
Quando foi fundada por Eros Martim Gonçalves em 1956, a Escola de Teatro da Universidade da Bahia tinha por objetivo não apenas profissionalizar os artistas de Salvador como também dinamizar a vida cultural da cidade, o que se tornou realidade com uma formação teatral baseada na prática e em apresentações para o público.
Os alunos e egressos da Escola de Teatro da UFBA continuam movimentando a cena teatral da capital baiana hoje, como contam Hebe Alves e Deolinda Vilhena neste quarto episódio. As professoras apresentam o ensino oferecido na graduação, estreitamente ligado às atividades de extensão e à pesquisa de pós-graduação, em que a universidade se destaca por sua boa avaliação e vanguardismo. Hebe é diretora da Escola de Teatro, e Deolinda é professora da escola e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da instituição.
Depois de apresentar a história e a pedagogia de oito escolas de teatro de São Paulo e de um episódio especial dedicado ao Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc, a segunda temporada da série de podcasts Aproximações Pedagógicas viaja pelas cinco regiões do país para conhecer o pensamento que orienta a formação de atores em diferentes universidades brasileiras.