Orixá Iemanjá foi a pauta central da nossa conversa com o psicólogo, historiador e filósofo Leonardo Tondato. Falamos por uma hora a respeito da grande mãe d'água que no Brasil é cultuada como a Rainha do Mar, geradora da vida e regente de toda vida marinha.
Orixá Aganjú é o orixá dos desertos e vulcões comumente associado ao orixá Xangô, por ambos se conectarem fortemente ao elemento fogo.
Orixá Logun Edé é o orixá que une o ouro de Oxum com a flecha de Oxossi, muito cultuado na Mitologia Africana como Orixá da Formosura.
Orixã Iansã é uma deidade do panteão africano, considerada a regente das chuvas, dos ventos, das tempestades e da prata.
Orixá Ossãe é um orixá da cultura jeje-nago, localizado nas matas e responsável pelas plantas medicinais ervas e folhas. Se é responsável pelas ervas, é consequentemente o que rege as medicinas e a alquimia transformadora que faz uma planta se tornar um remédio.
Oxumarê é um orixá da mitologia africana que é atualmente cultuado não apenas no continente original, mas também bastante homenageado e seguido em algumas Umbandas e Candomblés.
Orixá Ori é pouquíssimo conhecido e cultuado no Brasil, apesar de ouvirmos tanto esse termo em terreiros, ilês e barracões.
Podemos entender Ori como um orixá diferenciado, muito menos voltado com a integração da pessoa com as virtudes divinas e mais conectada com a formação do indivíduo. Sim, como vimos em Orixá Okô, tem a ver com o processo de individuação.
Programa com o psicóloco Leonardo Tondato sobre os arquétipos da Orixá Ewá, inclusive comparando com deidades de outras mitologias.
Encontro com seu coração e sua criança interior. Meditação criada e guiada por Renata Teixeira.
Orixá Xangô, o senhor da justiça e Rei de Oió. Um dos orixás mais conhecidos e cultuados em terras brasileiras seja nas Umbandas ou nos Candomblés, foi o tema desse nosso papo de uma hora com o psicólogo, historiador e pesquisador, Leonardo Tontado.
Orixá Okô foi o tema da nossa conversa com o mitólogo, historiador e psicólogo Leonardo Tondato.
Em suma Orixá Okô é, na mitologia africana o Deus da Agricultura, que tem as abelhas como suas mensageiras. É também um Orixá Fun Fun, isto é, um orixá que usa branco, como Oxalá, por exemplo. Ele também é um odé, isto é, um caçador.
Espírito tem Sexo?! Homossexualidade e espiritualidade foi o tema da nossa conversa de hoje com o Pai Jack Flwr na live dessa terça-feira.
Entre outras coisas, Jack em sua AULA deu uma pincelada nas religiões mais populares e a relação de cada doutrina com os mais diversos gêneros e orientações sexuais.
Ancestralidade foi apenas um dos assuntos que tratamos com o Sacerdote de Umbanda, David Dias, na live desse dia 05 de junho.
David nos presenteou com um bocado da sua história com o Preto Velho que dá nome ao seu terreiro, Pai João de Angola. Além disso falamos sobre:
Orixá Ogum foi o tema central da nossa conversa com o Terapeuta Junguiano, historiador e especialista em mitologias, Leonardo Tondato.
Falando sobre Ogum, vimos muitos fatores que compoe o arquétipo do Guerreiro nas suas mais diferentes facetas.
Meditação foi o centro da nossa conversa com a professora Laura Cavalcanti.
Wicca, a Religião da Deusa foi o tema da live com a alta sacerdotisa, Jéssica Paixão na nossa live de hoje. Abordamos vários assuntos sobre a forma dela realizar o seu culto à natureza, tradições antigas e a forma moderna de viver a magia.
Jéssica é condutora dos trabalhos no Templo da Deusa, escola localizada na Zona Leste de São Paulo. O Templo possui duas linhas de cursos, um para quem quer se iniciar na escola de mistérios wiccanos e outro para quem quer aprender a bruxaria natual.
A conversa esbarrou em oráculos, cabala, Gardner, pandemias, como ser uma sacerdotisa de Wicca e quanto tempo demora para se tornar uma maga (ou mago) dentro da sua tradição.
Orixá Exú é uma força cultuada em diversas Umbandas e Candomblés como sendo o elemento maior da vitalidade, da comunicação e da sombra de cada um.
Conversamos com Leonardo Tondato por uma hora a respeito de diversas características dessa força, bem como de outros mitos de outras culturas que se relacionam com a deidade africana como:
Hermes, Loki, Baco/Dionísio, a misteriosa figura de Hermes Trismegistro, Ogum Xoroquê e até o diabo.
Como bom jungiano, Leo relacionou uma série de fontes bacanas que nos ajuda a aprender ainda mais, não apenas sobre a figura mitológica africana, mas sobre semelhanças de seu arquétipo em nossa vida.
Nessa live Leo nos clareou muito sobre a Apometria, técnica desenvolvida por Dr Lacerda, médico gaúcho que agregou diversas técnicas diferentes ao redor da pulsoterapia.
Leo Bastos é trabalhador do grupo de Apometria Amor e Caridade e há mais de uma década vem desempenhando esse trabalho voluntariamente em prol do próximo. Deste grupo também fazem parte Renata Teixeira e Gilmar Lopes, que participou da live sobre Catolicismo e Mediunidade.
Nessa conversa falamos sobre orixás que possuem grande regência nesse período pandêmico, que é o caso de Obaluaê, Ikú e Irokô e as deidades gregas que se relacionam com os orixás citados.
Leo Tondato é psicólogo junguiano e pesquisador dos arquétipos por trás de diversas mitologias. Entre elas destacamos as mencionadas nesse episódio: africana, grega e romana.
Em nossa conversa, falamos a respeito de questões científicas e fisiológicas do chá, estrutura do ritual e de cuidados a serem tomados aos adeptos desse mergulho para dentro de si mesmo.
Junior Torquato é sacerdote de Umbanda e dirigente do CEEU de Arco Íris, grupo oasqueiro de São Paulo que integra diversas influências na consagração do chá.