
Clínicas Públicas e seu compromisso com o enfrentamento ao racismo e sexismo l Com Aline Campos, da Roda Terapêutica das Pretas, Thainá Aroca da Perifanálise, e Tide Setubal, da Fundação Tide Setubal.
A apresentação é de Lucinha Silva, psicóloga e psicanalista e co-fundadora do AMMA.
A saúde mental da população negra só pode ser alcançada por meio de uma abordagem antirracista, que leve em conta a realidade de cada território e seja construída com e para a comunidade.
O acesso a cuidados de saúde mental de qualidade é um direito universal, garantido por um sistema público e integral. No entanto, esse direito é frequentemente negado a muitos, em especial à população negra e periférica. O sofrimento dessas pessoas é, em grande parte, resultado do racismo, da pobreza e de diversas formas de opressão.
Os espaços de cuidado tradicionais nem sempre conseguem atender a essas complexidades. Por isso, nas últimas décadas, surgiram alternativas como clínicas populares e redes de acolhimento. Esses novos modelos buscam um cuidado mais acessível e comprometido com as necessidades dos territórios, promovendo a transformação das condições que causam sofrimento.
Neste episódio falamos sobre desafios, oportunidades e formas de construir caminhos que conectem o cuidado, o território e a liberdade da população negra no que diz respeito à sua saúde mental.
Inscreva-se no canal para acompanhar novas conversas sobre saúde mental, psicologia, direitos humanos, formação, antirracismo e bem viver.
Como não andamos só, comente aqui embaixo e deixe sua pergunta: quais são as experiências de cuidado a partir do território que você conhece, e como conectar essas iniciativas ao SUS?
Redes:
Siga o AMMA no Instagram @ammapsique
AMMA:
O AMMA Psique e Negritude é uma organização pioneira no cuidado da saúde mental da população negra no Brasil. Promovemos relações raciais e de gênero libertárias, dignas e saudáveis.
Neste ano, celebramos "AMMA 30 Anos de Legado: Construindo Pontes para o Futuro" , uma jornada que percorre o passado, presente e futuro para reconhecer e honrar os feitos até aqui e projetar as políticas de saúde mental que queremos para o Brasil nos próximos 30 anos.
Ficha técnica:
Apresentação: Lucinha Silva
Bloco Institucional: Liamar A. Oliveira
Pesquisa e Roteiro: Frame&Fato Digital e Marcos Amaral
Produção Executiva: Liamar A. Oliveira e Gabriela Rosa
Direção de arte: Liliane Lumbiá
Produção Gráfica: Frame&Fato Digital
Gestão de Projeto: Liamar A. Oliveira e Marcos Amaral
Produtora: Terra Preta
Direção e fotografia: Rodrigo Portela
Videomakers: Thiago Silva e Winnie Martins
Técnico de captação: Ulisses Sulivan
Fotografia still: Mônica Silva
Edição: Matheus Bento
Produção: Heloísa Ferreira
LIBRAS: Amanda Pierri
Maquiagem: Ariene de Paula
Estúdio e captação de áudio: Jacarandá
Realização: AMMA Psique e Negritude - Pesquisa Formação e Referência em Relações Raciais
Colegiado Deliberativo: Clélia Prestes, Emiliano de Camargo David, Jussara Dias, Liamar Oliveira, Márcio Farias, Marcos Amaral e Maria Lúcia da Silva
Apoio: Fundação Tide Setúbal e Instituto Ibirapitanga