All content for Animes, filosofia e afins is the property of Alan Duarte and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Solidão compartilhada; Imagens de pensamento; Notas esparsas.
Anime da temporada passada. Tecnologia, técnica e suas contradições e implicações subjetivas; solidão; saber de si; capitalismo e relações de trabalho; slice of Life. Referências a Kojève.
O futuro é pika ou não é? Peitos ou não peitos? Incel? Narrativa e densidade semântica. Metodologia do choque. Crítica cultural. Ideologia. "Liberalismo iliberal" e a singularidade japonesa. Juventude.
Continuação do podcast anterior. Leitura do aforismo 24 de Minima Moralia, escrito por Adorno. Indústria cultural, subjetividade e capitalismo. Filosofia e amor.
007 contra goldfinger. Construção social da masculinidade; Não nascemos homens, nos tornamos. Subjetividade e suas ciladas. Referências a Simone de Beauvoir.
Continuação do áudio anterior. Ideologia e consciência crítica. Capital e sujeito dessubstancializado. Capitalismo e periferia. Futebol como negócio. Referências a Marx.
Reflexões sobre a política brasileira; Hamlet: contexto, personagens, trama. Dilemas e contratempos do intelectual moderno, em cenario periferico. Ironia. Referências a Marx, Deleuze, Guattari.
Tempo histórico, circularidade, capitalismo, revolução e messianismo. Questões de roteiro. Lost e steins gate contra Dark. Conservadorismo do tertium datur anti-ideológico. Referências a Marx, Benjamin, Bloch, Nietzsche e Shakespeare.
Reflexões sobre um anime de vôlei da década de 80. Titulo original: Attacker you! Esporte, política pública e construção de uma nação. Papel que o capitalismo desempenha isso. Esterco das contradições. Nossos dilemas nacionais.
Review final. Alguns comentários sobre Hamlet e o romantismo alemão, bem como sobre sua recepção na filosofia e na psicanálise. No mais, um apanhado geral das nove temporadas dessa ótima série.
Filosofia, literatura e vida nacional (capitalismo e sociedade); bla bla bla sobre Hegel e Marx (uma pitada de Debord); amor e infinitude; continuação da análise das obras de Shakespeare.
Apresentação e recomendação de um dos meus animes/mangás favoritos. Dois dedos de prosa sobre a formação intelectual do Paulo Arantes. Algumas questões de universalidade em Hegel e Marx.
Sobre o segundo filme do Homem aranha que tá querendo voltar pra casa. Reflexões sobre o espírito do nosso tempo. Vazio da forma. Engajamento, subjetividade e paixão.
Sobre o filme Policy Story. Humor e ação. Indústria cultural. Comparações com a atual situação dos filmes de ação. O papel que os filmes do J. C. desempenharam na indústria. Forma vs Conteúdo. O que nos marca e nos constitui.