Neste episódio, Dandara Suburbana, nossa convidada do mês, vem compartilhar os seus saberes sobre o processo de escrever. Dandara revela também a grande influência que o Candomblé e a sua família têm na arte do ofício de escrever. Ela também fala um pouco sobre a importância da oralidade no fazer memória, a criação de vínculo com a sua mãe em fazer cartas e o resgate da sua ancestralidade através da sua fé.
Neste episódio Luís Mauro Sá Martinho conversa com a gente sobre o que é pós-verdade, suas implicações e de que forma podemos enfrentar a desinformação. Além disso, Luís Mauro também traz reflexões sobre o tempo disponível para criar conhecimento e se informar e também o papel das redes sociais no que tange à construção do conhecimento e o processo de informação.
Neste episódio nós recebemos a Senhorita Bira para conversar sobre o pensamento neoliberal e a influência dele na nossa cultura, em especial a do Ocidente. Durante o episódio, Bira fala um pouco sobre o que é o neoliberalismo, suas características e explica como isso aparece na cultura pop. Conversamos também sobre a conexão entre Freud e neoliberalismo, Anitta como o esteriótipo do self-made man e quais mercadorias as celebridades vendem. Para acompanhar mais do nosso trabalho segue a gente aqui, no Spotify, e também no Youtube. Aproveita e liga as notificações pra quando subirmos um episódio novo, você ser avisado!
Neste episódio o Casa Oito recebeu o Pablo Nunes, pesquisador em segurança pública e uso de tecnologias e doutor em ciência política para conversar com a gente para entender de que forma o uso de tecnologias pode aprofundar abismos sociais como o racismo, classismo e outras formas de opressão. Conversamos sobre de que forma o uso da tecnologia como o reconhecimento facial mascara maneiras de discriminação, abordagem policial, falsos positivos e o encarceramento de pessoas pretas e pobres em massa. O Pablo ainda fez considerações sobre a iniciativa privada que tem o papel de vender e lucrar com essas tecnologias e seus usos sem uma regulação. Quando ouvir, fala pra gente aqui, nas interações, o que você achou do episódio! E pra seguir a gente no X e Instagram é @podcastcasaoito.
Neste episódio o Casa Oito recebeu a Amanda Dias, do Grana Preta, para conversar com a gente para entender o processo de ascensão social. Abordamos assuntos como a forma com que lidamos com os nossos ganhos, consciência social e de raça e o papel que a afroespiritualidade pode ter em entender a forma com que geramos renda. A Amanda também conta um pouco da sua história como empreendedora e de que forma hoje ela entende a sua trajetória e a da sua família. Quando ouvir, fala pra gente aqui, nas interações, o que você achou do episódio! E pra seguir a gente no X e Instagram é @podcastcasaoito.
Neste episódio, o nosso convidado, Alann Bartoluzzio, veio conversar com a gente e trazer reflexões sobre como o orçamento público é uma peça jurídica e contábil que possui influência dos três poderes do nosso país, sendo estes, legislativo, judiciário e executivo. Alann nos explica o que é presidencialismo de coalizão, a influência e papel do Tribunal de Contas e quais as contribuições que a contabilidade podem dar para a elaboração e implementação de uma informação no processo do orçamento público.
Neste episódio conversamos com a Sheila Cavalcante sobre o quanto os aplicativos e a internet tem impacto significativo na nossa forma de nos relacionar. Alguns dos pontos levantados pela nossa convidada foram as subjetividades na construção de um perfil, as certezas de cada indivíduo no processo de uso dos aplicativos que mudam de acordo com as pessoas conectadas e também o uso da internet do ponto de vista saudável sem que afete a nossa percepção da realidade. Siga a gente aqui no Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts. Ouve o nosso episódio e fala pra gente o que você achou! Estamos no twitter e instagram no @podcastcasaoito.
Neste episódio convidamos Yemojazz para conversarmos sobre qual a diferença entre racismo religioso e intolerância religiosa, o porquê a demonização de Exu e o embranquecimento de Yemanjá e quais são as estratégias de enfrentamento do racismo, que é também religioso. Nossa convidada fala um pouco também da sua vivência enquanto mulher preta de terreiro e políticas públicas voltadas para a proteção e preservação do povo de axé. Siga a gente aqui no Spotify, Google Podcasts e Apple podcasts. Ouve o nosso episódio e fala pra gente o que você achou! Estamos no twitter e instagram no @podcastcasaoito.
Fala, pessoal! Temporada nova se iniciando aqui no Casa Oito e muita coisa boa pra acontecer. Nesse episódio eu explico como funcionará a publicação dos conteúdos, os períodos e mais algumas novidades. Ouve e depois fala o que achou pra gente. Nossas redes sociais são @podcastcasaoito no instagram e twitter. E aproveita e segue a gente aqui, no spotify e aciona as notificações, também pra que toda vez que a gente publicar os episódios você ficar por dentro!
Neste episódio conversamos com o Jonathan Mendonça, que é mestre em Relações Internacionais e dedicou a sua dissertação para estudar sobre a população cigana, mais especificamente no leste europeu. O Jonathan trouxe pontos sobre o a cultura cigana, seu modo de vida, as origens do povo cigano e de que forma a sua imigração foi e ainda é tratada na Europa. A imigração européia dos ciganos se deu de forma diferente de acordo com o contexto político e também a sociedade em que eles estavam envolvidos. Ouve o nosso episódio e fala pra gente o que você achou! Estamos no twitter e instagram no @podcastcasaoito.
Neste episódio, vamos conversar sobre o filme do Corcunda de Notre Dame da disney. Esse filme tem como pano de fundo a xenofobia contra pessoas ciganas que habitam Paris. O personagem principal da trama é o Quasímodo, que é filho de ciganos que chegam ilegalmente a Paris. A outra personagem é a Esmeralda, que é um mulher cigana que vive também em Paris. Eles dois lidam com o Frodo, um homem eclesiástico que persegue pessoas ciganas com ódio. Ouve o nosso episódio e fala pra gente o que você achou, fechou? O nosso twitter e instagram é @podcastcasaoito.
Neste episódio nós conversamos com a Rafaela Cotta, psicóloga e mestre em Educação, que nos ajudou a refletir um pouco sobre o que é o burnout, os seus efeitos e como ele nos atinge. A Rafaela também compartilhou experiências suas em relação a como ela também atravessou um cenário de esgotamento psíquico e de que forma ela conseguiu sair dessa conjuntura. O burnout, nos dias de hoje, já é entendido como uma doença ligada ao trabalho e no Brasil os trabalhadores que são acometidos por essa doença já tem garantido em lei os mesmos direitos que outras doenças que também estão ligadas ao trabalho. Ouve o nosso episódio e fala pra gente o que você achou! Nosso twitter e instagram são @podcastcasaoito.
Neste episódio o Casa Oito trouxe duas dicas de conteúdo para que se possa entender um pouco mais sobre o que é o burnout e os seus efeitos. O livro chamado "Sociedade do Cansaço" fala um pouco sobre como os efeitos do capitalismo e da lógica de produtividade tem afetado a forma como nos vemos e o quanto de esforço colocamos em tarefas que nos sugam de uma forma que só sobra no final do dia a frustração. O artigo "Reflexões sobre estresse e burnout e a relação com a enfermagem" já busca apontar para quais são os sintomas do burnout e de que forma ele pode se manifestar em trabalhadores da área da saúde, especificamente os da enfermagem. Ouve o episódio e fala pra gente o que você achou, beleza? O nosso twitter e instagram é @podcastacasaoito.
Neste episódio nós conversamos com a Mariane Rodrigues sobre o que os filmes Bacurau e Parasita tem em comum e de que forma a luta de classes aparece neles. Falamos um pouco sobre como o cinema sul coreano e brasileiro retrataram alguns questões diretamente ligadas à classes sociais e as suas desigualdades. Ambos os filmes são de 2019 e trazem pontos de reflexão muito importantes para repensarmos que estruturais e contextos sociais. A Mariane Rodrigues é formada em História da Arte e nos ajudou a entender melhor de que forma ambos os filmes constroem as suas narrativas. Ouve o nosso episódio e fala para gente o que você achou! Nosso twitter e instagram são @podcastcasaoito.
Neste episódio nós vamos apresentar um documentário chamado "Estou me Guardando para quando o Carnaval chegar" que fala sobre a relação da população de Toritama, cidade do interior de Pernambuco, com o trabalho de produção de jeans. O documentário começa mostrando a vida de algumas pessoas locais dessa região e evidencia as jornadas de trabalho exaustivas. Algumas pessoas falam que é cansativo mas que preferem não ter um patrão para trabalharem. Outro ponto importante é o quanto o Carnaval é uma data importante para a região e o quanto as pessoas valorizam viajar nessa época como sua única forma e momento de lazer. Ouve o episódio e fala pra gente o que vocês acharam! O nosso twitter e instagram são @podcastcasaoito.
Neste episódio batemos um papo super importante sobre o que é fascismo, quais as suas características e de que forma ele se manifesta. Conversamos mais especificamente sobre o contexto político brasileiro na atualidade e a Cristiane Fairbanks compartilhou conosco um pouco do seu conhecimento. A Cristiane é doutoranda em educação pela PUC-SP e advogada também. Ela é uma estudiosa sobre a função social das Universidades e nos ajudou a entender melhor de forma mais profunda o que é o fascismo. Ouve o nosso episódio e fala pra gente o que você achou! No twitter e no instagram nosso arroba é @podcastcasaoito.
Neste episódio nós conversamos com o Yuri Luz sobre redes sociais e eleições. Ele é mestre em Ciências da Computação, em que a sua dissertação foi sobre uma análise de redes sociais e manifestações populares no Twitter. Ele conversou com a gente sobre como o algoritmo funciona nas plataformas de redes sociais, como a Teoria dos Grafos pode ser compreendida e também de que forma as famosas "bolhas" se formam. Como as redes sociais foram utilizadas por representantes políticos fascistas para a subida ao poder? De que forma nós podemos checar informações? Essas foram algumas perguntas que o Yuri responder e a gente pode conversar. Ouve o nosso episódio e fala pra gente o que você achou. Nós estamos no instagram e twitter como @podcastcasaoito!
Neste episódio iremos falar um pouco sobre o tema do mês, que é sobre Redes Sociais e Eleições. A nossa sugestão é o documentário chamado Privacidade Hackeada, que tem na Netflix, e fala sobre como as redes sociais foram essenciais para a decisão da corrida eleitoral do Trump nos Estados Unidos. O documentário também sinaliza o quanto de influência as empresas privadas Meta (antiga Facebook) e Cambridge Analytica tiveram participação na uso de informações sobre os usuários para traçar possíveis perfis de eleitores e a probabilidade de orientação política estes usuários tinham sem os seus consentimentos. Ouve o episódio, vê o documentário e comenta com a gente o quê você achou dele. Nosso twitter e instagram é @podcastcasaoito e nosso email é podcastcasaoito@gmail.com!
Neste episódio nós falamos um pouco sobre como a Diversidade e Inclusão estão no dia a dia das empresas com a Tarssila Ebbo. Ela é especialista em fazer as pessoas se sentirem seguras e felizes em suas empresas e trabalha na posição de Analista de Gente e Diversidade. Falamos um pouco sobre vieses no processo seletivo e acompanhamento de desenvolvimento de talentos, racismo, LGBTfobia, acolhimento corporativo e muito mais. O quão é importante se sentir seguro dentro do ambiente de trabalho? Por que a Diversidade e Inclusão impactam positivamente as organizações? Quais as principais preocupações que as empresas devem ter em seus radares para atrair novos talentos e retê-los? Essas foram algumas das perguntas feitas nesse programa e a Tarssila nos ajudou a compreender de que forma ajudar a melhorar o ambiente de trabalho e ter ações efetivas de mudança no mundo corporativo. Ouve o episódio e comenta com a gente o que vocês acharam nas nossas redes sociais! No twitter e no instagram é @podcastcasaoito.