Neste capítulo do Evangelho, Luzineide , fala mais sobre a fé. Somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, os espíritos que têm fé podem passar por qualquer obstáculo.
Ana Maria esclarece um pouco mais sobre o capítulo XVIII, aonde os Espíritos encarnados têm ocupações inerentes à sua existência corporal. Cada um recebe funções e caminhos de acordo com a missão que deverá exercer na Terra e assim colocará em prática os ensinamentos que Jesus deixou para nós. É muito importante que as pessoas entendam que a reforma íntima, não é apenas aparência e sim de fato praticar os ensinamentos sem egoísmo, sem orgulho, etc.
Nesta palestra, Inaiá conta um pouco sobre o capítulo XX do Evangelho segundo o Espiritismo, onde Allan Kardec traz a mensagem de que cada um de nós devemos cumprir nossas tarefas na Terra, advinda da responsabilidade que os conhecimentos do Espiritismo lhes dão. O capítulo ressalta a importância e a oportunidade da reencarnação que nos é dada.
Mario Evangelista, fala mais sobre o amor e a união. As relações impostas na sociedade diferem das leis divinas, e esclarece um pouco sobre o capítulo, o amor, o equilíbrio, a paixão e a construção das relações nos graus evolutivos da humanidade.
Neste Episódio, Mario nos traz reflexões sobre a diferença entre os Cristos e os Profetas. Os Cristos são espíritos evoluídos que trazem ideias para melhorar a humanidade e os profetas os que transmitem para a todos nós. É um capítulo de extrema importância para entendermos que nem sempre a mensagem que pessoas do outro plano querem passar para nós chegam de uma forma clara ou com boas intenções, por isso precisamos do conhecimento para discernir o bem do mal.
Pedro esclarece o capítulo “Falsos cristos e falsos profetas”, falando que os mesmos estão também no mundo espiritual e por isso temos a necessidade de fazer um trabalho responsável com a doutrina. Todos devemos ter um conhecimento para poder confrontar ideias erradas de mensagens mediúnicas de espíritos que ainda estão em um processo de evolução do seu caráter.
A palestrante, Regina Leme, fala um pouco sobre ser um espírito imperfeito no mundo material e como pequenas ações, como aceitar o próximo, reclamarmos menos e fazer bom uso do nosso livre arbítrio, podem nos ajudar na evolução do nosso ser.
Neste episódio, Eliana, traz alguns pontos necessários para nossa evolução espiritual, tais como o entendimento que temos um passado, mas que a diferença deve acontecer no presente. Semear o crescimento para evoluir, por meio da nossa melhor versão.
O palestrante Jefferson nos traz algumas reflexões sobre o que o dinheiro pode nos trazer de benefícios, mas também dos males que o acompanham. Ele fala fala mais sobre como somos espíritos em um mundo material e como o desapego nos auxilia na prática da caridade.
A palestrante Nancy fala um pouco mais da nossa doação sem querermos nada em troca. A caridade é a forma de amor que se materializa para doar um pouco de nós ao próximo.
Neste episódio a palestrante Inaiá fala um pouco sobre o que é mamon, que em sua tradução é dinheiro e como usamos ele de uma forma positiva em nossas vidas.
Francisco dá continuidade ao capítulo "Honrai pai e mãe, esclarecendo algumas questões sobre a nossa família de sangue e os nossos laços com pessoas que conhecemos de outras encarnações. Ele explica a importância de não abandonar um projeto bonito para agradar aos outros, e sim para um bem maior.
Neste episódio, a palestrante Regina esclarece um pouco a questão da reencarnação para que possamos entender melhor que antes de virmos para esse plano terrestre, há um projeto para que cada um de nós tenhamos um aprendizado nessa jornada. Os laços familiares não começam nesta encarnação, mas sim por algum motivo maior que Deus tem planejado para nós.
No episódio de hoje, Mario continua a reflexão sobre o Capítulo XIII do Evangelho segundo o Espiritismo que traz grandes lições de como nos colocarmos na situação do próximo. Todos nós devemos pensar que tudo que fazemos na vida nos guia até o encontro de Deus, como por exemplo a caridade, a piedade e a compaixão.
Dando continuidade a palestra da Luzineide sobre o Capítulo XIII do Evangelho, Pedro destaca a importância de fazermos o bem sem ostentar e se preocupar com as dificuldades do próximo.
A palestrante Luzineide fala um pouco sobre a importância de fazer caridade sem pedir nada em troca. Hoje, num mundo cheio de mídias sociais, as pessoas devem ter consciência de ajudar sem ostentar, pois só assim teremos por direito a recompensa de Deus.
Mário dá continuidade a palestra da Eliana, onde ela trouxe reflexões sobre o capítulo do Evangelho; "Amai vossos inimigos". Ele enfatiza a importância do perdão e traz outros pontos sobre a razão x emoção na hora de desavenças. Através de exemplos e mensagens baseadas em fatos reais, o palestrante elucida o fato de que uma pessoa com raiva nem sempre está de fato expondo seu caráter e por isso devemos reconhecer a ação de cada indivíduo.
Eliana traz algumas reflexões sobre o capítulo XII, onde devemos entender que todos somos iguais e todos somos bons e maus, mas é muito importante sabermos reconhecer nossos erros. Amai vossos inimigos, não é só falar da boca para fora, mas sim aprender o perdão por completo, como ensina Jesus.
Neste episódio, a palestrante Ana Maria traz itens do capítulo XI do Evangelho segundo Espiritismo que para nós desse plano, ainda são tarefas ainda muito difíceis, como a caridade com os criminosos e como vencer o egoísmo que está dentro de nós, através da educação.
Neste episódio, a Inaiá nos fala um pouco mais sobre o capítulo do Evangelho, onde a mensagem é "amar ao próximo". A partir dessa mensagem, ela nos traz algumas reflexões que nos faz questionar, se estamos felizes com nós mesmos. Ela fala um pouco a importância de gostarmos antes de nós e aceitarmos nossos defeitos e dificuldades, antes de criticar ou julgar o próximo.