A reportagem chega a Barcelona para o capítulo final da cobertura, o amistoso Brasil X Guiné, no dia 17 de junho de 2023, um jogo que mostrou o quanto o desafio de vencer o racismo será duro, difícil e longo.
No terceiro e último episódio, a série "Caso Vini Júnior - Um mergulho nas raízes do racismo" faz ainda um paralelo sobre a situação racial no Brasil. Afinal, estamos realmente mais avançados que a Espanha nas questões raciais? As leis brasileias são eficientes para punir atos racistas? E o combate ao racismo nos estádios brasileiros está funcionando?
Por fim, o repórter Rodrigo Oliveira mostra, através de entrevistas com negros que vivem na Espanha, o quanto Vinícius Júnior está promovendo uma verdadeira revolução no país, fazendo a sociedade espanhola debater pela primeira vez em sua história a questão racial.
Em meio às reportagens na Espanha sobre os episódios de racismo contra Vinícius Júnior, aparecem inúmeros relatos sobre a presença de movimentos neofascistas infiltrados nas torcidas organizadas espanholas, os Ultras, que estariam envolvidos nos insultos proferidos contra o atacante brasileiro na última temporada. No segundo episódio, a série "Caso Vini Júnior - Um mergulho nas raízes racismo" investiga as relações entre movimentos radicais de extrema-direita e o futebol.
Em paralelo, no dia 14 de junho de 2023, o repórter Rodrigo Oliveira vai a Valência e visita o Estádio Mestalla, palco dos atos racistas sofridos por Vini Júnior no jogo Valencia 1 X 0 Real Madrid, no dia 21 de maio. Em entrevista exclusiva, o diretor-corporativo do Valencia CF, Javier Solís, apresenta a visão do clube sobre os acontecimentos.
No dia 13 de junho de 2023, o repórter Rodrigo Oliveira, do Grupo RBS, desembarca em Madrid para uma série de reportagens para Rádio Gaúcha, Zero Hora e GZH sobre os inúmeros casos de racismo sofridos pelo atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior, na temporada 2022/23, do Campeonato Espanhol.
Ao entrevistar dezenas de dirigentes, atletas, ativistas, sociólogos, pesquisadores e negros que vivem na capital espanhola, a reportagem começa a desvendar não só as motivações dos atos contra Vini Júnior, mas especialmente, as origens do racismo no futebol e na própria humanidade.