As aventuras de Ulisses (em grego: Odisseu) são contadas, essencialmente, na Odisseia, um dos Poemas Homéricos.
O herói era rei de Ítaca, uma ilha grega do mar Iónio. Era casado com Penélope e tinha um filho, Telémaco.
Quando Páris, príncipe troiano, raptou Helena, a mulher mais bela do mundo e esposa de Menelau, rei de Esparta, preparou-se uma expedição contra Troia, na qual Ulisses tomou parte cativa.
Terminada a guerra, todos os Gregos tiveram uma viagem de regresso à pátria atribulada ou funesta.
Ulisses não foi exceção e levou dez anos, tantos quantos durara a guerra, a chegar a Ítaca. A animosidade de alguns deuses, tempestades que o desviaram da rota, tentações de mudar o seu destino (como quando, na ilha de Calipso, a ninfa lhe ofereceu amor eterno e a imortalidade se ele ficasse com ela), encontros com perigosos seres (como Circe, a temível feiticeira que transformou muitos dos companheiros de Ulisses em variados e repelentes animais), foram inúmeros os obstáculos que ele teve de superar.
Nessa segunda parte sobre a Guerra de Tróia escutaremos sobre a estratégia icônica do famoso presente de Grego!
A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre aqueus (um dos povos gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra durou aproximadamente 10 anos e aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.
Endimião foi o rei de Élis, dizem que ele era muito belo e Zeus ofereceu a ele escolher o que quisesse; ele escolheu dormir para sempre, para permanecer sempre jovem e imortal.
Órion foi um gigante caçador. Ele foi colocado entre as estrelas por Zeus. Órion tentou atacar Pleione e suas filhas e as perdeu. Ficou procurando por 7 anos até que Zeus apontou para as estrelas e disse que elas estavam lá.
Titono era filho do rei de Tróia. Aurora apaixonou-se por ele, mas cometeu o equívoco de pedir a Zeus que lhe concedesse a imortalidade, sem lhe pedir também a eterna juventude. Titono envelheceu e Aurora encerrou-o num quarto escuro, onde ele acabou por tornar-se uma cigarra.
Ácis era filho de Pã e uma ninfa que se apaixonou por Galatéia. O ciclope Polifemo que também era apaixonado por Galatéia não gostou do fato e matou Ácis. Galatéia então fez do sangue do amado em rio, conhecido como Ácis ou Acínio.
Árion é um cavalo imortal que não era comum: ele possuía o poder da fala e de prever o futuro.
ÍBICUS foi um poeta grego tornou-se famoso por eventos em sua vida.
Simônides foi um poeta grego compositor de epigramas (poema breve). Ele seria o primeiro testemunho d teoria da imagem.
Safo foi uma poetisa, suas poesias eram para ser cantadas junto com a lira. A maioria dos poemas de Safo se perdeu ao longo do tempo.
Além de poeta, Orfeu era músico e cantor. Seu pai lhe presenteou com uma lira, o que o transformou num dedicado músico. Assim, quando a tocava, qualquer pessoa ficava encantada e tranquila com sua melodia.
Orfeu e Eurídice se apaixonaram, mas antes do casamento Eurídice foi picada por uma cobra e morreu. Desesperado Orfeu foi ao submundo para pedir a volta de sua amada.
Baseada na tragédia grega de Orfeu e Eurídice, foi produzido em 1999 o longa metragem "Orfeu". Trata-se de um drama brasileiro dirigido pelo cineasta Cacá Diegues. Adaptado à realidade das favelas do Rio de Janeiro, o filme aborda sobre o amor impossível entre Orfeu e Eurídice.
Aristeu o apicultor foi o responsável pela morte de Eurídice. Por isso recebeu o castigo de não conseguir o mel das abelhas. Para mudar tal fato precisou se resignar com Orfeu e Eurídice.
Já Anfíon era filho de Júpiter mas viveu como um pastor. Aprendeu a tocar lira com Mercúrio e conseguiu se tornar rei de Tebas.
Lino foi irmão de Orfeu. Ele se mudou para Tebas e se tornou um cidadão tebano. Foi o professor de Héracles, ensinou-o a tocar a lira.
Porém o repreendeu e acabou recebendo a morte como resposta.
Tâmiris foi um antigo contador de histórias que desafiou as Musas em uma competição. Perdeu e também foi privado de ver como resposta a seu desafio.
Minerva inventou a flauta que Mársias encontrou. Tendo como pretensão desafiar Apolo recebeu o esfolamento como castigo.
Melâmpus era um mortal com poderes da profecia. E foi com ela que conquistou recompensas e se livrou de infortúnios.
O rio-deus Aquelau contou a história de Erisíchton a Teseu e seus companheiros, enquanto esperam por águas mais calmas para navegarem.
Apolo por um ano foi servir a Admeto, Rei da Tessália. Admeto era um dos pretendentes à mão de Alcestes, filha de Pélias. Conseguiu a mão de Alcestes após executar uma tarefa. Mas adoeceu. Apolo por fim o salva.
Escrita pelo dramaturgo Grego Sófocles, um dos mais importantes escritores de tragédia. Mostra a filha de Édipo e Jocasta. Foi a única filha que não abandonou Édipo quando foi expulso de seu reino Tebas.
Por dez anos, Penélope esperou a volta de seu marido. Seu pai, um corredor campeão não iria permitir que ninguém se casasse com sua filha, a menos que pudesse vencê-lo em uma corrida. Ulisses o fez e casou-se com Penélope. Mas logo teve que se ausentar para ir para a Guerra de Tróia. Penélope cria então, uma estratégia para não ter que se casar novamente até que Ulisses volte.
O programa Revirando a arte (bate papo) é um desdobramento do Ao Avesso - história da arte com LizCalife que surgiu para complementar o Ao revés da obra (áudio livros). Esse é o episódio do bate-papo cultural com três convidados: Fabíola Resende de Morais, Mauriti Silva Cunha Júnior e Vinícius Borges de Andrade. A temática foi mediada pela professora Lizandra Calife que trouxe questionamentos sobre o ter e o possuir a Arte.
Nas divindades rurais vemos Pã e as ninfas, símbolo do universo e personificação da natureza. As ninfas dos bosques companheiras de Pã nas danças viviam dentro das árvores. Cortar uma árvore era matar uma ninfa. Erisíchton era um mortal que desprezava os deuses. Ele resolveu cortar árvores apenas para mostrar seu desrespeito. Ganhou com isso um castigo passar fome para sempre!
Reco salvou um carvalho e recebeu da ninfa uma recompensa. Reco pediu o amor da ninfa que apenas pediu fidelidade que seria observada por um inseto, uma abelha.
São várias as divindades aquáticas, Netuno era o principal junto com sua esposa.
Camenas são as musas e divindades.
Os Ventos força ativa e personificada, são quatro ventos o do norte, do sul, do leste e do oeste.
Ariadne se apaixona por Teseu que seria sacrificado ao Minotauro. Ela resolve ajudar e deu ao Teseu um novelo de lã mágico que mostraria o caminho para sair do labirinto. Mas com a condição de que ele se casaria com ela. Assim foi prometido. Mas Teseu depois de cumprir sua promessa abandona sua noiva. Pensando em suicídio Ariadne adormece e recebe uma mensagem de Afrodite que se compadeceu da garota. Para Ariadne estava reservado um futuro com o jovem deus Baco!
Teseu foi um grande herói ateniense, seu nome significa "o homem forte por excelência”. Ele passou por várias batalhas, tentou se igualar ao Hércules que era seu ídolo. Já o Dédalo foi um notável arquiteto e inventor cuja obra mais famosa é o labirinto que construiu para o rei Minos de Creta, aprisionar o Minotauro. Tinha um filho chamado Ícaro que em uma fuga pelos ares morre por não seguir as ordens do pai. Dédalo chega à Sicília e constrói várias maravilhas, se torna um mestre. Mas a inveja o faz se torna novamente um assassino! A última história temos: Castor e Pólux, gêmeos e irmãos de Helena de Tróia. Partilham a mesma mãe, porém têm pais diferentes, o que significa que Pólux, por ser filho de Zeus, era imortal, enquanto Castor era mortal. Com a morte deste, Pólux pediu a seu pai que deixasse seu irmão partilhar da mesma imortalidade, e assim teriam sido transformados na constelação de Gêmeos.
O programa Revirando a arte (bate papo) é um desdobramento do Ao Avesso - história da arte com LizCalife que surgiu para complementar o Ao revés da obra (áudio livros). Esse é o episódio do bate-papo cultural com três convidadas: Aryane Aparecida Silva Secundino, Maria Eduarda Silva Secundino e Mary Calife Saad. A temática foi mediada pela professora Lizandra Calife que trouxe questionamentos sobre o universo da costura e do empreendedorismo.
Hércules (Herácles) era filho de Júpiter (Zeus) com uma mortal. É famoso por sua força física e bravura. Tornou-se renomado por ter "deixado o mundo seguro para a humanidade" ao destruir diversos monstros perigosos. Acompanhando Hércules a segunda história é a de Hebe que era filha de Juno (Hera) e tinha a função de servir o néctar aos deuses. Ela se torna a esposa de Hércules e deixa de ser a copeira dos deuses.
O programa Revirando a arte (bate papo) é um desdobramento do Ao Avesso - história da arte com LizCalife que surgiu para complementar o Ao revés da obra (áudio livros). Esse é o episódio do bate-papo cultural com dois convidados da área da psicologia: Benjamim Borges de Souza e Valéria de Fátima Borges Souza. A temática foi mediada pela professora Lizandra Calife que trouxe questionamentos sobre o sentido da arte para nós seres humanos!
Meleagro e Atalanta enfrentaram um javali enviado por Helena (Artemis). Com uma caça que reuniu vários personagens de Arcádia, o javali foi morto, mas as honras causou um forte confronto entre os caçadores.
O programa Revirando a arte (bate papo) é um desdobramento do Ao Avesso - história da arte com LizCalife que surgiu para complementar o Ao revés da obra (áudio livros). Esse é o oitavo episódio do bate-papo cultural que dessa vez trouxe como convidada a própria Lizandra Calife. Quem produziu o bate papo foi o Um ponto na Live, do Darci Torres e da Isabely Pignonato! Em parceria com o Ao avesso transformamos o vídeo em podcast!
O Velocino era a lã de um carneiro sagrado que podia falar, voar e nadar, e havia sido sacrificado a Zeus. Foi usado para salvar os filhos de Néfele, mas somente Frixo se salvou e chegou à Cólquida. Foi ele mesmo quem sacrificou o carneiro à Zeus. O rei de Cólquida protegeu o velocino com um muro, e colocou guardas. O que trouxe inúmeras histórias de tentativas de conquistas. Jasão, herói da mitologia foi banido de seu reino e ao atingir a idade adulta, retorna a seu reino para reclamar o trono que era seu de direito, e que seu tio Pélias havia usurpado. Jasão aceita então o desafio de pegar o velocino de ouro para recuperar o seu reino. Já Medéia mortal filha do rei da Cólquida, é descrita como uma feiticeira. Medeia apaixona-se por Jasão e promete ajudar-lhe, com a condição de que se ele obter o Velo de Ouro, os dois se casem.
O programa Revirando a arte (bate papo) é um desdobramento do Ao Avesso - história da arte com LizCalife que surgiu para complementar o Ao revés da obra (áudio livros). Esse é o sétimo episódio do bate-papo cultural com três publicitários convidados: Clarisse Vianna, Tchielicson Flauzino Benke e Júnia Queiroz . A temática foi mediada pela professora Lizandra Calife com as relações e diferenças entre a publicidade e a arte!
Os monstros, na linguagem da mitologia, eram seres de proporções ou partes não naturais, geralmente vistos com terror, como se possuíssem força e ferocidade descomunais, que eles empregavam para ferir e incomodar os homens. Os gigantes como o nome demonstra eram imensos em tamanho e se misturavam no amor e na luta com os homens. O monstro que aterrorizava as estradas de Tebas era a Esfinge para se livrar era necessário acertar um enigma! Pégaso nasce do sangue de Medusa, já a Quimera era um monstro assustador, que exalava fogo. Os centauros eram monstros representados como homens da cabeça até a cintura, ao passo que o restante do corpo era de cavalo, é o único dos monstros criados na antiguidade ao qual lhe foram atribuídas boas características! Os Pigmeus eram uma nação de anões, pequenos guerreiros de 33 cm! E por fim, os grifos monstros com corpo de leão, cabeça e asas de águia, e coberto nas costas com penas.
O programa Revirando a arte (bate papo) é um desdobramento do Ao Avesso - história da arte com LizCalife que surgiu para complementar o Ao revés da obra (áudio livros). Esse é o sexto episódio do bate-papo cultural com a convidada Luana Rodrigues de Araújo. A temática foi mediada pela professora Lizandra Calife com discussões sobre o Teatro e a Palhaçaria em Uberaba-MG e na vida da atriz!