Todo ano nós aqui no Cast Potion fazemos um cast mais analítico-introspectivo, olhando pro ano passado e conversando sobre o que jogamos, o que achamos, de uma maneira bem à vontade, bem soltinha e bem pessoal. Neste Anuário Potion 2019, Felipe Lins, Ryan Sales e Caio Nogueira abrem os registros pra trazer seus jogos do ano pra mesa, compartilhando suas experiências com aquele toque de pedantismo e bom humor de várzea, o segredo da nossa mistura. Chega mais e se prepara pra esse papo íntimo e divertido com a gente. Edição de Alisson Canafistula.
Antigamente compor música pra jogos era algo bem complicado e limitado, mas ainda assim grandes compositores se tornaram lendas vivas com seus nomes e composições imortalizados na história e na cultura dos jogos eletrônicos. Neste episódio, mais novo capítulo dos casts sonoros, Felipe Lins, Eduardo Porto e Caio Nogueira recebem os convidados especiais JP Martins, do projeto "Todo Dia VGM" e Luan Lucas, o compositor do estúdio brasileiro Supernova Games para papear sobre os primórdios das composições para jogos, explorando as agruras e demais características desde a época 8 e 16 Bits até os tempos mais recentes. Alguns clássicos não poderiam deixar de ser mencionados, tampouco as seleções individuais de cada participante.
Foi revelado que a ESA começou uma reformulação para a E3 2020, começando por chamá-la de um "festival" que deve atrair fãs, mídia e influenciadores, ao invés de se apoiar tanto em empresas como Microsoft, Nintendo e Sony. Essa mudança de paradigma aproxima a exposição de eventos como TGS, Gamescom, BGS, PAX, e outros eventos de mesma natureza, abandonando seu formato tradicional próprio.
Neste episódio, Ryan Sales, Felipe Lins e Eduardo Porto irão conversar um pouco sobre a história da E3, seu formato, o que a diferencia de outros eventos, além de explorar as possibilidades dessa mudança anunciada para 2020. Além disso, destacam o que saiu de mais legal na Gamescom e TGS, eventos que aconteceram nos meses de agosto e setembro de 2019.
Vem com a gente!
Desenvolvedores do jogo Ooblets após anunciarem exclusividade com a Epic Games Store atraem a ira ensandecida e injustificável de uma horda de indivíduos na internet. Eles invadem o Discord dos desenvolvedores, abarrotam os Community Managers e devs com questionamentos, reclamações, xingamentos, agressões verbais antissemitas e racistas, ameaças de violência e até mesmo de morte por conta do anúncio. O caso toma conta das manchetes dos sites especializados.
Partindo desta celeuma, Ryan Sales, Felipe Lins, Caio Nogueira e Eduardo Porto puxam uma conversa que resgata os primórdios da distribuição de jogos no mercado do PC, focando na plataforma que revolucionou e revitalizou o PC Gaming, o Steam. De lá pra cá, como tem se comportado a concorrência e por que novos lutadores neste ringue estão recorrendo a táticas incomuns neste meio, como contratos de exclusividade temporária e serviços de streaming, para inovar e tentar rivalizar de igual pra igual com a plataforma da Valve, toda poderosa como rainha do PC?
Vem com a gente se informar, refletir e se divertir.
Em julho de 2019 vemos o debate sobre supostos problemas associados aos videogames, como suposto aumento da violência, ganhar fôlego novamente e destaque nas manchetes dos sites especializados e na boca de políticos mal informados e mal assessorados.
Com a adição oficial do "vício em jogos" no catálogo de doenças da Organização Mundial de Saúde, o CID-11, Ryan Sales, Felipe Lins, e Eduardo Porto recebem a psicóloga e jogadora Ticiana Soares, para bater um papo sério sobre os problemas e situações envolvendo viciados reais que levaram à essa polêmica decisão da OMS.
2017 viu emergir de um mod de um jogo de guerra uma nova modalidade de competição massiva de jogadores que viria a se tornar uma febre mundial com PUBG e posteriormente Fortnite.
Neste episódio de junho de 2019, Felipe Lins, Ryan Sales e Caio Nogueira entram num ringue onde só deverá restar um. E enquanto se degladiam nesta batalha real, discutem as origens e o fenômeno que é o mais do que consolidado gênero Battle Royale.
No mês de maio de 2019, já temos um bom apanhado de notícias, rumores e anúncios oficiais sobre O Google Stadia, novidade da gigante da internet voltada para o público fã de jogos.
Nesse episódio, Ryan Sales, Felipe Lins, Caio Nogueira e Eduardo Porto ascendem aos céus para debater as expectativas, promessas, sonhos, resistências e preocupações com o futuro dos jogos, considerando as últimas notícias referentes a game streaming e cloud gaming.
Nesse episódio, Felipe Lins, Eduardo Porto, Caio Nogueira e Alisson Canafistula batem aquele papinho maroto sobre como é conciliar vida adulta com videogames. O que jogar? Quando e quanto? Single Player ou Multiplayer? Lançamentos? Jogos mais antigos? Retrogaming e replay tem espaço? Como fazer pra trabalhar, pagar os boletos, cuidar da casa, cuidar de criança, vida profissional e amorosa e ainda manter o hobby dos videojuegos? Essas e tantas outras perguntas só precisando do seu start.
Sejam bem vindos a mais um episódio do Cast Potion! E para o espetáculo de hoje nada menos do que um Rockstar de peso!
Isso mesmo, neste episódio de março 2019 a nossa boyband já conhecida com Felipe Lins, Ryan Sales, Eduardo Porto e Caio Nogueira irá conversar sobre a história de uma das maiores empresas de videojuegos do mundo, revirando o passado polêmico e as controvérsias que a desenvolvedora já se envolveu e provocou. Chega mais, coloque seu fone de ouvido e acompanhe mais um excelente episódio do Cast Potion!
Estamos finalizando mais um ano e claro não poderia faltar o nosso giro de VIDEOJUEGOS do ano. Nesse podcast resolvemos debater usando temas, escolhendo nossos vencedores por categoria no ano! Venha ver como a EA e a Bethesda conseguiram ganhar alguma coisa em mais um excelente episódio do Cast Potion, com as presenças de Felipe Lins, Ryan Sales, Eduardo Porto, Caio Nogueira e Gabrielle Mustafa!
Em virtude de ameaças de ações judiciais da Nintendo, o famoso site de emulação EmuParadise, depois de 18 anos de operação ofertando ao mundo todo cópias de jogos para uso em emuladores, as ROMs, removeu todo o seu acervo e acendeu um alarme que preocupou todos os sites e grupos que se dedicam à polêmica prática que divide opiniões até mesmo dentro da indústria.
Felipe Lins, Ryan Sales, Caio Nogueira e Eduardo Porto retornam para o “6ª ano” do Cast Potion, para embarcar nas águas tormentosas do submundo da pirataria e da emulação, discutindo as nuances de todo esse universo paralelo cinza, levantando argumentos em prol e contra os bucaneiros da propriedade intelectual.
O episódio do mês de março de 2018 vem trazendo um debate difícil! O quanto uma dificuldade a mais num jogo seria inclusiva ou poderia excluir um potencial jogador? Quais os pros e contras desse assunto hoje bem delicado? Agradar a velha guarda ou trazer um público novo? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas nesse papo, comandado por Felipe Lins e Ryan Sales, acompanhado de Eduardo Porto e Caio Nogueira que está bem facinho de acompanhar!
Ryan Sales, Felipe Lins, Eduardo Porto e Alisson Sousa conversaram um pouco sobre o assunto que a polêmica envolvendo as políticas de micro transações da EA trouxeram a tona. Seriam as lootboxes realmente o grande mal de tudo? Poderiam ser classificadas como “gambling” (jogos de azar)? Será aquele 0,01% de chance de vir aquele item que você quer um motivo justo pra se consumir isso? Essas e muito mais no primeiro podcast de 2018, gravado em 2017!
Caçadores! Digo, CATEDRÁTICOS! Preparem-se para este monstruoso episódio, lançado em 2017, após o anúncio de Monster Hunter World, onde Ryan Sales, Felipe Lins e Caio Nogueira adicionam Gabriel "Mamo" Lima à party, e se aventuram na exploração detalhada da série Monter Hunter, partindo das origens até o mais novo anúncio desta franquia de caça que se tornou referência no seu estilo, saiu do nicho japonês e ganhou o mundo.
Nesta edição de agosto de 2017, Ryan Sales, Felipe Lins, Caio Nogueira e Eduardo Porto se juntam em um castlike para debater as nuances e exemplos de jogos que carregam o termo "algumacoisa-like". E diante da estrondosa popularidade da série Souls, soulslike pode ser considerado um gênero? Quanto um jogo como Dark Souls inovou no mundo dos videojogos a ponto de se tornar referência com respaldo de um gênero? Essa discussão e muita informação extra te esperam nessa edição, só dar o play. Análise Semiótica – Dark Souls: https://medium.com/@ryansales_/dark-souls-a-disparidade-no-universo-de-dark-souls-275713b1cae9
Neste segundo episódio de julho 2017, Felipe Lins, Caio Nogueira e Eduardo Porto voltam a receber Gabrielle Mustafa para continuar a viagem sobre o maravilhoso universo da trilogia Mass Effect, completando esta minissérie em 2 episódios sobre a franquia.
Neste episódio de julho 2017, Felipe Lins, Caio Nogueira e Eduardo Porto recebem Gabrielle Mustafa para se debruçar sobre o maravilhoso universo da trilogia Mass Effect.
Ryan Sales, Felipe Lins, Caio Nogueira e Eduardo Porto sentam na mesa com Alisson Canafistula para bater um papo descontraído e jocoso sobre a E3 2017.
Ryan Sales, Felipe Lins, Caio Nogueira e Eduardo Porto sentam na cama, trocam de posições e batem um looongo papo sobre o ano de 2016. O que teve de bom, o que teve de ruim e o que teve de absolutamente horrível no ano, na opinião de cada caster, bem como comentários gerais dos grandes lançamentos do ano.
Neste episódio de dezembro de 2016, Ryan Sales, Felipe Lins, Caio Nogueira e Gabrielle Mustafa batem um papo especulativo em cima das informações oficialmente divulgadas e rumores sobre o console híbrido da Nintendo. Suposições, preocupações e até mesmo reflexões acerca do futuro dos portáteis enriquecem esta edição.