Vem aí mais um Banzeiro com novidades sobre os últimos acontecimentos que interessam ao povo do Xingu. Mais uma vez, o assunto é Belo Sun; e dessa vez vamos explicar a última decisão da Justiça, que tirou o licenciamento do projeto de mineração das mãos da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, a Semas, e passou essa responsabilidade pro Ibama. Pela decisão do TRF1, o Ibama vai ter que avaliar todos os procedimentos do licenciamento da Semas, inclusive a consulta previa a todos os indígenas e populações tradicionais ameaçados pelo projeto.
Salve, povo do Xingu! O Banzeiro, nosso programa de informações sobre os principais assuntos da região, está de volta. Nesse episódio, a principal notícia é que a mineradora Belo Sun quer despejar famílias que estão lutando por reforma agrária no PA Ressaca, mas a Justiça está pedindo a opinião da Defensoria Pública, que sempre defendeu os agricultores. Então não vai ter reintegração de posse tão cedo. Tambem trazemos uma fala do ministro Paulo Teixeira, do MDA, que disse que o Incra tem que garantir o direito do povo plantar, e do próprio presidente Lula, que também defendeu os direitos e a dignidade de quem produz alimentos. Então, Fora Belo Sun das terras de Reforma Agrária!
xinguvivo.org.br
Um esquema entre o Incra e Belo Sun pretende remover sumariamente os assentados do P.A. Ressaca, na Volta Grande do Xingu, em benefício da mineradora. E quem ainda acha que vai ser indenizado, pode sofrer uma grande decepção! Conversamos sobre este triste e bombástico tema com Elielson Silva, pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Confira na nova edição do Banzeiro, podcast do Movimento Xingu Vivo Para Sempre.
Banzeiro é uma produção do Movimento Xingu Vivo Para Sempre.
Nesta semana, contamos a história da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão. Há dez anos nesta articulação, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, quilombolas, ribeirinhos, pescadores e camponeses se organizam para enfrentar, juntos, ataques a seus territórios e modos de vida - luta, esta, que se assemelha com os Núcleos Guardiões da Volta Grande do Xingu. Contam esta história o indígena Kum'tum Gamella, a quebradeira de coco Rosa, o quilombola Raimundo Moreira, a camponesa Regina e a missionária Meire Diniz.
Banzeiro é o podcast do Movimento Xingu Para Sempre.a
Neste episódio do Banzeiro, falamos sobre a criação de uma campanha que defende o julgamento contra todos aqueles que cometem crimes graves contra a natureza - os crimes chamados de ecocídio. Belo Monte, enquanto um grave caso de dano ambiental, seria um desses crimes - e os responsáveis pela usina teriam que ser responsabilizados, baseado nesta tipificação criminal. Para conversar sobre o assunto, chamamos a juíza Fernanda Menna, o indígena Tohon Pataxó, e os ativistas Flávio Montiel, da International Rivers, e Dan Baron.
Banzeiro é o podcast pedagógico do movimento Xingu Vivo, distribuído para as comunidades atingidas pela hidrelétrica Belo Monte, e publicado semanalmente no Youtube e principais agregadores de podcast.
Neste episódio, discutimos o descaso da prefeitura de Altamira com a saúde e a educação no território ribeirinho, contando a história do posto de saúde e da escola que o prefeito quer fechar. Também lembramos que tem muito dinheiro dos royalties de Belo Monte entrando nos cofres da prefeitura - e, apesar disso, cadê as novas escolas e postos de saúde?
O Banzeiro desta semana vem encantado com histórias e causos. 17 de julho foi o dia nacional do Curupira, o protetor das matas. A necessidade de cuidarmos das nossas florestas, das plantas e dos animais, frente aos sucessivos meses em que as queimadas e o desmatamento estão mais fortes do que nunca, é uma questão de sobrevivência não só do povo da Amazônia, mas de todo planeta
Neste episódio do Banzeiro, trazemos um resumo do Relatório de Conflitos no Campo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) - onde, mais uma vez, o Pará aparece como o estado mais violento do país. Conversamos com Andreia Silverio, advogada da entidade, que falou sobre os conflitos de terra, ameaças de morte, luta pela água, trabalho escravo e criminalização de defensores dos direitos humanos.
Banzeiro é o podcast pedagógico do movimento Xingu Vivo, publicado semanalmente no Youtube e agregadores de podcast.
Olá, ouvintes do Banzeiro, estamos de volta com mais um programa! Trazemos informações sobre a luta dos moradores do Lote 96, da Gleba Bacajá, em Anapu, Pará. Esta terra, onde moram 54 famílias de pequenos agricultores, está em disputa na Justiça - que para surpresa e revolta de todos, decidiu que as famílias devem sair de lá para que a área seja entregue ao fazendeiro Antonio Peixoto, grande latifundiário da região. A Defensoria Pública já entrou com um recurso contra essa decisão. Essa semana aconteceu um grande encontro no local, para fortalecer a sua luta e também a produção de alimentos no lote 96. O evento contou com a presença de vários apoiadores importantes dos agricultores. Acima de tudo, agora é a hora de organizar a mobilização para que a Justiça reveja a decisão favorável ao fazendeiro. Ouçam o programa, e mandem pra todos os amigos e vizinhos. A causa é muito importante!
O Banzeiro de hoje traz uma ótima notícia pro povo da Volta Grande: a Justiça decidiu que a Norte Energia tem que voltar a liberar água suficiente pra garantir a vida do rio e dos peixes no Xingu! Está suspenso o acordo com o Ibama que desviou 80% da vazão da Volta Grande pra hidrelétrica Belo Monte. Além disso, a Justiça ordenou que, antes de ser tomada qualquer decisão que afete as comunidades da região, todas populações tradicionais - isto é, indígenas, ribeirinhos e pescadores - deverão ser consultadas.
Neste episódio do Banzeiro, voltamos a falar sobre a vacina contra a Covid-19 - agora disponível para o povo ribeirinho da região de Altamira. Conversamos com ribeirinhos, uma médica e um padre, e todos concordam: a vacina é fundamental. Vacine, por favor!
O Banzeiro é uma publicação semanal do Movimento Xingu Vivo Para Sempre.
O Banzeiro de hoje discute os conflitos de terra e as ameaças de morte contra lideranças sociais no Pará, Amazônia. O programa traz o depoimento da Marcia de Melo, liderança de um assentamento em Castelo dos Sonhos, e ameaçada de morte. Em diálogo com o padre José Boeing, coordenador da campanha "A Vida Por Um Fio", e Dion Monteiro, do Xingu Vivo, Márcia relata uma reunião com autoridades sobre as ameaças, e os três refletem sobre perigos e desafios da luta pela terra.
Nesta semana, a gente conta os detalhes da tarde de terror e violência que a nossa amiga e companheira Maria Leusa Munduruku, uma das mais importantes lideranças indígenas do país, sofreu no dia 26 de maio de 2021, quando sua aldeia foi atacada por um bando de criminosos ligados ao garimpo ilegal na região de Jacareacanga. Leusa narra o ataque que incendiou as casas de sua familia, e que poderia ter custado a sua vida. Conforme Leusa, percebemos o quanto esta história é, também, um conto de resistência, mostrando o quanto valem a coragem e a força de uma mulher quando se trata da luta por justiça e pela sobrevivência de seu povo e território. "Banzeiro" é o podcast de formação política, produzido semanalmente pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre.
Episódio 09, 10.10.2020. Falamos sobre a necessidade de termos nosso protocolo de consulta, e também o respeito a ele, com a colaboração da Liana Lima (UFGD) e Rodrigo Oliveira (MPF).
Apresentação: Ana Laíde Barbosa e Thiago Leal
Edição e sonorização: Ruy Sposati
Roteiro: Verena Glass
Participações especiais: Rodrigo Oliveira e Liana Lima
Músicas: Banzeiro (Dona Onete); Desabafo (Marcelo D2); Não Mexe Comigo (Maria Bethânia); O Povo Unido.
(Não temos direitos sobre as músicas apresentadas).
O programa Banzeiro é uma produção do Movimento Xingu Vivo para Sempre.
Apoio: INESC
Episódio 8, 3.09.2020. Neste episódio, o Banzeiro fala da seca da Volta Grande do Xingu, a ameaça do hidrograma de consenso – ou da discórdia – que a Norte Energia quer impor e a falta de participação do povo nas decisões sobre a vida do rio e da gente que vive dele.
Apresentação: Ana Laíde Barbosa e Thiago Leal
Edição e sonorização: Ruy Sposati
Roteiro: Verena Glass
Participações especiais: Juarez Pezzuti, Sara, Sebatião, Carolina Reis
Músicas: Banzeiro (Dona Onete); Rio Seco (Gastão Villeroy); O meu rio é minha rua (Paulo e Andre Barata).
(Não temos direitos sobre as músicas apresentadas)
O programa Banzeiro é uma produção do Movimento Xingu Vivo para Sempre.
Apoio: Inesc
Episódio 7, 25.09.2020 – Neste episódio, voltamos a falar das queimadas que estão destruindo a Amazônia e o Pantanal. Na semana, Bolsonaro fez uma fala na assembleia geral da ONU elogiando o agronegócio e culpando indígenas e camponeses pelos incêndios criminosos. O Banzeiro traz o repúdio à fala do presidente de quem vive do seu território, e relatos sobre a ação criminosa de fazendeiros e grileiros tanto no Pará quanto no Pantanal. Por fim, mostra o que nós, o povo da Amazônia, sentimos quando o fogo acaba com a nossa mata e nossos animais.
Apresentação: Ana Laide Barbosa e Thiago Leal
Edição e sonorização: Ruy Sposati
Roteiro: Verena Glass
Participações especiais: Damilles Borari, Erasmo Alves, Maria de Fátima (Baiana) e Clóvis Vailant.
Músicas: Banzeiro (Dona Onete); O Rei do Gado (Tema de abertura da novela O Rei do Gado - grupo Orquestra da Terra); Adagio em Sol Menor (Tomaso Giovanni Albinoni); Reis do Agronegócio (Chico César).
(Não temos direitos sobre as músicas apresentadas).
O programa Banzeiro é uma produção do Movimento Xingu Vivo para Sempre, com apoio do Inesc.
Episódio 5, 28.08.2020 – Neste episódio, falamos novamente da falta de transparência da prefeitura de Altamira em relação à aplicação dos royalties de Belo Monte, mas descobrimos que em 2019 ao menos 2 milhões foram para a Secretaria de obras, que gastou mais de 200 mil reais em uma churrascaria. Participam Alessandra Cardoso, do Inesc, e Daniel Bona, promotor do Ministério Público Estadual.
Apresentação: Thiago Leal e Ana Laíde Barbosa
Edição e sonorização: George Paez
Roteiro: Verena Glass
Participações especiais: Ana de Francesco, Alessandra Cardoso, Daniel Bona
Músicas: Banzeiro (Dona Onete); Cadê o dinheiro (Nicolau Primola); Onde Está o Dinheiro (Gal Costa); Até Quando (Gabriel O Pensador)
(não somos titulares dos direitos das músicas aqui apresentadas)
O programa Banzeiro é uma produção do Movimento Xingu Vivo para Sempre com apoio do INESC.
Episódio 4, 21.08.2020 – Retoma o debate do CFURH/Royalties de Belo Monte, mas antes fala do trabalho de formação que o Xingu Vivo desenvolve com os Núcleos Guardiões em várias regiões de Altamira. Traz as preocupações dos pescadores e dos agricultores da Volta Grande do Xingu, e explica como Belo Monte tem sido responsável pela diminuição das águas na região, o que está prejudicando não só a pesca, mas também a agricultura, como explica o engenheiro florestal Thiago Castro Alves. Também conta com a participação da defensora pública Andreia Barreto, que explica uma ação contra a prefeitura de Altamira para que os ribeirinhos tenham melhor atendimento de saúde, e que pra isso podem ser usados recursos dos royalties da usina.
Roteiro: Verena Glass
Apresentação: Ana Laíde Barbosa e Thiago Leal
Edição: George Paez Participações especiais: Thiago Castro Alves e Andreia Barreto.
Músicas: Banzeiro (Dona Onete); Capim Guiné (Raul Seixas); Rio Seco (Gastão Villeroy)
(Não somos titulares dos direitos das músicas)
O programa Banzeiro é uma produção do Movimento Xingu Vivo para Sempre com apoio do INESC.