Leitura da notícia "Livro sobre a relação entre afro-americanos e o McDonald’s vence o prêmio Pulitzer na categoria “história”
A Segunda Guerra Mundial também foi travada no front das fotografias. Civis e militares produziram uma enorme quantidade de registros visuais do conflito. Essas fotos, contudo, não são meros registros da realidade. Elas intencionam contar uma determinada narrativa da guerra.
A fim de iluminar a obra de Paulo Freire, conversamos com o historiador Nilton Mullet Pereira, professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da área de Ensino de História. Pereira nos ajuda a compreender quem foi, de fato, Paulo Freire, e qual a importância do seu trabalho para o campo educacional.
Pedro Ernesto dá nome a muita coisa no Rio de Janeiro: rua, palácio, medalha, escola e até hospital. Mas quem foi ele? Para responder essa prgunta, convidamos o historiador Thiago Mourelle, Supervisor da Equipe de Pesquisa do Arquivo Nacional, autor do livro "O Brasil a caminho do Estado Novo - as cartas de Pedro Ernesto e a trama política que antecede o golpe (1937-1937).
O que é sionismo, essa palavra que é repetida toda hora nos livros de história e na imprensa? Para nos ajudar a responder, nós convidamos o professor Michel Gherman, da Universidade Ben Gurion, de Israel.
O historiador Odilon Caldeira Neto, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), explica o fenômeno histórico do Integralismo.
O historiador José Inaldo Chaves Jr., professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), fala sobre o uso do trabalho indígena no Brasil Colonial.