Antônio Wantuil de Freitas nasceu em 23 de outubro de 1895 na cidade do Patrocínio do Muriaé (MG) e desencarnou no dia 11 de março de 1974, no Rio de Janeiro (RJ). Foi Presidente da Federação Espírita Brasileira durante vinte e sete anos consecutivos.
Enquanto esteve na Presidência da FEB, Wantuil trocou numerosa correspondência com Francisco Cândido Xavier, parte dessas cartas foram compiladas no livro “Testemunhos de Chico Xavier”, da Feb editora, trazendo a público testemunhos silenciosos e desconhecidos do médium mineiro.
Fonte: www.febeditora.com.br
Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 23/01/2022. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Nascido a 19 de abril de 1862, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, Freguesia da Sé de Angra do Heroísmo (Portugal), e desencarnado no Rio de Janeiro a 18 de fevereiro de 1943. Em plena juventude, emigrou para o Brasil, sem alimentar idéia de enriquecimento, mas buscando um ideal que sua intuição afirmava poder encontrar em sua segunda pátria. Sem qualquer proteção ou amparo, desembarcou no Rio de Janeiro, sozinho e com irrisória quantia no bolso. Entretanto, já era um jovem de caráter sério e de grandes dotes morais. Inácio Bittencourt foi um desses abnegados, que só se alegravam com a alegria do seu semelhante. Por isso foi aquinhoado com a mediunidade natural, que geralmente depende da evolução espiritual do indivíduo. Ela surgiu espontaneamente, sem qualquer esforço de planejamento, como um imperativo da essência de sua alma boa e sempre disposta à prática do bem.
Fonte: https://espirito.org.br/biografias/inacio-bittencourt/
Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 16/01/2022. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
A vida de Pietro Ubaldi é contada desde o nascimento, em uma família rica de Foligno, na Itália, até sua missão redentora no Brasil.
O apóstolo da Úmbria escreveu 24 livros que abordam as mais diversas áreas do conhecimento. Metade delas, de caráter místico, foram escritas no país natal. O restante, de cunho psicológico e prático, produzidas no Brasil. Em toda sua trajetória, ampliou as fronteiras da filosofia cristã e segundo estudiosos, não há sequer um pensamento de sua obra que contradiga a Codificação Espírita.
Ubaldi foi orientado a mudar-se para a pátria do Evangelho na década de 1950. Por escolha e circunstância, passou por enormes dificuldades, trabalhou tendo a vida de um franciscano, sendo um dos maiores pensadores cristãos do século XX.
Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 09/01/2022. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Fonte: https://www.espiritismo.tv/documentarios/a-grande-sintese-de-pietro-ubaldi/
Áudio gravado na reunião de vibrações do CEERC, realizada através do Google Meet no dia 19/02/2022. Temporariamente, estamos publicando nossas vibrações diárias através desse Podcast, para que todos possam participar! Gratidão!
Áudio gravado na reunião de vibrações do CEERC, realizada através do Google Meet no dia 15 /02/2022. Temporariamente, estaremos publicando nossas vibrações diárias através desse Podcast, para que todos possam participar! Gratidão!
Áudio gravado na reunião de vibrações do CEERC, realizada através do Google Meet no dia 14/02/2022. Temporariamente, estaremos publicando nossas vibrações diárias através desse Podcast, para que todos possam participar! Gratidão!
DOMINGO Y SOLER, AMALIA. Notável escritora, oradora, intelectual e polemista, cognominada, por aqueles que a conheceram e a admiraram, como a "Poetisa das Violetas"; encarnou em Sevilha, Espanha, no dia 10 de novembro de 1835; desencarnou, com 73 anos de idade, em 29 de Abril de 1909, a uma hora da madrugada, uma quarta-feira. Seu contato com o Espiritismo deve-se a um médico, que a possibilitou ler "El Critério", um periódico espírita publicado pela Federação Espírita Espanhola, e para o qual - também nos lembrou o Arquiteto Cícero Pirondi - enviou uma poesia, em 1872, e, na sua edição de nº 9, publicou o artigo "El Espiritismo es la Verdad". Foi figura de grande destaque no seio do Espiritismo espanhol, tendo a sua fama ultrapassado mesmo as fronteiras da península ibérica, para atingir os países americanos de fala castelhana. No Brasil ela tornou-se muito conhecida pela sua obra "As memórias do Padre Germano", verdadeiro repositório de ensinamentos dos mais vivificantes. Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 26/12/2021. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Fonte: http://www.feparana.com.br/topico/?topico=495
Mais conhecida como Amélia Rodrigues, foi, quando encarnada, notável poetisa, professora emérita, escritora consagrada, teatróloga, legítimo expoente cultural das Letras na Bahia. Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues nasceu na Fazenda Campos, freguesia de Oliveira dos Campinhos, Município de Santo Amaro da Purificação, no Estado da Bahia, em 26 de maio de 1861. Era filha de Felix Rodrigues e D. Maria Raquelina Rodrigues. No Plano Espiritual continuou seu trabalho esclarecedor e educativo, baseada principalmente no Evangelho de Jesus, fonte inspiradora, quando encarnada, para muitos dos seus trabalhos.Desencarnada, encontrou na Espiritualidade - seara infinita da imortalidade - maior expansão para seu Espírito sequioso de conhecimento e faminto de amor, dando vazão aos anseios mais nobres, aprofundando-se na Mensagem de Jesus, e, na atualidade, participando da falange de Joanna de Ângelis, mentora de Divaldo Pereira Franco. Pela psicografia do abnegado medianeiro, vem trazendo páginas de beleza intraduzível, abordando os mais variados assuntos sobre o Evangelho, tema predileto, extraindo lições edificantes para aqueles que estão cansados e sobrecarregados, consolando e instruindo os seus leitores. Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 19/12/2021. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Fonte: www.febnet.org.br
O bom ladrão, venerado pela Igreja Católica como São Dimas e pela Igreja Ortodoxa como Rakh, foi um dos ladrões que foram crucificados com Jesus Cristo e que, ao reconhecer-se pecador e crer em Cristo, foi perdoado, conforme o Evangelho de Lucas.
Seu nome era Dimas. Sentenciado, aguardava a execução, na prisão. Graças ao sumário e vergonhoso julgamento de Jesus de Nazaré, a execução foi adiantada, eis que tudo deveria acontecer antes da Páscoa judaica. Dimas contempla maravilhado a Jesus. Ele dormiu à noite, na prisão. Também foi alimentado e não tem sede. O homem de Nazaré, contudo, está fraco. Perdeu muito sangue e no Seu rosto ainda escorrem gotas vermelhas, saindo das feridas provocadas pela coroa de espinhos.É habitual, entre os criminosos autênticos que, em registrando prisioneiros inocentes entre eles, dêem mostras de delicadeza, de compaixão e de estima, algo semelhante a um sentimento de respeito e proteção para com quem é vítima da injustiça dos homens. Este sentimento é que deve ter tomado conta de Dimas. Aquele homem, ele já ouvira falar Dele, era alguém que somente semeara Amor em Seu caminho. Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 12/12/2021. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_ladr%C3%A3o e http://www.feparana.com.br/topico/?topico=457
Luiz Gama (1830-1882) foi um importante líder abolicionista, jornalista e poeta brasileiro. É o patrono da cadeira n.º 15 da Academia Paulista de Letras. Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu em Salvador, Bahia, no dia 21 de junho de 1830. Filho de um fidalgo de origem portuguesa (cujo nome jamais citou) e da escrava livre Luiza Mahin que, segundo ele, participou da revolta do Malês em 1835 e da Sabinada em 1837 e, como consequência teve que fugir para o Rio de Janeiro, deixando o filho aos cuidados do pai. Em 1840, com 10 anos, Luiz Gama foi levado, por seu pai, para o Rio de Janeiro e vendido ao negociante e alferes Antônio Pereira Cardoso, para pagar uma dívida de jogo. Com 17 anos, Luiz Gama conheceu o estudante Antônio Rodrigues do Prado, hóspede da fazenda de seu pai, que lhe ensinou a ler e escrever. Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 05/12/2021. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Fonte: https://www.ebiografia.com/luiz_gama/
Manuel Vianna de Carvalho foi um militar e espírita brasileiro, filho do professor Tomás Antônio de Carvalho e de D. Josefa Viana de Carvalho, destacou-se como orador na divulgação da Doutrina Espírita. Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 28/11/2021. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Franz Anton Mesmer foi o médico austríaco criador da teoria do magnetismo animal, conhecido pelo nome de mesmerismo. Nasceu em 23 de maio de 1734 em Iznang, uma pequena vila perto do Lago Constance. Estudou teologia em Ingolstadt e formou-se em medicina na Universidade de Viena. Provido de recursos, dedicou-se a longos estudos científicos, chegando a dominar os conhecimentos de seu tempo, época de acentuado orgulho intelectual e ceticismo. Era um trabalhador incansável, calmo, paciente e ainda um exímio músico. Em 1775, após muitas experiências, Mesmer reconhece que pode curar mediante a aplicação de suas mãos. Acredita que dela desprende um fluido que alcança o doente; declara: "De todos os corpos da Natureza, é o próprio homem que com maior eficácia atua sobre o homem". Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 21/11/2021. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Fonte: http://www.feparana.com.br/topico/?topico=447
Alexandre Dumas foi um romancista e dramaturgo francês, conhecido como Alexandre Dumas Pai, escreveu os famosos livros "Os Três Mosqueteiros" e também "O Conde de Monte Cristo", clássicos do romance de capa e espada, de grande aceitação popular. Nasceu na região de Aisne, próximo a Paris. Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 31/10/2021. Nossos agradecimentos especiais às equipes de Pesquisa e Divulgação.
Inácio foi bispo de Antioquia, atualmente sul da Turquia quase na fronteira com a Síria, entre os anos de 68 e 100 ou 107 d.C., discípulo do apóstolo João, também conheceu São Paulo e foi sucessor de São Pedro na igreja em Antioquia. Segundo Eusébio de Cesareia, Inácio foi o terceiro bispo de Antioquia da Síria e segundo Orígenes teria sido o segundo bispo da cidade.
Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 24/10/2021. Equipe de Pesquisa: Clarice Akamine, Mônica Abrahão, Nilsa Martins Messano, Vanessa Féra e Vitória Dib. Edição e divulgação: Dinalva Viana, Erika Rocha e Rogério Andriska.
Hermínio Correa de Miranda nasceu no dia 5 de janeiro de 1920, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. De família católica, contava Hermínio que sua mãe era uma mulher muito sensata e criou os filhos dentro da Igreja. “A principal mensagem dela foi o respeito e a admiração pelo Cristo, pelo Evangelho, e isso era o que mais me interessava”, disse Hermínio. Áudio retirado do canal Paulo Oliveira - Expositor e Palestrante Espírita no Youtube, palestra em sua homenagem realizada no dia 17/10/2021. Equipe de Pesquisa: Clarice Akamine, Mônica Abrahão, Nilsa Martins Messano e Vanessa Féra. Edição e divulgação: Dinalva Viana, Erika Rocha e Rogério Andriska.