
Uma vez fui a um festival com amigos, mas havia poucos chuveiros e estavam sempre lotados. Fiquei dois dias sem tomar banho. Em certo momento, entrei no rio para me refrescar, mas nada se comparou à sensação de chegar em casa e sentir a água quente do chuveiro na pele. Aquele momento foi puro prazer.
Ou quando passei dois meses longe de casa e, no aniversário das crianças, o Augusto pediu minha pizza doce favorita. Aquele primeiro pedaço… que delícia!
Ou ainda, aquele beijo depois de meses sem beijar. Um prazer intenso.
Mas quando caímos na monotonia, o corpo começa a se dessensibilizar. O mesmo acontece com a cafeína: se você toma café todos os dias, seu efeito não é o mesmo do que quando você toma apenas uma vez por semana. Medicamentos tomados continuamente perdem a eficácia.
Isso também acontece com o açúcar. O consumo constante pode levar à resistência à insulina – ou seja, suas células se tornam dessensibilizadas.
Estímulos contínuos podem dessensibilizar o corpo.
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é, muitas vezes, chamada de "diabetes dos ovários". Esse é um dos temas mais pedidos para eu falar, porque afeta muitas mulheres. Estima-se que cerca de um quarto das mulheres em idade reprodutiva – claro, dependendo da região – tenha cistos nos ovários ou a síndrome em si.
Desde que fundei a Baby Loading, há quatro anos, esse tem sido um tema recorrente. Então, neste podcast, quero trazer reflexões importantes para você.