Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
News
Sports
TV & Film
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
Podjoint Logo
US
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts126/v4/91/2f/69/912f69bd-29c1-47fc-e73a-98fe850dbbe7/mza_2857610386784946386.jpg/600x600bb.jpg
Calango Sagrado
Calango Sagrado
13 episodes
2 days ago
Um podcast para falar sobre estudos da religião, história, mitologia antiga, livros, séries, filmes e temas ligados à linguagem religiosa e seus efeitos na cultura, política e sociedades.
Show more...
Self-Improvement
Education
RSS
All content for Calango Sagrado is the property of Calango Sagrado and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Um podcast para falar sobre estudos da religião, história, mitologia antiga, livros, séries, filmes e temas ligados à linguagem religiosa e seus efeitos na cultura, política e sociedades.
Show more...
Self-Improvement
Education
https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/staging/podcast_uploaded_episode/9934821/9934821-1683288586211-e306a30cf1664.jpg
Ziz - A cacatua de Javé
Calango Sagrado
15 minutes 51 seconds
2 years ago
Ziz - A cacatua de Javé

Ziz (זיז‎) (Salmos 50:11)

 

יאיָדַעְתִּי כָּל־ע֣וֹף הָרִ֑ים וְזִ֥יז שָֹ֜דַ֗י עִמָּדִֽ

“Eu conheço todas as aves das montanhas e as Ziz dos campos [são] minhas.” (tradução minha)

 

Estamos em nosso terceiro episódio da série monstros bíblicos e hoje vamos falar de um dos pets de Javé menos conhecidos, a ave Ziz.

 

“Aconteceu uma vez que um viajante em sua embarcação viu um pássaro. Quando essa ave se levantou das águas, as águas cobriam apenas suas pernas e sua cabeça tocava o céu. Os que a viram pensaram que as águas não eram profundas naquele ponto e pensaram que podiam se banharem ali. O pássaro que os viajantes viram, não era outro, se não o Ziz. Suas asas são tão grandes que podem encobrir a luz do sol. Elas (asas) protegem a terra contra os ventos do sul; sem a ajuda das asas de Ziz a terra não seria capaz de resistir aos ventos que sopram do sul. O fluido delas uma vez inundou sessenta cidades e o seu revoar destruiu trezentos cedros”.

                                                                                 ( Haggadot judaica-Tradução livre)

 

 

Ziz é um animal grifo da mitologia judaica, é dito que com suas asas é capaz de cobrir a luz do sol. É uma das bestas primevas criadas por Javé e domina sobre os céus e seus dois consortes Leviatã e Behemoth governam sobre as águas e a terra respectivamente.

Ziz foi também criado no quinto dia, juntamente com as outras bestas primevas. Ziz era quem dominava os céus. Pode ter tido influência das histórias sumério-acadianas, assírias, e até mesmo dos persas. Em histórias como a de Lamassu, que era uma divindade feminina protetora, representada em amuletos, portais e palavras de encantamento.

Na mitologia suméria havia uma divindade híbrida homem-pássaro chamada Anzu, que pode também ter dado origem a Ziz. Anzu era o guardião dos céus e a personificação dos ventos do sul. Anzu causava medo e terror em muitos deuses e apenas o poderoso deus Marduk foi capaz de derrotar a grande ave. Anzu aparece em embates na Epopéia de Gilgamesh. Anzu pode ter sido a narrativa influenciadora para a fênix grega bem como de Ziz, na mitologia hebreia.

A figura bíblica/hebraica dos querubim também podem ter tido influência na língua acadiana-suméria, a palavra que deu origem pode significar: portador de bençãos, e tinham um papel protetor, tais como os leões chineses presentes até os dias de hoje em vários lugares na China nas entradas de cidades e locais importantes.

As histórias contadas da mitologia sumério-acadiana espalharam-se desde o crescente fértil, à península arábica e chegaram até ao levante mediterrâneo.

Na sua função linguística mitológica em um determinado momento Ziz, simbolizou o império persa e a sua religião, o zoroastrismo. A religião persa, assim como as histórias do império acadiano, influenciou vários povos, inclusive mitologias hindus como a ave mitológica garuda, símbolo de países como a Indonésia, nos dias de hoje.

Ziz assim como Leviatã e Behemoth estará presente no Dia do Messias, será parte do banquete servido aos justos por Javé. Diferentemente de Leviatã e Behemoth a Ziz foi mantida a capacidade de procriação. É dito que Ziz punha ovos e uma vez um de seus ovos quebrou e com o líquido desse ovo, sessenta cidades foram destruídas. A extensão das asas de Ziz era tão grande que podia cobrir toda a terra e encobrir a luz do sol.

Ziz controla os ventos, as aves dos céus e causa tempestades. Controlando elementos da natureza e destruindo cidades inteiras com um simples revoar de suas asas.

Calango Sagrado
Um podcast para falar sobre estudos da religião, história, mitologia antiga, livros, séries, filmes e temas ligados à linguagem religiosa e seus efeitos na cultura, política e sociedades.