A Igreja celebra hoje a Memória de Santa Rosa de Lima, a primeira mulher sul-americana a ser elevada à honra dos altares. Mística de inigualável grandeza, Rosa de Lima foi uma daquelas santas cuja virgindade se torna fecunda por meio da oração e da caridade. Embora vivesse no recolhimento de um claustro, ela contribui com sua vida de silêncio e penitência para que as missões cristãs trouxessem aos povos da América Latina a verdade do Evangelho.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 23 de agosto, e reze conosco pedindo a intercessão da padroeira da América Latina.
Uma semana após ter festejado a solenidade da Assunção da Virgem Maria, a Igreja celebra hoje a Memória de Nossa Senhora Rainha, título cuja origem, longe de ser uma invenção medieval, está claramente fundamentada não apenas no Novo, mas também no Antigo Testamento e na tradição dos reis davídicos, entronados sempre ao lado de suas mães, verdadeiras rainhas de Israel.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 22 de agosto, e coloque-se sob a maternal proteção da Virgem Maria.
No início do século passado, o Papa São Pio X combateu sem descanso um conjunto de heresias que, metamorfoseadas e travestidas com outras roupagens, ainda permanecem vivas hoje em dia. Trata-se do modernismo, para o qual a Igreja não deve ser nem docente, pois o seu papel não seria evangelizar o mundo, mas aprender dele, nem missionária, porque é a cultura e os modismos de cada tempo que deveriam iluminar os cristãos, e não o contrário. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 21 de agosto, e peçamos a Deus, pelos méritos e preces de São Pio X, que nos livre de tão pernicioso erro e nos dê coragem para professar e defender a fé católica de sempre.
À voz melíflua de São Bernardo, dezenas e dezenas de pessoas, sem poder mais resistir aos impulsos da graça, abandonavam tudo para consagrar-se, na pobreza da vida monástica, ao Único que nos pode fazer ricos, por ser Ele a única riqueza verdadeira.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, 20 de agosto, e conheça mais sobre a vida de São Bernardo de Claraval, Abade, Doutor e “Padre” temporão da Igreja Latina!
Uma dupla compensação nos promete Cristo pelos bens que nesta vida houvermos “perdido” por Ele, já que não há perda que, se sofrida por Deus, não seja lucro nem melhor investimento: aqui, o cêntuplo do que perdemos, pois a caridade nos ganha mais casas e irmãos dos que os que antes tínhamos; no século vindouro, nada menos do que a vida eterna. Estaremos dispostos a “perder” o pouco que temos para ganhar o tudo prometido aos que não se contentam com menos do que Deus?
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 19 de agosto, e que nos dê o Senhor a graça de um coração largo e generoso, desprendido das riquezas que passam, para podermos conquistar as que jamais passarão!
É bom ser um católico cumpridor dos seus deveres, fiel às suas obrigações religiosas, profissionais, cívicas etc. Mas não basta, repete Jesus no Evangelho de hoje, observar os Mandamentos: isso é suficiente se o único que queremos é ser salvos, ou seja, “livrar a nossa barra”. Porém, não é o bastante se quisermos cumprir de verdade a nossa vocação fundamental, que é a perfeição no amor, isto é, a santidade.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 18 de agosto, e aprenda como podemos ser perfeitos, tendo Cristo como fim das nossas ações e objeto do nosso amor.
Neste domingo, em que voltamos o nosso olhar à bem-aventurada Virgem Maria, assunta de corpo e alma aos céus, a Igreja quer fazer-nos contemplar o processo de nossa própria santificação. O que coloca uma alma no caminho para o Céu? Em que consiste a batalha espiritual na qual somos gerados como filhos de Nossa Senhora? O que buscamos nessa luta contra Satanás, ao lado da Virgem Santíssima e de São Miguel Arcanjo? É o que Padre Paulo Ricardo explica na homilia dominical desta Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
Para entrar no Reino dos Céus, é preciso tornar-se simples como as crianças, que confiam em seus pais sem nem pestanejar; deixam-se conduzir por eles e sabem, sem escrúpulos e receios, que estão seguras em suas mãos. Mas como nós, já adultos — inflados de orgulho e calejados de vícios —, podemos tornar-nos como criancinhas diante de Deus?
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 16 de agosto, e descubra a resposta.
Como os fariseus de outrora, também os homens de hoje endureceram o próprio coração e se tornaram incapazes de compreender que o matrimônio, por ser de origem divina e uma missão a amar como Cristo, é indissolúvel, sem nenhuma exceção, pois “o que Deus uniu, o homem não separe”.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 15 de agosto, e peçamos juntos à Virgem Mãe que proteja e guarde todas as famílias contra divórcio e a infidelidade.
Diante das incontáveis depravações modernas, ficamos abismados com o nível de decadência moral a que chegamos, e inevitavelmente nos perguntamos: Como chegamos a esse ponto? De onde vem tamanha devassidão?
A resposta a essas perguntas já foi dada pelo Padre Paulo Ricardo, no ano de 2006, durante uma palestra sobre o marxismo e a revolução sexual, em que ele mostra como o fracasso do marxismo clássico levou ao surgimento de uma espécie de “marxismo heterodoxo”, cujo principal objetivo não era fazer uma revolução armada, como ocorreu em Cuba e na URSS, mas destruir totalmente as colunas da cultura ocidental, sobretudo a moral judaico-cristã.
E nada melhor para destruir a moral judaico-cristã do que promover a libertinagem sexual, como fez Heribert Marcuse, em seu livro “Eros e a Civilização”, onde fez um verdadeiro casamento entre as ideias de Karl Marx e de Sigmund Freud.
Ouça na íntegra esta importante palestra do Padre Paulo Ricardo, que buscamos diretamente no “baú do tempo” destes 19 anos de apostolado na internet.
A Igreja celebra hoje, com grande alegria, a Memória de São Maximiliano Maria Kolbe, que, por ter-se entregado à morte em Auschwitz a fim de salvar um pai de família no campo de concentração, é honrado como mártir da caridade e da família.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 14 de agosto, e aprenda deste grande santo a viver a pureza de corpo e alma e a configurar, por intermédio de Maria, o seu coração ao amorosíssimo Coração de Jesus Cristo.
Celebramos hoje a Memória da bem-aventurada Irmã Dulce, o “Anjo bom da Bahia”, que com o seu amor especial aos pobres, motivado por uma ardentíssima caridade sobrenatural, cativou o Brasil inteiro. Nascida em uma família abastada, Dulce não teve medo de largar tudo para se entregar a quem nada tinha, a fim de lucrar para Cristo as almas que com tanto sacrifício Ele quis alvejar com o próprio Sangue.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 13 de agosto, e demos graças a Deus pela vida desta santa brasileira.
No Evangelho de hoje, os discípulos perguntam a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Ao responder, Nosso Senhor é categórico: “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”. Por isso, a pequenez e a humildade inigualáveis da Virgem Maria nos dão a certeza de que, entre as criaturas, ela é a maior no Reino dos Céus.
Ouça a homilia desta terça-feira, dia 12 de agosto, e imploremos juntos o socorro de Nossa Senhora, cuja perfeita submissão à vontade divina mereceu-lhe ser exaltada como Rainha de toda criatura.
Talvez em nenhuma outra época o espírito de pobreza franciscana tenha sido tão necessário como na nossa. Pois quem ignora que, por trás de todas as revoluções que visam destruir hoje as bases morais do cristianismo, esconde-se a mão invisível de interesses financeiros e mundanos, verdadeiros servos de Mamon, inimigos do Carpinteiro de Nazaré?
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 11 de agosto, e peçamos a Deus que, dando-nos um coração simples e pobre, nos livre desse apego quase hipnótico ao dinheiro que tantas famílias têm destruído.
No Evangelho deste 19º Domingo, Nosso Senhor conta três parábolas sobre a vigilância, que é uma atitude indispensável para progredir na vida espiritual. Por isso, com base nos ensinamentos dos Santos Padres e dos grandes diretores espirituais, Padre Paulo Ricardo apresenta cinco conselhos práticos para viver a vigilância, além de enfatizar a necessidade da oração, sem a qual o esforço de vigiar torna-se vão.
Ouça a homilia dominical do Padre Paulo Ricardo e descubra a importância da vigilância para o crescimento na vida espiritual.
No início do Evangelho de hoje, Jesus repreende os discípulos por sua falta de fé ao não conseguir curar um menino epilético. Ao contrário do que às vezes se pensa, a fé não é uma realidade estática. Trata-se, pelo contrário, de uma virtude dinâmica, capaz de crescer e amadurecer em nossa alma, a tal ponto que poderemos viver um dia inteiramente por ela, como diz São Paulo: “O justo vive pela fé”.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 9 de agosto, e comecemos hoje mesmo a pedir o crescimento deste dom tão precioso, sem o qual é impossível agradar a Deus.
Celebrar a Memória de São Domingos de Gusmão é uma ótima ocasião para meditarmos sobre a devoção que este santo pregador difundiu: o Rosário de Nossa Senhora, arma espiritual na luta, não só contra o demônio e a carne, mas sobretudo contra os erros e desvios que, em todos os tempos e lugares, põem em perigo a nossa fé.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 8 de agosto, e peça a intercessão de São Domingos de Gusmão, grande propagador do Santo Rosário.
O Papa, sucessor de São Pedro no governo da Igreja universal, detém por direito divino o poder de ensinar, com palavra definitiva e irreformável, o que em matéria de fé e moral crê e sempre creu a Santa Igreja Católica e Apostólica. Portanto, o Santo Padre, seja ele quem for, não tem poder nem autoridade para contradizer o que infalivelmente ensinaram seus predecessores, porque a Pedro e, na pessoa dele, a todos os Romanos Pontífices foi dito: “Confirma teus irmãos”.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 7 de agosto, e reze pelo nosso Santo Padre, o Papa Leão XIV, para que Deus lhe dê a graça de cumprir sempre com fidelidade sua missão de guardar, confirmar e ensinar a fé de dois mil anos.
Por trás do magnífico episódio da Transfiguração do Senhor, está oculto um eloquente milagre: o fato de que, com profundíssima humildade, vinha o Senhor ocultando dos homens a sua imensa glória, para assim os salvar por sua paciência e dar-lhes ainda um exemplo de humildade.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 6 de agosto, e celebremos juntos, com abundantes ações de graças, a festa da Transfiguração do Senhor!
O mesmo Pedro que, por falta de fé, afundou no mar da Galiléia e, por falta de coragem, negou a Cristo três vezes, inclusive diante de uma criada, é o mesmo Pedro sobre o qual Jesus quis fundar a sua Igreja. Porque a santidade e o heroísmo cristão, embora não dispensem as virtudes naturais que todos podemos adquirir, é uma obra estritamente sobrenatural, que Deus leva a cabo em nós mediante a sua graça: somos chamados a ser santos apesar do que somos, mas sem recusar a Deus o nosso mínimo de cooperação.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 05 de agosto, e que os fracassos de São Pedro, rocha firme da Igreja, nos lembrem sempre do quão pouco podemos fazer sem o socorro da graça divina.