
Nos reunimos na sacada da minha casa, em Porto Alegre, com alguns latões de cerveja e horas de conversa sobre os mais variados assuntos.
Em determinado momento, decidimos gravar um trecho desse diálogo, e o resultado é o episódio que vocês podem ouvir. Não há introduções nem apresentações formais; somos apenas duas pessoas conversando. O tema é o amor.
O Juan é professor em uma ONG e um devoto da filosofia. Somos colegas de faculdade e também de profissão, mas, acima de tudo, somos amigos. Amigos que se sentam para conversar por horas, sem buscar diferenças ou imperativos. Não há radicalismos nem extremos; há, sim, uma busca incessante pela verdade e pelo conhecimento.
O amor é um tema recorrente nas nossas conversas. Eu e o Juan temos concepções diferentes sobre o amor, mas essas diferenças não se anulam; ao contrário, se complementam, fortalecendo-se e, talvez, encontrando uma tímida proximidade.
O diálogo não nasce a partir do conceito "amor" mas sim a partir da experiência da relação amorosa do sujeito que a sente e a vive.
Mas... deixo para que vocês mesmos ouçam e reflitam sobre.
Obrigado por esse momento, Juan.