No episódio de hoje vamos falar sobre o que define nosso perfil de leitor. Sua construção e mudanças ao longo da vida. Fazendo uma conexão com o paladar, vamos conversando sobre esse tema tão rico. Esse episódio é uma celebração dos 2 anos de vida deste podcast, que aniversariou no dia 11 de março. E que venha muito mais conteúdo e boas conversas em sua companhia, caro (a) ouvinte. Pois sem você, esse projeto não seria possível! Episódio mencionado: Episódio Piloto - Minha jornada de leitor
2023 indo embora! Mas, antes que o ano acabe, faço um balanço das leituras e falo um pouco de que pretendo realizar e ler em 2024. Que o ano vindouro lhe traga muitas boas surpresas e lhe proporcione a realização de sonhos e a geração de novos projetos! Canais citados: Literature-se (YouTube) Rádio Caractere (podcast) Livros citados: O Livro dos Cinco Anéis (Musashi) O Livro do Travesseiro (Sei Shônagon) O Ramayana (William Buck) Contos da Cantuária (Geoffrey Chaucer) Os Miseráveis (Victor Hugo) 1984 (George Orwell) Doutor Jivago (Boris Pasternak) História doa Hebreus (Flávio Josefo) O Grande Livro da Mitologia Egípcia O Livro dos Mortos do Antigo Egito Epopeia da Criação Medeia (Euripedes) Canto Para Govinda (Jayadeva) O Livro das Mil e Uma Noites Castro (Antônio Ferreira) As Afinidades Eletivas (Goethe) As Aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) Contos de Odessa (Isaac Babei) Em Louvor da Sombra (Junichiro Tanizaki) A Revolução dos Bichos (George Orwell) Trilogia Tebana (Sófocles) Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe)
Dois Natais é um ensaio do autor britânico C. S. Lewis. Este ensaio faz parte de uma coletânea ensaísta editada e lançada em 1970 pelo editor e conselheiro literário do autor, Walter Hooper, após a morte de Lewis. Emulando um escrito perdido de Heródoto, Lewis fala sobre duas formas de Natal, o comercial e o espiritual.
Livros mencionados:
Shamisen é uma HQ que conta a história de Haru, uma gosen solitária que, em suas andanças, conhece uma criatura mítica que lhe abre a percepção espiritual, que a faz ter a capacidade de perceber a presença de divindades e conversar com elas. E é nesses colóquios que conhecemos melhor a vida e o passado de Haru e acompanhamos todo o amadurecimento dessa solitária tocadora de shamisen, traçando assim, suas canções do mundo flutuante!
Livros mencionados:
Vida de Dante, de Giovanni Boccaccio, é uma mini biografia em estilo poético, escrita em lingua vernácula italiana. Diria, uma verdadeira ode ao mais ilustre poéta italiano, Dante Alighieri. O texto que temos em mãos, expressa bem todo o respeito e admiração que o autor do Decamerão tinha por Dante.
Obras citadas: Vidas de Dante: Escritos Biográficos Latinos e Vernáculos dos Séculos XIV e XV Box O Decamerão eBook Kindle A Divina Comédia
Publicado em 1774, Os Sofrimentos do Jovem Werther, foi o primeiro romance do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. E logo fez sucesso, por sua força poética e narrativa. Além de best seller, a obra também influenciou a moda da época. E tudo isso se deve a bela escrita do autor e de como somos envolvidos pelo enredo, ao acompanharmos as desventuras do protagonista.
Livros recomendados: Os sofrimentos do jovem Werther - Goethe (Penguin Companhia)
Beethoven: as muitas faces de um gênio - João Maurício Galindo e Romain Roland
Episódio citado:
Misturando politica, religião, ecologia, intrigas e muitas questões filosóficas, Duna é o primeiro volume de seis livros escritos por Frank Herbert. É uma obra gigantesca que influenciou literatura e cinema, mas também, bebeu de fontes anteriores para se tornar uma obra colossal! É um livro que possui um ritmo próprio e que nos faz pensar enquanto mergulhamos em Arrakis e nos desdobramentos ocorridos no planeta detentor da Especiaria (maior riqueza do império e sua força motriz) Um verdadeiro clássico da ficção cientifica!
Hoje é dia de balanço de leituras de meio do ano, com a TAG dos 50%. Criada por um canal de outro país e, traduzida por Victor Almeida, do canal Geek Freak. Vamos ver como foram as leituras até aqui!
Episódios do Biblioteca Ricarte:
Como a Primeira Carta Foi Escrita
Livros mencionados:
Os Testamentos - Margaret Atwood
Evguiêni Oniéguin: Romance em versos - Aleksandr Púchkin
Contos Fantásticos do Século XIX - Ítalo Calvino (org.)
Antologia da Literatura Fantástica - Jorge Luís Borges, Adolfo Bioy Casares e Silvina Ocampo (org.)
O Livro do Travesseiro - Sei Shônagon
O Castelo de Otranto - Horace Walpole
Doutor Jivago - Boris Pasternak
Dom Quixote - Miguel de Servantes
Composta das peças Édipo Rei, Édipo Em Colono e Antígona, A Trilogia Tebana foi produzida entre os anos de 427 a. C. e 406 a. C. por Sófocles, um dos três maiores dramaturgos trágicos da Grécia Antiga. Esta é uma trilogia que foca na decadencia de uma familia que sofre as desventuras de uma maldição hereditária. E acabam descobrindo que não dá para fugir do destino proferido pelos oráculos. No entanto, Sófocles adentra nas profundezas da essência humana, com seus dilemas, duvidas e sentimentos.
Contido na Antologia da Literatura Fantástica, o micro conto Sozinha Com Sua Alma, nos leva a refletir sobre a solidão como um tipo de morte. E como precisamos da interação humana para que possamos nos sentir vivos.
Escrito entre 1808-9 e publicado postumamente, o conto Sortilégio de Outono traz toda a carga do romantismo alemão, trazendo temas como paixão, ciúme, loucura e senso de realidade. A narrativa faz parte da coletânea Contos Fantásticos do Século XIX.
Errata:
Onde falo do conto El Beso (O Beijo), faço a correção do nome do autor. Eu disse Alarcon, mas, o nome correto é Gustavo Adolfo Bécquer.
Escrita em 1890 e publicada postumamente, a novvela Padre Sérgio narra a subita mmudança do principe Stiepán Kassátski, que decide deixar para traz seu noivado e a vida luxuosa da corte de Sâo Petersburgo para viver como um monge. Ao ser ordenado sacerdote, ele adota o nome de Padre Sérgio. No decorrer da narrativa,, vemos que as verdadeiras aspirações do protagonista não se mostram tão puras quanto pareceriam ser. Mesclando ccriticas à sociedade e às praticas religiosas da Rússia do sécculo XIX, com a vida e pensamentos do próprio autor, este, é o tipo de livro que podemos dizer que é muito Tolstói.
Episódios citados:
Biblioteca Ricarte (Spotify)
Rádio Caractere (Spotify)
Contos da Cantuária - Geoffrey Chaucer
Felicidade Conjugal - Liev Tolstói
A Morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói
Canal da Paloma Lima
Obras citadas:
Contos da Cantuária - Geoffrey Chaucer
Felicidade Conjugal - Liev Tolstói
A Morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói
Publicado em 1903, Os Sete Dedos da Morte, é um romance do escritor irlandês, Bram Stoker. Narrado pelo advogado Malcom Ross, acopanhamos os desdobramentos da investigação, para descobrir o que acontecera ao famoso paleontólogo, Sr. Trelawny. Ele, que foi encontrado no chão de seu quarto, desacordado e com um grave ferimento em um dos braços. A partir dai, acopanhamos uma narrativa cheia de mistérios, mitologia egipcia e um romance que cresce ao longo dos acontecimentos.
Obras citadas: Box Grandes obras de Bram Stoker (livro fisico) Delphi Complete Works of Bram Stoker (Illustrated) (English Edition) - ebook
Publicado em 1853, Bartleby, O Escrivão é um conto de Herman Melville, que narra sobre as peculiaridades de Bartleby, Escrivão que possui o singular dito: "prefiro não fazer". Em meio a personagens não menos diferentes, vemos o narrador e dono do escritório, vivenciando momentos desconcertantes com este mestre na arte de dizer não, que é o Bartleby.
Em celebração à Páscoa, o episódio de hoje trata de contar um pouco de sua origem, como festa de raiz judaica, narrada nas páginas da Biblia cristã e da Torá judaica. Uma vez que, esta é uma celebração muito importante e significativa, tanto para judeus, quanto para cristãos. E isso tem o poder de unir nossos povos e crenças!
Referencias bíblicas: Exodo 1-15; Leviticos 23:4-8; Números 9:1-5; Números 28:16-25 e Deuteronômio 16:1-8
Canal citado: Israel com a Aline (Youtube)
A História de Rampsinitos é um conto egípcio, considerado pelos organizadores da antologia Mar de Histórias, como o primeiro conto policial escrito.
Errata:
Infelizmente não teremos links para os livros, pois só estão disponivei no market place da Amazon. E quanto aos ebooks, não estão mais disponiveis. Mas, fica a recomendação de leitura, caso tenha essa coletanea em mãos!
Quanta felicidade! 1 ano de podcasst! O Biblioteca Ricarte nasceu no dia 11 de março de 2022, e de lá pra cá, foram 21 episódios, muitas conversas boas sobre bons livros e emoções dos mais variados tipos. Meus mais sinceros agradecimentos a Deus, pela ferramenta dada a mim, aos ouvintes e amigos que tornaram tudo isso possível. E que venham mais aniversários!
Livros mencionados:
Assassin's Creed Renascença - Oliver Bowden
As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
Cristianismo Puro e Simples - C. S. Lewis
O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien
Robinson Crusoé - Daniel Defoe
O Livro dos Cinco Anéis - Miyamoto Musashi
Viagens de Gulliver - Jonathan Swift
O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett
O Silmarillion - J. R. R. Tolkien
Páginas citadas:
Rodrigo Villela - Leia Para Viver (Youtube)
Leituras que viraram episódio:
Publicado em 1901, Como a Primeira Carta Foi Escrita, de Rudyard Kipling, é um conto curto e engraçado, que fala como a pequena Taffy foi a responsável pela invenção da carta. Uma história simples e cheia de confusões cerca a origem desse meio de comunicação que, por tantos anos, permitiu que as pessoas se comunicassem mesmo que distantes.
Outras obras do autor:
Escrito por Isaac Asimov, famoso por obras como Fundação e Eu, Robô. Os Egípcios é uma obra historiográfica do autor, compilando, de maneira hábil, séculos de uma história que ainda reverbera seus encantos e mistérios. Para iniciantes e iniciados, este livro é um prato cheio, para quem deseja se aventurar nas escaldantes areias da civilização egípcia e refrescar-se nos rios do conhecimento que o povo do Nilo produziu!
Este episódio é o primeiro do Projeto Sob o Sol do Egito, que visa trazer obras referentes à História, Literatura e Mitologia egípcia.
Link mencionado:
Seguindo no clima natalino e encerrando o ano com chave de ouro, apresento-lhes O Quebra-Nozes! História contada por dois expoentes da literatura de seu país e sua época. O prussiano Hoffman escreveu a primeira versão em 1816, enquanto o francês Dumas publicou a sua em 1844. Um prato cheio para ler e se aclimatar no Natal!
Reflexões do gato Murr: https://amzn.to/3IaG4as