Variações na temperatura, na umidade, na duração do dia e na incidência de chuva ou neve – fenômenos que ocorrem naturalmente em função das estações do ano - afetam vários aspectos do nosso cotidiano, como a nossa disposição, o comportamento pró-social e o consumo alimentar. Mas, será que afetam nossos comportamentos sedentários e atividades físicas?
Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi declarada como pandemia e emergência internacional pela Organização Mundial da Saúde. Entre as estratégias de combate à pandemia foram implantadas medidas de distanciamento social em vários países, resultando em significativas restrições do movimento humano. Entre essas medidas, foi comum a suspensão do transporte coletivo urbano, a suspensão das aulas e fechamento das escolas, a instituição do trabalho remoto para várias profissões e a interdição de praias, parques e centros de atividade física e de lazer. Essas medidas geraram dramáticas transformações no cotidiano das pessoas em todo o mundo. Para crianças e adolescentes, as transformações mais dramáticas ocorreram em função do fechamento das escolas e da consequente migração das atividades pedagógicas para os ambientes virtuais de aprendizagem acessados de casa. Mande seu comentário, suas críticas, elogios e sugestões de temas pro nosso e-mail: ecoisadecrianca@gmail.com. É coisa de criança escrito em letras minúsculas, tudo junto, sem acento e sem cedilha.
A medida da atividade física é uma questão relevante para pesquisas epidemiológicas que investigam tendências e que estabelecem associações entre a atividade física e a saúde. Boas medidas são importantes tanto para a formulação quanto para a avaliação do impacto de intervenções de promoção da atividade física no campo das políticas públicas de saúde. No episódio de hoje vamos refletir sobre as principais características dessas medidas e conhecer os principais tipos. Nosso contato é: ecoisadecrianca@gmail.com. Mande seu comentário, suas críticas, elogios e sugestões de temas. Entre as referências do episódio, a principal indicação de leitura é Sirard JR, Pate RR. Physical activity assessment in children and adolescents. Sports Medicine 2001;31(6):439-454. Você pode ter acesso ao texto através do endereço: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11394563/. Abraço e boa leitura!!!