Para este episódio, discutiremos os eventos históricos desencadeados pela resistência armada indígena em meio a uma luta de potências. O último dos moicanos é uma obra baseada em um livro de mesmo nome, mas não deixa de ter a sua representação histórica.
O combate contra as milícias continua no Rio de Janeiro e este episódio tem a missão de explicar sobre estes grupos armados a partir de sua representação no filme Tropa de Elite 2.
Neste episódio de podcast, iremos falar sobre o curta-metragem Xadrez das Cores (Dir. Marco Schiavon, 2004), que aborda o racismo e a transformação social na relação entre Maria, uma idosa branca, e Joana, sua empregada doméstica negra. A trama aborda o preconceito e as tensões raciais no Brasil, onde a maioria das trabalhadoras domésticas é composta por mulheres negras.
Lançado em 1980, Pixote, A Lei do Mais Fraco apresentou a temática sensível dos jovens vulneráveis no contexto da criminalidade urbana de uma grande metrópole brasileira.
O filme mostra com a educação é o caminhos que pode mudar realidades. Essa história é real e de muita comoção. Assistam!
O episódio aborda o filme "Chica da Silva" (dir. Cacá Diegues, 1976) e sua relação com o feminismo negro, refletindo sobre as interseções entre raça e gênero e a importância de um feminismo inclusivo.
Trabalho análogo à escravidão no filme "Sete Prisioneiros" (dir. Alexandre Moratto, 2021).
No episódio “Rappers da realidade” do podcast do Projeto de Extensão Cinema e História, é discutido o impacto cultural do documentário "Racionais: Das Ruas de São Paulo para o Mundo". O episódio aborda como o grupo Racionais MC 's, com suas letras que denunciam o racismo estrutural, a desigualdade social e a violência policial, se tornou uma voz poderosa para a juventude negra e periférica. O documentário não romantiza a trajetória do grupo, mas apresenta uma narrativa autêntica e impactante, destacando a relevância cultural dos Racionais MC 's em promover uma consciência crítica e política. Além disso, o podcast cita dados e relatos que ilustram a persistência do racismo no Brasil e a importância de buscar conhecimento e informação para combater essas injustiças.
Neste episódio, abordaremos a inclusão do negro no cangaço através de um filme chamado "O Cangaceiro (1997)" que aborda a trajetória de um jovem negro que entra para o cangaço ainda criança. Curtam mais esse episódio do Podcast!
O episódio explora o filme "Quanto Vale ou é Por Quilo?" e sua relação com o racismo estrutural, realizando uma analogia entre o período da escravidão e o Brasil contemporâneo. Aproveitem!
O episódio explora o documentário "Racionais: Das Ruas de São Paulo para o Mundo" e está dividido em duas partes, a primeira parte se aprofunda na trajetória dos Racionais MC 's, destacando a biografia dos membros, os bastidores e suas influências nos jovens. O documentário que comentamos narra a jornada do grupo musical de Rap, desde suas origens nas zonas norte e sul da Cidade de São Paulo até seu sucesso internacional.
Paulo Freire em sua obra pedagogia da autonomia aborda os saberes necessários à prática pedagógica educativa. Será que a professora Catarina Roque põe esses conceitos em prática no filme uma professora muito maluquinha?
O episódio retrata a importância da educação e do conhecimento através da resolução de um mistério por um monge e seu aprendiz em um mosteiro medieval. Aproveitem!
Neste episódio comentaremos sobre como Ron Clarke transformou a vida de seus alunos através da educação, quer saber mais sobre esta história inspiradora? Dê o play e se envolva no enredo rico e encatador do filme.
Você já questionou sobre os limites da educação tradicionalista? Nesse episódio de Allysson Agustinho de Brito (UEPB), mergulharemos no mundo encantador de Matilda (1996) e vamos todos/as refletir sobre a educação tradicional.