Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
News
Sports
TV & Film
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
Podjoint Logo
US
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts126/v4/91/2f/69/912f69bd-29c1-47fc-e73a-98fe850dbbe7/mza_2857610386784946386.jpg/600x600bb.jpg
Calango Sagrado
Calango Sagrado
13 episodes
1 day ago
Um podcast para falar sobre estudos da religião, história, mitologia antiga, livros, séries, filmes e temas ligados à linguagem religiosa e seus efeitos na cultura, política e sociedades.
Show more...
Self-Improvement
Education
RSS
All content for Calango Sagrado is the property of Calango Sagrado and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Um podcast para falar sobre estudos da religião, história, mitologia antiga, livros, séries, filmes e temas ligados à linguagem religiosa e seus efeitos na cultura, política e sociedades.
Show more...
Self-Improvement
Education
https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/staging/podcast_uploaded_episode/9934821/9934821-1682074244781-29c43d29a8175.jpg
Behemoth - A besta indomável
Calango Sagrado
11 minutes 48 seconds
2 years ago
Behemoth - A besta indomável

Série Monstros Bíblicos

 

Episódio 1 - Behemoth

 

Behemoth (בהמות) – É um animal mitológico  queaparece no livro de Jó 40:15-24. Pesquisadores tentam encontrar paralelos fora dos textos bíblicos sobre esse animal mitológico relacionando-o com um hipopótamo, uma espécie de mamute-elefante, ou até mesmo um dinossauro.  Era desconhecido do público ocidental até por volta do século 18 quando os textos bíblicos começaram a ser lidos de maneira mais crítica.

 

O substantivo masculino plural (o dito plural majestoso) Behemoth em hebraico, pode ser traduzido como algum tipo de animal bovino. O sufixo (moth) indica gênero masculino ao substantivo em sua forma plural. Esse substantivo/nome não aparece em nenhuma outra literatura antiga, a não ser os textos bíblicos em seu gênero literário, mitologia-poética.

 

Behemoth não tem paralelo direto com o Touro Celeste que aparece no Épico de Gilgamesh e nem com os “Homens-touro” da Mesopotâmia (Assíria). O paralelo mais próximo é com Atik-Ars(h), o Bezerro de El. São mitologias distintas, mas os seres apresentam algum paralelo.

 

O texto ugarítico diz: (Tradução livre)

 

“Eu derrubo a serpente tortuosa, a poderosa com sete cabeças. (41:42)

Eu derrubo Ars(h), o amado de El. Eu destruí Atik, bezerro de El. (43-44)

Eu derrubo Fogo, cão de El. Eu aniquilo Chama, filha de El.” (45-47)

 

KTU 1.3 III.41-47

 

Ainda no texto ugarítico KTU também está escrito:

 

KTU 1.6

 

50: No mar estão Ars(h) e o dragão,

51: Que Kothar-ha-Hasis os afugente.

52: Que Kothar-há-Hasis os despedace.

 

KTU 1.6 – Ugarit – Museu do Louvre.

 

Behemot é o par masculino de outro ser que falaremos no próximo episódio: Leviatã. Behemot na literatura apocalíptica judaica é descrito como um animal caótico. Javé, impediu que o mesmo procriasse com Leviatã, pois o fruto desse acasalamento seria a destruição da criação de Javé.

 

No livro de 1 Enoque Behemoth foi o primeiro animal a caminhar sobre a terra recém criada. Ainda no livro de Enoque é descrito que Behemoth habita num deserto invisível a leste do Jardim do Éden, o deserto de Dendayen.

 

“ E naquele dia, se separarão dois monstros; uma fêmea chamada Leviatã, que habita nas profundezas das águas, acima das fontes das águas; E um macho chamado Behemoth; que com seus peitos, ocupará um deserto  invisível, chamado Dendayen ao leste do jardim, onde os justos e eleitos habitarão...”

(Livro de 1 Enoque 58:7-9) – Tradução Minha

 

 

O Livro de orações judaicas o Siddur, traz uma oração/profecia para o Dia de Javé.

 

“Leviatã e Behemoth se engancharão com os seus chifres... Seu Criador se aproximará e com a sua espada poderosa matará a ambos. Assim, do lindo couro de Leviatã Javé construirá as tendas para abrigar o justo, que comerá da carne de Leviatã e Behemoth com alegria e regojizo em um enorme banquete que será dado aos justos e eleitos”.

 

(Siddur, P.719) Tradução Livre

 

Behemoth nas lendas antigas de cosmogonias é um par mítico de Leviatã que simboliza o caos das águas. Behemoth, simboliza um caos na terra, na natureza. Uma força que se descontrola trazendo destruição, derramamento de sangue e extinção de outras espécies. Dada sua agressividade vive fora do convívio da humanidade, num deserto mítico enorme. Faz parte da categoria dos pets de Javé.

 

Na cultura pop Behemoth é descrito através de jogos de vídeo-game, de bandas de rock e de confrontos bestiais como no épico embate com Godzilla. Behemoth tornou-se também um adjetivo que significa algo enorme, de proporções monstruosas.

 

Referências Bibliográficas

 

 

Introdução à teologia do templo – Margaret Baker

O profeta perdido: O livro de Enoque e sua influência sobre o cristianismo – Margaret Baker

Introdução ao misticismo do templo – Margaret Baker

King of the Jews: Temple Theology in John’s Gospel – Margaret Baker

Livro de Enoque – Fonte Editorial

Sidur completo – Tradução e Transliteração – Sêfer Editora

The Ugaritic Baal Cycle – Mark Smith

 

Calango Sagrado
Um podcast para falar sobre estudos da religião, história, mitologia antiga, livros, séries, filmes e temas ligados à linguagem religiosa e seus efeitos na cultura, política e sociedades.