Carl Philipp Emanuel Bach foi um compositor e músico influente do período clássico. Destacado por suas composições para teclado, sinfonias, concertos e música de câmara, trabalhou como cravista e ganhou a admiração de grandes compositores da época. Carl Philippe, segundo filho de Bach, é frequentemente lembrado como pioneiro na transição do barroco ao classicismo, deixando um duradouro legado na história da música ocidental. Conheça mais sobre a vida e as obras de Carl Philipp Emanuel Bach neste episódio do Clássicos para Todos. (T. 07 - EP. 08 | 17/06)
Giovanni Pierluigi da Palestrina foi um compositor renascentista italiano nascido em 1525 na comuna da Palestrina, um dos municípios de Roma. Referência da Escola Romana de composição musical, Palestrina compôs inúmeras obras sacras e foi reconhecido como um dos mais importantes músicos de seu tempo. Um dos grandes marcos de sua vida aconteceu quando sua família foi vítima de uma epidemia fatal na Itália, o que afetou a criação de novas composições. Conheça a obra de Palestrina neste episódio do Clássicos Para Todos. (T. 07 - EP. 07 | 03/06)
O compositor espanhol Joaquín Rodrigo nasceu na Espanha, no ano de 1902. Deficiente visual desde os três anos de idade, o artista iniciou seus estudos na França, sendo discípulo do compositor francês Paul Dukas. A obra de Joaquin Rodrigo é marcada por obras-primas, como seu "Concierto Heroico" e o "Concerto de Aranjuez", e o compositor atuou ainda como professor e presidente da Sociedade de Autores e Compositores Espanhóis. (T. 07 - EP. 06 | 20/05)
Nascido no Rio de Janeiro em 1897, Oscar Lorenzo Fernandez se aprofundou no mundo da música após abandonar os estudos em medicina por causa de um distúrbio nervoso. Após se formar no Instituto Nacional de Música, se tornou professor da instituição e, como legado, fundou o Conservatório Brasileiro de Música, o qual dirigiu até sua morte. Conheça a obra nacionalista de Oscar Lorenzo Fernandez neste episódio do Clássicos Para Todos. (T. 07 - EP. 05 | 06/05)
Compositor, organista e pianista, Gabriel Fauré nasceu em 12 de maio de 1845, em Pamiers, na França. Sem auxílio de qualquer professor, já improvisava no harmônio da igreja de Montgauzy, demonstrando notáveis aptidões musicais desde muito novo. Além disso, o compositor teve como aluno o famoso Maurice Ravel. Conheça mais sobre a vida e as obras de Gabriel Fauré neste episódio do Clássicos para Todos. (T. 07 - EP. 04 | 22/04)
Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi uma compositora brasileira prodígio que dedicou sua carreira ao teatro musical. Com cerca de 250 peças, a musicista é considerada uma das principais figuras femininas do cenário musical brasileiro e pioneira na luta pela proteção de direitos autorais no Brasil, com a fundação da “Sociedade Brasileira de Autores”. (T. 07 - EP. 03 | 08/04)
Nascido na Bélgica, no século XIX, o pianista e compositor César Franck iniciou seus estudos de música aos oito anos, na cidade de Liège. Aos 15, aprofundou seus conhecimentos no Conservatório de Paris, onde se tornou professor e teve alunos como Vincent D’Indy. Apesar do seu talento e contribuições, o reconhecimento de suas obras foi tardio. Sua obra conta com cânticos como “Panis Angelicus”, composição mais conhecida, e inclui sinfonias, corais, e peças para órgão e piano. (T. 07 - EP. 02 | 25/03)
Vaughan Williams foi um musicista inglês do século XIX, formado em música pela Universidade de Cambridge e pela Royal College of Music em Londres. Inspirado por sua participação na Folk Song Society, o artista compôs obras voltadas para o folclore e a fantasia, sendo o tema de Greensleves uma de suas principais composições. Conheça mais sobre a vida e as obras de Vaughan Williams neste episódio do Clássicos para Todos. (T. 07 - EP. 01 | 11/03)
Ruggero Leoncavallo nasceu em 1858, na Itália, e começou seus estudos musicais em Nápoles. Versado em piano, harmonia e composição, Leoncavallo trabalhou como professor particular de piano e canto, além de acompanhar artistas de café-concerto. Viajou por diversos países da Europa, porém foi na Itália que suas obras fizeram sucesso para projetá-lo internacionalmente. Conheça mais sobre a vida e as obras de Ruggero Leoncavallo neste episódio do Clássicos para Todos.
Nascido na Espanha, em 1500, a infância de Cristobal de Morales é pouco conhecida, mas é certo que ele fazia parte do Coro da Catedral de Sevilha. Foi lá que o espanhol estudou música enquanto jovem, com o mestre de capela Pedro Fernandes de Castilleja. Posteriormente, Cristobal adquiriu muito prestígio com a corte pontifícia, se tornando mestre de capela da Catedral de Ávila aos 23 anos, e aos 35 anos se tornou cantor da Capela Papal.
Stephen Heller, nascido na Hungria, em 1795, se mudou ainda criança para Viena, para aprender piano com um famoso professor da época e, com rápido progresso no aprendizado do instrumento, iniciou sua carreira musical com apenas 13 anos de idade. Sua composição recebeu elogios de grandes compositores, o que levou o compositor a criar cada vez mais. Conheça mais sobre a vida e as obras de Stephen Heller neste episódio do Clássicos para Todos. (T6- EP.6 - 06/11)
O compositor e pedagogo austríaco, Anton Diabelli foi professor de piano e violão, em uma das capitais da música no século XIX, a cidade de Viena. O artista também era conhecido por editar partituras de grandes figuras, como Ludwig Van Beethoven. Conheça mais sobre a vida e obras de Anton Diabelli neste episódio do Clássicos para Todos. (T6- EP.5- 23/10)
Johann Baptist Cramer nasceu na Alemanha em 1771 e começou sua carreira musical como pianista virtuoso. Fez sucesso na Inglaterra e em toda a Europa devido a sua excelente formação técnica. Além de pianista e compositor, Cramer abriu a editora de partituras que mais tarde publicaria o concerto nº 5 para piano e orquestra de Bethoven. Conheça mais sobre a vida e obras de Johann Baptist Cramer neste episódio do Clássicos para Todos. (T6- EP.3- 25/09)
Anacleto de Medeiros, nascido em 1866, na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, aprendeu a tocar flautim na banda da Companhia do Arsenal de Guerra. Filho de um médico e de uma escrava liberta, fundou a banda da Sociedade do Recreio Musical Paquetaense com apenas 20 anos, além de ter gravado alguns dos primeiros álbuns do Brasil. Conheça mais sobre a vida e obras de Anacleto de Medeiros neste episódio do Clássicos para Todos. (T6- EP.3- 11/09)
Jean de Ockeghem foi um musicista belga que viveu no século XV. Começou sua carreira musical ainda na juventude como cantor na Catedral de Antuérpia e estudou sob a tutela do importante compositor Guilhaume Dufay. Posteriormente trabalhou para o rei Carlos VII na Capela Real Francesa. Conheça mais sobre a vida e obras de Jean de Ockeghem neste episódio do Clássicos para Todos. (T6 - EP.2 - 28/08)
Francisco Manoel da Silva, nascido no Rio de Janeiro, em 1795, começou a estudar música cedo, aprendeu diversos instrumentos como violino, violoncelo, piano e órgão. Ele tem uma grande importância na música brasileira e foi, entre outras funções, compositor da Real Câmara do imperador Dom Pedro I e fundador do Conservatório do Rio de Janeiro, atual Escola de Música da UFRJ. Conheça mais sobre a vida e as obras de Francisco Manoel da Silva neste episódio do Clássicos para Todos. (T6- EP.1- 14/08)
O francês Vincent D’indy era membro de uma família aristocrata e com 22 anos partiu para Alemanha, onde começou a formar sua cultura musical. Ao retornar para Paris, Vincent D’indy estava encantado pela música germânica. O compositor dirigiu concertos em diversos países e ajudou a fundar a Sociedade Nacional de Música. Conheça mais sobre a vida e obras de Vincent D’indy neste episódio do Clássicos para Todos. (T5- EP.8- 19/06/2023)
Jean Baptiste Lully nasceu na Itália e logo cedo foi para França, onde foi reconhecido por Luís XIV, que lhe ofereceu uma vaga na orquestra de violinos da corte. Lully escreveu poesias, bailados e óperas, até que faleceu tragicamente em 1687. Conheça mais sobre a vida e obras de Jean Baptiste Lully neste episódio do Clássicos para Todos. (T5- EP.7- 05/06/2023)
Marc-Antoine Charpentier estudou em roma com Giacomo Carissimi, um importante compositor italiano, e quando retornou à França se tornou mestre de capela da Igreja de São Luís dos Jesuítas. Ele se destacou com seus oratórios e peças sacras, na qual vale a pena destacar sua obra “Te Deum”. Conheça mais sobre a vida e obras de Marc-Antoine Charpentier neste episódio do Clássicos para Todos. (T5- EP.6- 22/05/2023)
Conheça todos os programas em: https://www.cte.uerj.br/radiouerj/programas/
O austríaco Carl Czerny nasceu em 1791 e, desde muito jovem, se destacou como pianista na França, na Inglaterra e na Alemanha. Além disso, ele produziu diversas obras e estudos que são usados até hoje nos conservatórios mais importantes do mundo. Conheça mais sobre a vida e obras de Carl Czerny neste episódio do Clássicos para Todos. (T5- EP.5- 08/05/2023)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj: https://www.cte.uerj.br/radiouerj/programas/