Neste episódio conversaremos a respeito do raciocínio lógico para Construção de um Artigo Cientifico. São apenas dicas que utilizo e que facilitam a elaboração e organização da escrita. O modelo proposto, não afasta a necessidade de observação das normas da ABNT ou Edital/Template do Evento/revista pleiteado.
Tema e Título - Referencial Teórico - Referências Bibliográficas - Resumo/Abstract - Palavras-chave / Keywords - Introdução - Metodologia / Métodos - Resultado e Discussões - Considerações Finais.
Neste episódio, vamos explorar a utilização dos Incoterms® aplicados ao transporte marítimo e suas incongruências na utilização da Plataforma Siscomex, com destaque o DPU. Da mesma forma, as questões de custo na aplicação do Incoterms® em relação ao frete internacional, assim como quando da escolha do modelo escolhido para efetivação do pagamento (Frete Collect ou Frete Prepaid), em termos de vantagens e desvantagens. Apresenta-se ainda um exercício de cálculo de frete internacional e a possibilidade da utilização do frete All In. Por fim, apresenta-se diversos termos utilizados nos contratos de frete, e exercícios aplicados nos seguimento frete.
Neste episódio conversaremos a respeito dos termos ou condições de venda, também conhecidos como INCOTERM®. Será apresentado sua evolução histórica, além dos ajustes e atualizações realizadas no ano de 2020, assim como, sua classificação quanto ao meio de transporte e tipo de processamento. Da mesma forma, discutiremos as questões relativas à alocação de custos do exportador e do importador, além das questões de responsabilidade e principais obrigações de ambos. Vale destacar que nesse episódio, nossa ênfase será nos termos relativos ao uso do modal marítimo (FAS, FOB, CFR e CIF), porém apresentaremos de forma menos abrangente os outros INCOTERMS® utilizados no comércio internacional.
Este episódio apresenta o regime de Cessão Onerosa e suas particularidades, além do leilão do excedente da cessão onerosa e seus reflexos. Detalha os blocos em oferta permanente e seus principais resultados. Discute a questão da cláusula contratual de conteúdo local, detalhando a questão relativa a divisão de royalties do petróleo e Gás no Brasil.
Neste episodio será tratado os conceitos básicos aplicados a Composição do Frete Marítimo e suas variáveis na economia internacional. Assim, se discutirá o frete básico e sua composição, levando em conta a relação PESO/VOLUME para a efetivação de sua cobrança, tendo em vista os diversos fatores a serem observados, os quais incidiram na composição final do frete. Da mesma forma, serão apresentadas as diversas taxas e sobretaxas que podem incidir no valor final do frete. Ainda, analisar-se-á o Adicional de Frete Aplicado para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, quanto a sua legislação, cobrança e isenções. E por último, será feita uma síntese do contrato de compra e venda internacional, analisando as diferenciações das faturas Pro forma Invoice e Commercial Invoice, além das questões relativas aos Termos ou condições de venda a serem aplicados.
Este episódio apresenta rápidas considerações sobre o Pré-sal brasileiro, detalhando o regime de partilha de produção e suas rodadas. Da mesma forma, apresenta a economicidade desses blocos e as perspectivas com ênfase na Bacia de Santos.
Este episódio apresenta os principais desafios e possibilidades do seguimento de petróleo gás no Brasil, com ênfase nas áreas da Bacia de Santos. Retrata resumidamente o cenário Energético Mundial, Nacional e Regional do Setor, detalhando o modelo de contrato de concessão, sua historicidade e perspectivas futuras, sempre com ênfase na Bacia de Santos. Ainda comenta a possibilidade da 17ª Rodada, leiloar os primeiros blocos para além das 200 milhas náuticas na Bacia de Santos.
Este episódio é dividido em duas partes, a primeira relativa ao Conceito Geral de Demurrage, já visto anteriormente nos contratos de afretamento, agora aprofundado na perspectiva do Demurrage Contêiner. Na segunda parte, será aplicado um exemplo pratico e simplificado de cálculo de demurrage contêiner, além da discussão de um caso pratico de uma linha internacional de contêiner, na aplicação de tarifas de demurrage e de detention, na importação e exportação.
Este episódio é dividido em duas partes, a primeira relativa a Logística de Apoio aos Operações Offshore, onde realizo uma revisão dos principais tipos de operação e seu processo logístico, relativo as questões de armazenamento, consolidação, transporte terrestre, operação portuária e transporte marítimo. Apresenta-se uma visão resumida de seu planejamento e controle operacional. Na segunda parte, retrato de forma geral, o Processo Logístico das Operações de Produção e Exploração de Petróleo Offshore, comparando e analisando o tipo de embarcação de apoio adequada a cada momento da operação de apoio, levando em conta o tipo de unidade marítima a qual se destina.
Este episódio será dividido em duas partes, a primeira conversaremos sobre Laytime, ou seja, o tempo de estadia no Porto, observando o seu início, as interrupções, o cálculo de duração da estadia, e, o cálculo para encontrar a demurrage ou despatch. Da mesma forma, serão apresentados os principais documentos desse processo, como o contrato de afretamento (COA), o aviso de prontidão (NOR), o Fixture Recap (documento proforma da carta de partida), o relatório de fatos ocorridos durante a operação (SOF), além das principais siglas e terminologias utilizadas. Já na segunda parte, analisaremos alguns casos práticos de cálculo de Laytime, com aplicação de um exercício hipotético.
Neste episódio, conversaremos sobre do Plano de Emergência e Contingência em terminais especializados Offshore e Onshore, assim como os principais acidentes ocorridos no Brasil e no exterior e seus reflexos no mercado. No mesmo sentido, será apresentada diversas unidades marítimas e suas características operacionais, quanto aos planos de emergência, assim como a distribuição de acidentes registrados, dentro do setor nacional, como exemplo a Bacia de Campos. Discutiremos os conceitos de Evacuação e Abandono, organograma de resposta a emergência, além da vida do trabalhado dentro das unidades marítimas. Por fim, será apresentada uma relação das maiores empresas internacionais e nacionais que atuam no Brasil, e suas diferentes áreas de operação, e exigências quanto a cursos obrigatórios para o trabalho nessas unidades.
Neste episódio, revisaremos inicialmente as principais cargas transportadas e os principais documentos utilizados, quanto a sua natureza e classificação. Detalharemos os Bill Of Lading (BL), como conhecimento de embarque e seus diversos tipos e finalidades, assim como, as principais formas de pagamento referente ao frete marítimo. Por último, analisaremos detalhadamente um BL e os principais pontos a serem observados em sua descrição.
Neste episódio, conversaremos sobre o Direito do Trabalho em Terminais Offshore, destacando suas principais características e diferenças apresentadas ao direito coletivo, além da operacionalização da mão de obra pelos sindicados e intermediários e sua precarização pelas cooperativas no seguimento. Nesse mesmo sentido, será explorado as condições de trabalho e riscos operacionais a bordo das unidades marítimas e os principais fatores psicossomáticos desses trabalhadores. Por fim, se discutira a importância do acordo coletivo do trabalho, além das possibilidades de operacionalização de contratos no Brasil e no Exterior.
Neste episódio, será apresentado noções gerais sobre contratos, com destaque os contratos de transporte, com ênfase em marítimo. Da mesma forma, discutiremos questões sobre fretamento e afretamento de embarcações e carga, além dos seus principais tipos e modalidades aplicadas ao comércio internacional. No mesmo sentido, avaliaremos suas principais diferenças, riscos, e responsabilidades intermediadas pelo shipbroker.
Neste episódio, conversaremos a respeito da Importância dos Terminais Offshore no Contexto da Gestão Portuária brasileira, observando os principais conceitos sobre Terminais Portuários, como - Terminal de Uso Privado (TUP), Terminal para Granel Líquido e Solido, Carga Geral, Unitizada e Contêiner, da mesma forma, identificaremos a localização dos principais Portos e Terminais, além dos modelos jurídicos adotados atualmente no Brasil, com fins a Concessão, Delegação, Arrendamento e Transferência, aos olhos da Lei nº 12.815, de 2013. Discutiremos ainda, o papel do setor portuário na nova indústria do petróleo no Seguimento Offshore, destacando as modificações nos fluxos de transporte após 2017, diante da possibilidade do uso de UOTEs para a exportação direta de petróleo. No mesmo sentido, explorar-se-á questões relativas ao uso de monobóia nas operações de petróleo e gás, além da operação ship-to-ship, para transbordo de petróleo e suas implicações. Por último, será apresentado os principais terminais aquaviários da Transpetro, destacando alguns pontos chaves desse seguimento.
Este episódio retrata de forma geral, a questão do petróleo mundial e nacional offshore, com ênfase na exploração brasileira, assim como o conceito de cadeia produtiva e principais movimentos regulatórios da exploração e petróleo e Gás no Brasil.
Este episódio retrata de forma geral e resumida, o contexto do transporte marítimo e suas principais características, evolução e aplicação no Brasil, quanto ao transporte Aquaviário, apresentando de forma objetiva suas vantagens e desvantagens. Da mesma forma, mostra a dualidade sobre o conceito jurídico de Navio vs Embarcação no cenário nacional e internacional, além de apresentar as principais características e tipos de Navios utilizados no setor.