realizado por Roberto Benigni, protagonista e também argumentista, em conjunto com Vincenzo Cerami. Sejam bem-vindos a mais um episódio do Clube de Vídeo!
Neste episódio do podcast, vamos falar daquele que considero ser um dos melhores e mais surpreendentes filmes portugueses, Aquele Querido Mês de Agosto, realizado por Miguel Gomes.
Esta obra é uma mistura de documentário com ficção e explora uma típico verão numa região perdida no centro de Portugal. Ao longa das mais de duas horas do filme, conhecemos o microcosmos daquela região, isto é, as suas tradições, festas, consumos culturais e, sobretudo, as pessoas que lá habitam.
Ainda Estou Aqui foi um dos filmes sensação do final do ano passado e do princípio deste. Realizado por Walter Salles, com o argumento de Murilo Hauser e Heitor Lorega, a partir da adaptação do livro homónimo da autoria de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva, este filme expõe a forma como a repressão política molda as vivências de uma família. Ainda Estou Aqui traz as memórias, os sonhos destruídos e a reinvenção de uma família destruturada por um regime ditatorial. Este é o filme protagonista deste terceiro episódio do Clube de Vídeo.
Não se esqueçam de seguir este projeto no Instagram, em @clubedevideo.
Agosto é tradicionalmente o mês do regresso, para férias, dos emigrantes portugueses. Por isso, não há melhor maneira para começar este mês do que revisitar A Gaiola Dourada, um filme luso-francês realizado por Ruben Alves, e protagonizado por dois brilhantes atores, Rita Blanco e Joaquim D’Almeida. A partir desta obra cinematográfica, podemos refletir sobre o papel e a forma como vivem os emigrantes portugueses em França. Numa altura em que se fala tanto de imigração, talvez tenhamos algo a aprender com A Gaiola Dourada. Sejam bem-vindos a mais um episódio do Clube de Vídeo!
Em 2006, no Festival de Cinema de Cannes, Marie Antoinette, filme realizado por Sofia Coppola e protagonizado por Kirsten Dunst, era vaiado. A atitude do público era motivada pela forma como a realizadora optou por retratar esta figura histórica, Coppola optou por se desviar das imagens estereotipadas de uma mulher sem qualquer empatia pelas dificuldades do povo francês em vésperas da Revolução de 1799, bem como colocou em cena objetos anacrónicos e utilizando uma banda sonora com temas pop e pop-rock. Podemos questionar, será que é legítimo representar desta forma uma figura histórica? É neste e noutras questões que nos vamos debruçar neste primeiro episódio da nova temporada do Clube de Vídeo!
Uma das sitcoms de maior sucesso da televisão norte-americana, Friends, está prestes a completar o seu trigésimo aniversário.
Ao longo de 236 episódios, divididos em dez temporadas, Friends acompanhou as vivências de seis amigos nova-iorquinos, desde os seus romances às suas desilusões amorosas, passando ainda pelos sucesso e insucessos profissionais. Neste episódio último episódio da quarta temporada deste podcast, vamos procurar discutir aquilo que foram os ingredientes de sucesso desta série!
Em 2024 comemoram-se os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa. Este foi o mote para a escolha do filme a analisar no penúltimo episódio desta temporada do Podcast Clube de Vídeo.
Lançado em 1946, Camões - Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente é um filme que retrata vários dos episódios da vida do poeta, entrecruzando as poucas informações verídicas que se sabe acerca desta figura com lendas populares que foram surgindo ao longo dos séculos. No entanto, esta representação de Luís Vaz de Camões deve ser analisada à luz dos valores do Estado Novo (1933 - 1974).
Neste episódio, procuramos discutir a Primeira Guerra Mundial através deste magnífico filme!
A partir de uma história verídica relatada pelo avô do realizador Sam Mendes, 1917 é um filme que traz uma perspetiva muito completa acerca dos efeitos deste conflito no campo de batalha e quem nele está, mas também na vida dos civis.
O cinema pode ser uma boa forma de compreender a realidade.
Neste episódio, através da análise do filme A Onda, vamos debater as práticas do nazi-fascismo, entre as décadas de 1920 e 1940, e dos atuais movimentos de extrema-direita, num momento em que o mundo assiste à sua ascensão.
Neste episódio do Clube de Vídeo, regressamos ao cinema português, para analisar O Bobo.
Convém já avisar que este foi talvez o episódio mais difícil de gravar, se inicialmente O Bobo parece um filme simples de analisar, rapidamente percebemos que é muito mais do que aquilo que aparenta. Não é apenas uma simples adaptação do livro O Bobo, da autoria de Alexandre Herculano, procura também refletir sobre o Portugal do final da década de 1970 e as suas rápidas alterações com o fim do período revolucionário. No entanto, esta reflexão revela-se complexa, recheada de segundos sentidos e que nem sempre são fáceis de decifrar. Este foi o episódio possível!
Neste episódio, voltamos ao cinema norte-americano para falar de uma das comédias românticas mais bem-sucedidas do cinema!
No entanto, Pretty Woman (ou Um Sonho de Mulher, como em Portugal ficou conhecido) é muito mais do que uma simples comédia romântica. É um filme que também deixa entrever a realidade da prostituição em Los Angeles.
Em 2024, celebram-se os 50 anos do 25 de abril. Ao longo desta cinco décadas de democracia várias foram os filmes, documentários e séries.
Para comemorar esta bonita data, neste episódio, trouxemos As Armas e o Povo, um documentário que contem várias imagens da revolução e dos dias subsequentes, e que ajudam atestar as condições de vida dos portugueses, mas também os seus desejos e anseios.
Na estreia da quarta temporada do podcast Clube de Vídeo, analisamos Mean Girls. Duas décadas depois da sua estreia, este filme continua a ter um grande número de fãs e teve direito a uma sequela, em 2011, e ainda a um remake, em 2024. Neste episódio, procuramos não só discutir o filme em si, isto é, a sua mensagem e as atuações, mas também o porquê de continuar a ser um filme de grande impacto vinte anos depois.
No primeiro episódio de CLUBE DE VÍDEO vou falar de Boyhood, um dos meus filmes favoritos. Esta obra de Richard Linklater, que foi o mesmo realizador de Before Sunrise, foi gravada ao longo de 12 anos, contando sempre com o mesmo elenco, de onde fazem parte Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke ou Lorelei Linklater. É um filme único e que merecia estar na estreia deste meu novo projeto.
Podem seguir o CLUBE DE VÍDEO no Instagram em @clubedevideo. Lá vão encontrar os filmes que serão analisados nos próximos episódios, assim como algumas sugestões de filmes e séries para assistirem. Ainda há desculpas para não ser o Instagram deste jovem podcast?
No último episódio da terceira temporada do Clube de Vídeo "celebro" o regresso às aulas através da análise de The Breakfast Club, um filme que nos leva para o universo do secundário. É uma produção que permite refletir sobre uma variedade de assuntos, através de cinco personagens muito bem escritos.
É hora de ir buscar as pipocas porque vai começar o Clube de Vídeo!